Os dados contemplam o período de janeiro a março de 2025
A Starlink, operadora de internet via satélite da SpaceX, empresa fundada e liderada por Elon Musk, registrou velocidade média de 79,86 Mbps no Brasil entre janeiro e março de 2025.
Os dados são do Ranking Minha Conexão, levantamento trimestral que apresenta, de forma transparente e imparcial, as performances de banda larga de municípios e operadoras ao redor do país.
De acordo com as medições do período, a velocidade registrada pela operadora no primeiro trimestre de 2025 foi 3% maior do que o índice do último trimestre de 2024, quando a companhia alcançou conexão de 77,55 Mbps.
Veja as médias de velocidade, medidas em Mbps, registradas pela Starlink em cada estado brasileiro no mapa interativo abaixo.
Cabe destacar que Sergipe não computou número suficiente de testes de velocidade para a operadora no levantamento mais recente.
Confira as conexões por unidade federativa ao passar o cursor pelo mapa, caso esteja no computador, ou clicando nos estados pelo celular.
Segundo a SpaceX, a Starlink pode chegar até 220 Mbps de velocidade de download, 25 Mbps de upload e latência de 25 a 50 ms (milissegundos). O serviço é ideal para regiões isoladas, sem acesso à fibra óptica ou à banda larga via cabo coaxial.
O plano residencial de internet via satélite da Starlink custa R$ 236 por mês, mais o custo do equipamento, que é de R$ 2.400. Há ainda outros cinco planos disponíveis para contratação: comercial (uso corporativo), viagem, mobilidade, marítima e aviação.
Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país. O velocímetro permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo MelhorPlano.net, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.
A equipe de jornalismo da plataforma pode ser consultada em [email protected] para solicitações de dados ou versões estáticas dos gráficos.
Carregando...