Atualizações do Instagram: Confira as Novidades da Rede Social

Os aplicativos precisam estar em constante melhoria. Seja para consertar alguma vulnerabilidade, seja para acrescentar alguma função, esse processo é necessário. 

Por isso, vale a pena sempre ter atenção às atualizações do Instagram. Elas ocorrem várias vezes por ano e ajudam a melhorar a experiência do usuário. 

Para explicar o assunto, criamos este post com as principais mudanças no Instagram em 2021 e 2020. Leia e confira!

Nova atualização do Instagram

A mais recente atualização do Instagram é a volta da visualização das curtidas nas publicações. 

Esse lançamento começou a ser liberado em 26 de maio, mas não chegou para todo mundo de uma só vez.

Segundo os representantes do Instagram, a configuração foi aparecendo em ondas. Desde então, passou a ser possível escolher se deseja ver as curtidas e ocultar o número em posts específicos.

Esse recurso já existia anteriormente, mas havia sido alterado em 2019. Na época, o Instagram disse que não queria ver competições por likes na rede social. No entanto, resolveu fazer a mudança novamente.

Apesar dessa atualização do Instagram ser a mais recente, outras já foram lançadas em 2021. Ainda foram feitos alguns anúncios. Veja o que foi e deve ser liberado:

  • funcionalidade “Remix” no Reels;
  • rascunho de stories;
  • novos rótulos para marcar publicações do feed compartilhadas nos stories;
  • restrição de mensagens diretas (DMs) entre adultos e adolescentes;
  • sticker de legendas automáticas para stories;
  • transmissões ao vivo com vários participantes;
  • recursos para diminuir os abusos no Instagram;
  • pasta de fotos excluídos recentemente;
  • professional dashboard for creators;
  • novos stories na versão para desktop.

Atualizações do Instagram 2020

Assim como outros anos, foram realizadas várias atualizações no Instagram em 2020. 

As principais foram aquelas que melhoram a experiência do usuário. Veja quais foram:

Novos efeitos nos stories

Os recursos SlowMo, Echo e Duo funcionam de forma similar a filtros. O SlowMo cria o efeito de câmera lenta. 

O Echo gera uma sombra para o personagem principal do vídeo. O Duo deixa a imagem parecida com a de uma TV com falhas.

Lançamento do Reels

O novo formato do stories permite que o usuário crie clipes de até 15 segundos

Para isso, são oferecidas diferentes ferramentas de edição de vídeos e um catálogo de músicas. A funcionalidade ainda permite:

  • escolher o áudio;
  • mudar a velocidade;
  • ativar contagem regressiva e temporizador;
  • adicionar efeitos nativos e filtros;
  • adicionar e cortar cenas.

Compras de produtos pelo Instagram

Uma das mudanças do Instagram foi a possibilidade de comprar produtos diretamente pela função Shopping. O recurso está disponível em perfis comerciais. 

Para o usuário, é a possibilidade de adquirir o item com poucos cliques, informando o endereço de entrega e os dados de pagamento.

Tags de compras nas legendas

As principais mudanças no Instagram em 2020 foram relativas às compras virtuais. Nesse caso, a marca tem a chance de incluir tags nas legendas dos posts para facilitar a compra do usuário.

Novamente, o recurso está disponível para perfis comerciais. Ao acrescentar a tag, o usuário pode clicar nela e é automaticamente redirecionado à página de compra.

Aba Guias

A nova aba Guias tem o objetivo de apresentar produtos, publicações ou lugar sobre um assunto específico. 

Inicialmente, sua criação aconteceu para repassar informações confiáveis sobre a COVID-19.

No entanto, outros perfis passaram a ter essa função liberada. Para que essa aba apareça, é preciso reunir as informações.

Adesivos de apoio às pequenas empresas

Vários adesivos foram criados devido à pandemia do coronavírus. Os principais foram:

  • Apoie as pequenas empresas: foi criado para que os seguidores recebessem uma prévia da conta. O adesivo apresenta as opções de visitar ou seguir o perfil da marca;
  • Pedir refeição: pode ser usado por restaurantes para facilitar os pedidos de comida pelo stories. A partir de seu uso, aparece um botão configurado diretamente no perfil. Quando o cliente sobre ele, é redirecionado para a plataforma de delivery e faz a sua escolha. Também é possível adicioná-lo no stories para aumentar a visibilidade do restaurante;
  • Hora de Agradecer: foi lançado para agradecer aos profissionais de saúde devido à pandemia. Os stories com esse adesivo ficam numa thread diferenciada, que reúne todos os posts semelhantes;
  • Desafios: é um novo formato de interação. Ao ver um adesivo de desafio em algum stories, o usuário também pode participar clicando sobre o sticker;
  • Live Donations: é um sticker que permite fazer doações durante transmissões ao vivo;
  • Em Casa: foi criado para incentivar o isolamento social. O adesivo já não existe mais, mas usuários criaram versões alternativas.

