Qual a causa da proibição do uso de celulares durante um voo?

Saiba aqui por que não devemos usar os aparelhos celulares durante um voo e como essa medida de segurança é importante!

Assim que o avião está prestes a decolar somos avisados pelo comandante que devemos desligar todos nossos aparelhos eletrônicos, mas você sabe o porquê? Tire essa dúvida aqui e aprenda também a testar a velocidade da internet.

Por que não devemos usar celular durante um voo?

A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.

Quando isso acontece, a aeronave passa a ter problemas para pousar, decolar ou até mesmo para se localizar.

Praticamente todo mundo já ouviu interferências do celular na caixa de som do computador ou no alto-falante de um carro, por exemplo, não é mesmo?

Vale lembrar que um avião está repleto de aparelhos para comunicação via rádio (e também está cheio de pessoas). Dessa forma, é possível imaginar o potencial de interferência dos celulares de todos, e como isso poderia prejudicar a comunicação do avião, causando efeitos catastróficos.

Podemos deixar o aparelho em modo avião?

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é o órgão responsável pela regulamentação da aviação civil no país, emitiu um parecer afirmando que as companhias aéreas podem liberar o uso de aparelhos eletrônicos que estejam no modo avião durante o voo.

Quando essa função é ativada, o gadget corta todas as comunicações, isso é, não é possível acessar redes Wi-Fi, conexões Bluetooth, redes móveis ou qualquer outra opção.

Nessa situação a obrigatoriedade de desligar os aparelhos se dá apenas em momentos críticos, como turbulências, decolagens e pousos, visando sempre a questão da segurança das pessoas. A ideia aqui é assegurar que as saídas de emergência estejam livres e que ninguém estará distraído.

Essa norma foi emitida depois que uma solicitação da empresa Gol, que liberou aos seus passageiros o direito de usar seus celulares durante o taxiamento do avião após um pouso.

A companhia já pensa no futuro e solicitou junto a ANAC uma autorização para aumentar o uso dos aparelhos eletrônicos por seus passageiros oferecendo conexões Wi-Fi dentro do avião, durante o voo.

Mas afinal, precisamos mesmo desligar o celular?

O que podemos concluir disso tudo é que sim, as emissões eletromagnéticas dos seus aparelhos eletrônicos podem causar interferência nos aparelhos da aeronave durante um voo, porém, deixar o celular no modo avião também é uma opção segura.

As companhias aéreas já estão investindo em novas tecnologias para oferecer até mesmo conexão com a internet durante a viagem, e tudo de forma segura.

Agora que você já sabe por que é importante não usar o celular durante um voo, que tal fazer um teste de conexão?

Faça o teste do MinhaConexão e descubra a velocidade da sua internet

Com o teste do MinhaConexão você confere todos os dados da sua internet, como taxa de download e upload, e descobre se o sinal que está chegando na sua casa corresponde ao serviço pelo qual você está pagando.

O teste de velocidade de internet do MinhaConexão é fácil, simples e totalmente gratuito. Aproveite!

Posts Relacionados

Como diminuir o ping dos jogos online

Autor: minhaconexao | 13 de março de 2020
Em termos gerais, o ping é um teste para medir a velocidade da internet entre dois pontos. Dessa forma, o interessante no Ping para jogos…