Como a otimização de sites pode facilitar a navegação na internet

Navegar na internet é um hábito que está presente na maioria das rotinas, seja por necessidades, trabalho, lazer ou entretenimento.  

E a otimização de site é uma atualização e desenvolvimento de  propriedades que auxilia no melhor funcionamento e facilita o acesso e a navegação na internet. 

Saiba mais sobre a importância da otimização de sites e como ela pode ser feita em sua página online! Aproveite também para fazer um teste de velocidade da sua internet após a leitura!

Otimização de sites 

O termo otimização de sites refere-se a serviços que melhoram os processos de funcionamento da  própria plataforma. Isso gera mais eficiência, maior garantia de resultados e cautela com os dados pessoais dos usuários.

Assim, a otimização garante:

  • Melhor posicionamento em plataformas de busca;
  • Desenvolvimento de estratégias de acordo com o público-alvo;
  • Maiores acessos;
  • E consequentemente, resultados notáveis e benéficos de acordo com os investimentos.

Criação do site otimizado 

A criação de um site otimizado é realizada através da junção de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhor posicionamento em buscas e pesquisas. E em sua maioria, investimento em softwares. 

Os softwares são programas de automatização das ferramentas, informações e conteúdos do site, mas, de uma maneira mais rápida, com uma taxa menor de erros e maiores resultados.  

Para criar um site otimizado, é necessário estar ciente das necessidades  da plataforma, estabelecer uma estratégia baseada em uma visão profissional  referente ao marketing digital e as técnicas da área trabalhada. 

Posteriormente, investir no melhor software e profissionais do marketing digital, para então os  serviços que serem realizados. 

Não podemos nos esquecer que para trabalhar na internet e criar bons sites, é necessário ter um bom plano de internet banda larga!

Confira algumas ofertas de planos disponíveis na sua região:

Otimização dos elementos do site 

Assim como o site, os elementos também são desenvolvidos para serem  otimizados e gerarem resultados pré-determinados.

Eles são  desenvolvidos para atingirem e impulsionar emestrategicamente intenções de desejo, necessidade e para atrair atenção dos usuários.

A experiência de uma  boa navegação no site pode impulsionar os resultados de acessos e conexão do cliente/usuário, atingindo o objetivo final da marca/empresa. 

Os elementos são otimizados através de palavras-chave, pesquisas com referências de mídias (imagens e vídeos) disponíveis no site, anúncios e  propagandas em outras plataformas que possuem relação, entre outros. 

Navegabilidade na internet 

Navegabilidade na internet trata do acesso ao site em si, sua usabilidade e o alcance que será disponibilizado para as plataformas e sites. 

A navegação está interligada diretamente com a distribuição dos conteúdos e mídias que estão inseridas na plataforma.

Pois, de acordo com a  qualidade e facilidade de navegação para acessar esses “espaços”, a  navegação será uma experiência agradável, satisfatória e trará bons resultados  para o proprietário ou marca. E obviamente, o contrário prejudicará os acessos  e recepção dos usuários.  

A importância da navegabilidade na internet  

Como foi dito anteriormente, a internet é um espaço digital e virtual  indispensável para a grande maioria dos indivíduos, por inúmeras razões.

Com  isso, é de muita importância que o funcionamento do site seja acessível. Para que isso aconteça, é necessário que os usuários tenham uma boa experiência na página, que o site seja visualmente atrativo, de fácil interpretação, que seja de fácil acesso para outros links, que as mídias sejam acessíveis, que  a acessibilidade também seja garantida, e a necessidade do usuário atendida. 

Com uma experiência agradável e informações disponíveis, a página/site possui maiores acessos,  compartilhamentos, resultados efetivos em outros setores. 

Os  resultados e acessos de um site dependem diretamente da navegação que os usuários possuem, e consequentemente, influenciam nos benefícios para  marca/empresa. 

O que afeta a navegabilidade do site?

