Relatório Ranking Minha Conexão 2025 | Edição Outubro
Confira o desempenho de internet por operadora e região do Brasil entre julho e setembro de 2025
O Ranking Minha Conexão é um estudo trimestral que aponta as melhores performances de banda larga de municípios e operadoras ao redor do Brasil. O objetivo da plataforma de medição de velocidade de internet é manter os usuários atualizados, de forma transparente e imparcial, sobre a qualidade de banda larga nas regiões onde moram.
O ranking foi atualizado no dia 13 de outubro de 2025 com dados de testes de conexão residencial realizados entre julho e setembro de 2025 por meio do Minha Conexão no país. No total, foram analisados 2,8 milhões de medições de velocidade no período.
Os principais destaques do levantamento no terceiro trimestre de 2025 mostram que:
- A performance de internet percebida no Brasil para o período foi de 263,81 Mbps;
- Há mais de um ano, o Acre mantém a posição de melhor média de velocidade de banda larga entre os estados com conexão de 552,32 Mbps. A unidade federativa continua a ser a única com índice acima de 500 Mbps;
- Já é a terceira vez consecutiva que Goiânia (GO) ocupa a primeira posição do ranking das capitais, desta vez com conexão média de 289,75 Mbps. Apesar disso, Macapá (AP) foi a metrópole com o maior crescimento em qualidade de internet fixa em relação ao trimestre anterior (30%);
- Lagoa Real (BA) e Sobradinho (BA) são as cidades com melhor performance de banda larga do país, ambas com desempenho médio superior a 1 Gbps;
- A Claro saiu à frente da Vivo após um ano de liderança no ranking e se posicionou como a operadora nacional de maior destaque no trimestre, com velocidade média de 239,07 Mbps;
- A companhia Marinter Telecom (RJ) obteve a melhor performance de internet de todo o país com conexão média de 1.022,10 Mbps no ranking geral de provedores.
Velocidade de banda larga no Brasil
A média de velocidade de internet registrada no Brasil entre julho e setembro de 2025 foi de 263,81 Mbps. O índice representa um avanço de 7,92% em qualidade de conexão em relação ao trimestre anterior. O desempenho observado no segundo trimestre do ano foi de 244,46 Mbps.
Na comparação com o mesmo período de 2024, a evolução foi de 20,18%, considerando que a média observada no terceiro trimestre do ano passado foi de 219,51 Mbps.
Os índices de conexão nacional por trimestre estão destacados abaixo.
O padrão de velocidade de banda larga estabelecido pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos em março de 2024 indica que 100 Mbps de download é o mínimo aceitável para conexões de internet fixa no país. Em âmbito nacional, redes com velocidade acima de 34 Mbps são consideradas como 'ultra banda larga' pela Anatel.
Com base nisso, é possível inferir que o Brasil apresentou, mais uma vez, internet de ultravelocidade no segundo trimestre do ano.
Desde o primeiro trimestre de 2025, todos os estados do país demonstram médias de velocidade acima de 150 Mbps. Veja o ranking estadual a seguir.
O Nordeste se manteve como a região com o pior desempenho médio do período. Seis das nove unidades federativas nordestinas ocuparam as últimas posições do ranking estadual. Maranhão, Piauí e Ceará foram os estados de melhor performance da região no trimestre.
Desempenho de internet fixa por capital brasileira
É a terceira vez consecutiva que Goiânia (GO) lidera a lista de metrópoles com melhor desempenho de internet residencial no Brasil. No terceiro trimestre, a capital goiana demonstrou velocidade média de 289,75 Mbps.
A região Norte manteve o destaque no ranking com três metrópoles na listagem, mas esta foi a primeira vez que duas capitais do Sul apareceram entre as dez metrópoles com melhor internet do país ao mesmo tempo.
Salvador segue como a capital com pior velocidade do estudo, mas manteve a média superior a 100 Mbps: o desempenho da metrópole baiana no terceiro trimestre foi de 120,94 Mbps.
Pelo menos cinco capitais computaram decaimento em qualidade de internet em comparação ao trimestre anterior, sendo Natal (RN) a maior delas com queda de 18,60%. As demais metrópoles foram João Pessoa, Campo Grande, Palmas e Vitória, com reduções que variam de 2,79% a 7,56%.
Já o crescimento das demais capitais variou de 0,04% a 30,84%, com Macapá (AP) em evidência.
Nenhuma capital entrou no Top 100 do ranking municipal. O ranking das capitais está disponível na íntegra na página do Ranking Minha Conexão.
Cidades com internet mais rápida do país
O município de Lagoa Real (BA) obteve a melhor performance de banda larga do Brasil no terceiro trimestre do ano, com velocidade média de 1.200,89 Mbps no período. A cidade de Sobradinho (BA) também computou índice médio acima de 1 Gbps, especificamente 1.020,07 Mbps.
O Minha Conexão indica que as velocidades registradas são consideradas de ultravelocidade, e são recomendadas para assistir vídeos de alta qualidade, jogar on-line sem travamentos e realizar downloads e uploads de arquivos com rapidez.
Confira os índices de conexão nas dez cidades com banda larga mais veloz do país.
Neste trimestre, 2.712 cidades do Brasil foram registradas em testes de velocidades realizados no Minha Conexão, das quais 79,61% possuem velocidade média acima de 100 Mbps.
Os percentuais de municípios por faixa de internet no período foram:
- 1 a 33 Mbps: 2,14% (-0,14 em relação ao trimestre anterior)
- 34 a 99 Mbps: 18,25% (-0,80)
- 100 a 199 Mbps: 50,11% (+2,00)
- 200 a 299 Mbps: 21,76% (+1,99)
- Acima de 300 Mbps: 7,74% (+0,95)
As medições de internet apontaram ainda que cinco estados do país, dentre os participantes do estudo, possuem metade das cidades ou mais com acesso à banda larga acima de 100 Mbps, sendo eles Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
O mapa interativo oferece as informações detalhadas por estado.
Performance das operadoras nacionais
A Claro voltou à primeira posição do ranking das operadoas nacionais após a Vivo ocupar o topo da lista por mais de um ano. O desempenho médio de internet da companhia entre julho e setembro de 2025 foi de 239,07 Mbps.
Os índices de performance das três operadoras nacionais estão detalhados a seguir.
Com exceção da Vivo, as demais operadoras nacionais demonstraram crescimento em qualidade de conexão. A evolução da Claro foi de quase 6%, enquanto a TIM teve um avanço de 1,8% no trimestre.
Veja a performance de cada operadora nos 26 estados brasileiros, mais o DF, no mapa interativo.
Obs.: a V.tal deixou de ser considerada como um provedor nacional para fins de análise neste estudo.
Provedores com banda larga mais rápida do Brasil
Regional do Rio de Janeiro, a empresa Marinter Telecom registrou a internet mais rápida do país no trimestre, com um índice médio de 1.022,10 Mbps computado entre julho e setembro. É a primeira vez que um provedor regional obtém velocidade acima de 1 Gbps no levantamento.
A Plugar apareceu em segundo lugar no ranking, também com desempenho acima de 1 Gbps. O provedor de Minas Gerais demonstrou conexão média de 1.009,13 Mbps no terceiro trimestre.
Confira abaixo quais foram os provedores regionais com os melhores índices de internet residencial no período.
A versão integral da lista está disponível na página do Ranking Minha Conexão.
Sobre o Minha Conexão
Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país. O velocímetro permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo MelhorPlano.net, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.
Contatos de imprensa
A equipe de jornalismo da plataforma pode ser consultada em imprensa@melhorplano.net para solicitações de dados ou versões estáticas dos gráficos.