Como A Tecnologia Dos Sites Pode Impactar A Experiência Dos Usuários

A internet já é uma realidade e não há como fugir. Para pessoas, empresas e profissionais, é cada vez mais importante estar presente na web para ser parte integrante e ativa deste universo.

Há pouco tempo atrás, ter um site na web era fator de destaque e garantia aos usuários uma experiência positiva com as empresas, dando ar de profissionalismo e seriedade, aumentando a concretização de novos negócios.

Hoje, no entanto, ter um site ou blog não é suficiente sem pensar na sua performance. Mais do que um canal para dispor de dados de contato, portfólio e valores, trata-se de um meio valioso de criar e estreitar o relacionamento com o público.

Pesquisas apontam que aproximadamente 70% das pessoas conectadas compram regularmente pela internet. Isso significa que há uma real necessidade em se preocupar com um público que, em sua maioria, acessa os sites cada vez mais por meio de smartphones e tablets.

Existem alguns pontos que impactam como o consumidor interage com esses negócios online, porém, 2 deles são os principais. Quer saber quais são? Confira abaixo!

Sites leves e pensados para dados móveis

Como muitas pessoas acessam a internet através dos smartphones, o consumo de dados móveis deve precisa ser levado em consideração pelos sites. O 4G é uma realidade e está presente nos quatro cantos do Brasil, levando a globalização, informação e mobilidade a milhares de pessoas.

No entanto, as franquias de internet podem ser facilmente consumidas ao acessar um site com muitas informações a serem carregadas, afastando os usuários e fazendo-os desistir da página.

Sites leves, com imagens em tamanho otimizado , com códigos de programação menores e sem  vídeos que carreguem diretamente do site tendem a trazer uma experiência melhor para o usuário.

Sites responsivos

De nada adianta um site leve, organizado e estruturado, se ele não oferecer uma boa experiência em diferentes dispositivos. A preocupação com a navegabilidade e adaptação do conteúdo deve ser algo constante para quem possui um site na internet, por isso é tão importante a criação de sites responsivos.  

Há, inclusive, estudos que indicam que o Google pode vir a penalizar sites que não são responsivos, prejudicando o rankeamento e tornando mais difícil a tarefa de ser encontrado com pelo usuário.  Em um meio cada vez mais concorrido, isso deve ser fortemente evitado.

Essas melhorias podem ser feitas pelo próprio proprietário do site que entenda o mínimo de programação, ou através de uma agência digital especializada.

O que é realmente importante é o foco na experiência do usuário. Deste modo, todo o posicionamento de marca e conteúdo será focado em quem efetivamente se interessa naquilo que você tem a oferecer.

Como saber se o problema está no site ou na sua internet?

Você tenta acessar repetidas vezes um site e ele simplesmente não carrega? Esse é um problema muito comum, principalmente quando falamos no acesso via celular, já que nem todos os sites oferece uma boa experiência para estes dispositivos.

Porém, para saber se o problema está no site ou na sua internet, você deve fazer um origem teste de velocidade.

Se o resultado for muito baixo, é provável que sua conexão com a internet esteja com problemas. Neste caso, vale a pena investir em um bom plano de internet e, assim, ter uma experiência de navegação muito melhor e mais rápida.

Então, o que você tem achado sobre os sites que tem navegado? Eles são responsivos ou pesam muito a sua internet? Conte para a gente!

Posts Relacionados