Compartilhamento de lives para IGTV

Com essa função, as lives podem ser salvas por tempo indeterminado no IGTV. Esse recurso aumenta a visibilidade da marca e o acervo de conteúdos autorais. 

Ao mesmo tempo, agrega valor para os seguidores.

Monetização de criadores de conteúdo do IGTV

Outro recurso anunciado foi a monetização dos criadores de conteúdo do IGTV. O pagamento pode ocorrer por anúncios ou emblemas (crachás).

No caso dos anúncios, é apresentada uma propaganda de 15 segundos quando o usuário vê um vídeo no feed principal e opta por ver no IGTV. Caso prefira, é possível deslizar a tela e deixar de assistir à publicidade.

Por sua vez, os emblemas são exibidos na frente do nome do usuário e fazem com que seus comentários apareçam mais do que os outros. 

Existem três tipos e eles podem ser adquiridos por valores que variam de 0,88 a 4,99 dólares.

Opção de templates no modo Criar do Stories

O modo Criar oferece vários planos de fundo, designs e modelos de template prontos

Entre os templates estão os de músicas favoritas, listas de pizza, desafio de desenho, citação do dia, recomendação de série e mais.

Possibilidade de assistir a lives pelo computador

O recurso Instagram Live ficou disponível para a versão web. Todas as interações nesse formato ficam em uma coluna lateral. Ainda é possível fazer comentários e reagir em tempo real. Por outro lado, é impossível criar stories, publicar conteúdos ou fazer lives.

Acesso à DM via desktop

As mensagens diretas passaram a ficar disponíveis na versão para computador para facilitar a comunicação, especialmente em locais com limitação de acesso à internet.

Lista de unfollow

Além de indicar pessoas a seguir, o Instagram também passou a indicar quem deixar de seguir

O unfollow é utilizado para sinalizar aquelas pessoas com as quais você tem pouco contato. Além disso, a lista de contas é separada por categorias, como adicionados recentemente, mais mostrados no feed e hashtags.

Emojis de reações para DM

Os emojis começaram a ser implementados pelo de coração. O objetivo foi aumentar o engajamento de consumidores com as marcas.

Novas atualizações do Instagram Stories

  • Rascunho de stories: Permite criar uma publicação e deixá-la para publicar em outro momento.
  • Rótulos para marcar publicações compartilhadas nos stories: Muitos perfis compartilham um post do feed nos stories para aumentar os resultados alcançados. Para evitar essa situação, uma das atualizações do Instagram foi a de rotular os posts criados em outra funcionalidade da plataforma.
  • Adesivo de legendas automáticas: O Closed Captions adiciona uma legenda ao stories de forma automática, de forma similar às letras das músicas que surgiram recentemente.

Como atualizar o Instagram

Existem diferentes formas de atualizar o Instagram. Veja algumas a seguir!

Atualizar Instagram no Android e iOS

  1. Acesse a Google Play ou App Storepelo seu celular.
  2. Pesquise por “Instagram”. É só digitar o nome na barra de pesquisa.
  3. Clique no botão “Atualizar”.

Atualizar Instagram no computador

Nesse caso, você precisa baixar o APK, ou seja, um pacote de aplicações. Há vários na internet. Um exemplo é o APK Pure. Veja o que fazer.

  1. Instale o APK no seu computador, seguindo os passos indicados.
  2. Acesse o Instagram.
  3. Clique nos 3 pontos localizados no canto superior direito.
  4. Veja os downloads e atualizações.
  5. Clique sobre o botão “Atualizar”.

Como deixar o Instagram privado na nova atualização

Para ter uma conta privada, é preciso que seu perfil seja pessoal, não comercial. Nesse caso, você pode fazer o bloqueio ao acesso da seguinte forma:

  1. Acesse seu perfil clicando no ícone que imita um boneco ou na foto do seu perfil. O botão está no canto inferior direito.
  2. Pressione o botão com três riscos e depois clique em “Configurações”.
  3. Selecione “Privacidade”.
  4. Clique ao lado do menu “Conta privada”. Pronto! 

É importante saber que qualquer pessoa pode ver as publicações e seu perfil por padrão. Ao fazer essa alteração, apenas os seguidores aprovados verão suas fotos ou seus vídeos em hashtags e páginas de localização.

Portanto, essa também foi considerada uma das principais atualizações do Instagram por manter a privacidade.

Quer ver os planos de banda larga disponíveis na sua cidade? Acesse o site Minha Conexão e confira as possibilidades! 

Posts Relacionados

Descubra como funciona um roteador com chip!

Autor: Anne Morais | 14 de julho de 2020
Um roteador com chip 4G é uma excelente opção para quem precisa estar sempre conectado. Seja por indisponibilidade da internet na sua região ou pela…