Os fatores que afetam a navegabilidade são bem objetivos e diretos. Além disso, são  determinantes para qualquer área de atuação, pois são importantes para a funcionalidade da página na internet.

Primeiramente, é necessário investir em  tecnologias e maquinários que estejam de acordo com as principais atualizações desenvolvidas.

Outro fator determinante são os profissionais e funcionários atuantes nesse setor. Para bons resultados, os mesmos devem ser capacitados para  trabalharem na função de estabelecer, mesmo que a plataforma seja  automatizada, uma boa programação, organização de conteúdos e informações,  e principalmente, na distribuição dos links e páginas. 

Quando trata-se de possuir e programar um site ou plataforma,  principalmente quando é referente a uma grande empresa/marca, muitas tendem a investir na automatização, ou seja, em softwares. 

Os softwares são serviços  que realizam a organização de funcionalidades a serem realizadas nos sites,  informações e dados coletados, métricas e demais funções determinadas pela  marca. 

Com isso, o investimento deve ser cauteloso, pois um erro mínimo pode  prejudicar os usuários, ocasionar ações antiéticas e consequentemente, prejudicar a navegação. 

O design da plataforma também é um detalhe indispensável, pois o  mesmo auxilia no que é visualmente confortável e útil, o que trará uma agradável experiência e até mesmo atingir o subconsciente do usuário. Sendo também, responsável pela distribuição dos elementos na página. 

 

Tipos de navegação nos sites 

As navegações nos sites são organizadas de acordo com a sua  funcionalidade. Ou seja, a categoria da página ou plataforma a ser utilizada é um fator determinante para o tipo de navegação que o usuário terá. 

Menu de navegação no cabeçalho do site

Este é um menu clássico que aparece na parte superior de cada página do seu site, geralmente rodando horizontalmente na tela.

Barras laterais à esquerda ou à direita de um site

Trata-se de uma lista localizada na lateral de sua página. Pode ser mínimo, ou pode assumir o centro do palco e se tornar parte integrante do design.

Menu dividido

Esta tendência relativamente nova de design da web quebra o menu padrão, colocando links para cada página nos cantos ou nas laterais da tela.

Menu de hambúrguer

Embora seja frequentemente visto no design da web para celular, este ícone simples de três linhas agora está sendo visto em muitas versões de sites para desktop também. 

O menu de hambúrguer oferece um ícone mínimo que não interfere no design do site e é especialmente útil quando o espaço é limitado (como em telas de dispositivos móveis).

Rodapés

O rodapé do seu site é um ótimo lugar para adicionar seus links de mídia social e quaisquer outros links importantes que os visitantes do site possam achar úteis. Ele também pode repetir o menu de navegação na parte superior da página.

Qual é a diferença entre navegabilidade, usabilidade e acessibilidade? 

Mesmo possuindo certa semelhança, as palavras ainda tem diferentes significados, mesmo possuindo conexão.

A navegabilidade, como foi dito anteriormente, refere-se em como será a experiência do usuário perante as ferramentas e páginas na na plataforma na qual estão inseridos, sendo uma experiência de navegação (acesso).  

A usabilidade trata-se da clareza, facilidade de interpretação e  entendimento dos usuários perante os elementos que estão distribuídos nas  páginas do site ou plataforma utilizada. 

A acessibilidade, por fim é referente aos conteúdos e ferramentas acessíveis para qualquer  usuário, incluindo os que possuem qualquer deficiência ou limitação.  

A otimização e navegabilidade dos sites estão diretamente relacionadas, pois a otimização é baseada em estratégias de marketing para impulsionar  acessos e visitas dos usuários no site/plataformas. 

A navegabilidade trata-se de uma agradável experiência no acesso da página, através de  usabilidade e acessibilidade. Para que haja destaque perante a concorrência, é  necessário que as empresas e marcas, invistam nesses dois setores. 

*Esse artigo foi produzido em parceria com Webtrends.

Posts Relacionados