Dúvidas Frequentes

Porque a minha internet está lenta?

Existem diversos motivos pelos quais a sua internet pode estar lenta. Pode ser algum problema na rede da sua operadora, alguma interferência no seu sinal wifi, várias pessoas conectadas ao mesmo tempo, aplicativos fazendo download durante o teste ou a qualidade do modem. Procure reiniciar o seu modem, pausar qualquer jogo ou download que esteja fazendo e realize o teste conectado diretamente no cabo de rede. Se os problemas persistirem, está na hora de entrar em contato com a sua operadora e solicitar uma visita técnica.

O que é o teste de velocidade?

O Teste de Velocidade do MinhaConexão é responsável por calcular quantos megabytes por segundo a sua internet está baixando e enviando naquele momento. Com a velocidade calculada, você consegue entender se está recebendo o serviço conforme contratado da sua operadora, além de descobrir se há algo de errado com a sua conexão.

Como o teste de velocidade funciona?

Para medir a sua velocidade de internet, o MinhaConexão cria uma comunicação entre o seu computador e um servidor próximo de você, enviando e requisitando alguns pacotes de dados. A velocidade é calculada de acordo com o tempo que estes dados levam para serem transmitidos, definindo sua velocidade em megabits por segundo. A capacidade de enviar certa quantidade de dados por segundo segundo, define sua velocidade de upload. Já a capacidade de receber uma quantidade de dados por segundo, define a sua velocidade de download.

Como sei que o resultado do teste está correto?

Alguns fatores, como realizar o teste conectado no wifi ou com vários dispositivos utilizando a mesma rede simultaneamente, podem atrapalhar no seu teste de velocidade. Para garantir uma maior precisão, é importante fechar guias abertas no seu navegador, interromper qualquer download que você estiver fazendo e, preferencialmente, se conectar ao roteador ou modem utilizando um cabo de rede. Tente manter conectado apenas o computador pelo qual irá testar a velocidade. Após isso, para certificar que tudo está correto, verifique se a velocidade medida está de acordo com o contrato que você fez com sua operadora de internet.

Qual a diferença entre velocidade de download e upload?

A velocidade de download é responsável por receber dados em seu computador, como páginas e imagens dos sites que você visita, das mensagens que você recebe ou dos filmes que você baixa ou assiste na Netflix. Já a velocidade de upload é responsável por enviar os dados, como os dos emails que você encaminha, das fotos que você posta no Instagram e Facebook ou dos vídeos que você coloca no seu canal do Youtube.

O que significa ping ou latência?

Ping ou latência funciona na mesma lógica de um sonar. Ele mede em quantos milissegundos um determinado pacote de dados chega a um determinado destino e volta. Hoje em dia, o ping é importante para quem joga online e precisa de uma resposta rápida da conexão. Costuma-se também utilizar o termo “lag” no caso de jogos. Um importante fator, que influencia muito no tempo de ping, é a distância do servidor de testes. Se você testar em um servidor em sua cidade será certamente muito mais rápido que um teste com um servidor nos Estados Unidos ou Europa. Lembrando que quanto menor o valor de seu ping, melhor está sua conexão. Valores altos, acima de 100ms podem deixar sua internet muito lenta.

O que Mbps e Kbps significa?

Mbps significa Megabits por segundo. Já Kbps significa kilobits por segundos. Ambos são unidades de medida, que servem para mensurar a velocidade de internet que você está recebendo no momento. Megabits é mil vezes maior que Kilobits.

Qual a velocidade ideal para enviar grandes arquivos?

A velocidade de upload mede quantos megabits por segundo a sua internet é capaz de enviar. Dessa forma, para entender a velocidade ideal para enviar grandes arquivos, é preciso descobrir o tempo em que você deseja enviá-los e fazer os cálculos. Por exemplo, um arquivo de 1GB levará cerca de 13 minutos para ser enviado se a sua velocidade de upload for 10Mbps. Agora, o mesmo arquivo pode levar quase meia hora se a sua velocidade de upload for 5Mbps.

Porque o resultado teste de velocidade em diferentes sites pode ser diferente?

Diferentes ferramentas de teste de velocidade podem utilizar diferentes servidores, resultando assim em velocidades distintas. Por isso é importante sempre fazer o teste em um servidor próximo de você e com boa qualidade. O MinhaConexão tem mais 2.000 servidores espalhados pelo Brasil, garantindo que sempre terá um perto de você, trazendo assim qualidade pro seu teste de velocidade.

Porque o resultado do teste de velocidade no meu celular está diferente do computador?

Alguns fatores podem explicar a diferença de resultado, como a qualidade do dispositivo de captar o sinal do wifi, a distância do roteador e o servidor no qual o teste é feito. Além disso, como a medição acontece em tempo real, alguns minutos de diferença entre os testes pode alterar o resultado final. Lembre-se de conferir se você está conectado no celular ao wifi ou a rede móvel. Se o celular estiver no 3G/4G, o teste irá medir a velocidade da internet oferecida por sua operadora de celular e não da banda larga residencial.

Qual a diferença de mudar o servidor do teste de velocidade?

O MinhaConexão realiza o teste de velocidade com o servidor mais próximo de você. Quanto mais próximo o servidor, menor a latência/ping, ou seja, o tempo em que o pacote de dados irá chegar até o servidor e voltar até seu computador. E quanto menor a latência, mais preciso é o teste. Se você muda o servidor para um mais distante da sua casa, você corre o risco de diminuir a precisão do teste de velocidade.

Qual o ping ou latência ideal para jogar online?

enfrentar problemas, o ping/latência deve bater até 30ms (milissegundos). Se o número for maior do que esse, o jogador pode encontrar problemas na qualidade do jogo, especialmente se tratar-se de jogos da ação.

Qual a velocidade ideal para assistir Netflix, conversar pelo Skype ou Jogar Online?

Com uma velocidade até 5Mb, é possível acessar redes sociais, enviar mensagens no Whatsapp ou entrar na sua caixa de e-mail. Porém, quando falamos em vídeo chamadas, serviços de streaming ou jogos online, o ideal é uma internet com velocidade acima de 20Mb de download. É importante lembrar que, ao contratar seu pacote, é preciso levar em consideração quantas pessoas irão acessar a mesma conexão. Quanto mais pessoas utilizando, menor a velocidade.

Como o ranking de velocidade do MinhaConexão é calculado?

O ranking de velocidade é calculado a partir da média de mais de 18 milhões de testes realizados pelos próprios usuários nos três meses anteriores à divulgação do ranking. Nós não aceitamos nenhum patrocínio a fim de favorecer qualquer operadora. Além disso, desenvolvemos um algoritmo que detecta fraudes, desclassificando e tirando do ranking a empresa que tentar fraudar os resultados.