Navegar na internet é um hábito que está presente na maioria das rotinas, seja por necessidades, trabalho, lazer ou entretenimento.
E a otimização de site é uma atualização e desenvolvimento de propriedades que auxilia no melhor funcionamento e facilita o acesso e a navegação na internet.
Saiba mais sobre a importância da otimização de sites e como ela pode ser feita em sua página online! Aproveite também para fazer um teste de velocidade da sua internet após a leitura!
O termo otimização de sites refere-se a serviços que melhoram os processos de funcionamento da própria plataforma. Isso gera mais eficiência, maior garantia de resultados e cautela com os dados pessoais dos usuários.
Assim, a otimização garante:
A criação de um site otimizado é realizada através da junção de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhor posicionamento em buscas e pesquisas. E em sua maioria, investimento em softwares.
Os softwares são programas de automatização das ferramentas, informações e conteúdos do site, mas, de uma maneira mais rápida, com uma taxa menor de erros e maiores resultados.
Para criar um site otimizado, é necessário estar ciente das necessidades da plataforma, estabelecer uma estratégia baseada em uma visão profissional referente ao marketing digital e as técnicas da área trabalhada.
Posteriormente, investir no melhor software e profissionais do marketing digital, para então os serviços que serem realizados.
Não podemos nos esquecer que para trabalhar na internet e criar bons sites, é necessário ter um bom plano de internet banda larga!
Confira algumas ofertas de planos disponíveis na sua região:
Assim como o site, os elementos também são desenvolvidos para serem otimizados e gerarem resultados pré-determinados.
Eles são desenvolvidos para atingirem e impulsionar emestrategicamente intenções de desejo, necessidade e para atrair atenção dos usuários.
A experiência de uma boa navegação no site pode impulsionar os resultados de acessos e conexão do cliente/usuário, atingindo o objetivo final da marca/empresa.
Os elementos são otimizados através de palavras-chave, pesquisas com referências de mídias (imagens e vídeos) disponíveis no site, anúncios e propagandas em outras plataformas que possuem relação, entre outros.
Navegabilidade na internet trata do a****cesso ao site em si, sua usabilidade e o alcance que será disponibilizado para as plataformas e sites.
A navegação está interligada diretamente com a distribuição dos conteúdos e mídias que estão inseridas na plataforma.
Pois, de acordo com a qualidade e facilidade de navegação para acessar esses “espaços”, a navegação será uma experiência agradável, satisfatória e trará bons resultados para o proprietário ou marca. E obviamente, o contrário prejudicará os acessos e recepção dos usuários.
Como foi dito anteriormente, a internet é um espaço digital e virtual indispensável para a grande maioria dos indivíduos, por inúmeras razões.
Com isso, é de muita importância que o funcionamento do site seja acessível. Para que isso aconteça, é necessário que os usuários te****nham uma boa experiência na página, que o site seja visualmente atrativo, de fácil interpretação, que seja de fácil acesso para outros links, que as mídias sejam acessíveis, que a acessibilidade também seja garantida, e a necessidade do usuário atendida.
Com uma experiência agradável e informações disponíveis, a página/site possui maiores acessos, compartilhamentos, resultados efetivos em outros setores.
Os resultados e acessos de um site dependem diretamente da navegação que os usuários possuem, e consequentemente, influenciam nos benefícios para marca/empresa.
Os fatores que afetam a navegabilidade são bem objetivos e diretos. Além disso, são determinantes para qualquer área de atuação, pois são importantes para a funcionalidade da página na internet.
Primeiramente, é necessário investir em tecnologias e maquinários que estejam de acordo com as principais atualizações desenvolvidas.
Outro fator determinante são os profissionais e funcionários atuantes nesse setor. Para bons resultados, os mesmos devem ser capacitados para trabalharem na função de estabelecer, mesmo que a plataforma seja automatizada, uma boa programação, organização de conteúdos e informações, e principalmente, na distribuição dos links e páginas.
Quando trata-se de possuir e programar um site ou plataforma, principalmente quando é referente a uma grande empresa/marca, muitas tendem a investir na automatização, ou seja, em softwares.
Os softwares são serviços que realizam a organização de funcionalidades a serem realizadas nos sites, informações e dados coletados, métricas e demais funções determinadas pela marca.
Com isso, o investimento deve ser cauteloso, pois um erro mínimo pode prejudicar os usuários, ocasionar ações antiéticas e consequentemente, prejudicar a navegação.
O design da plataforma também é um detalhe indispensável, pois o mesmo auxilia no que é visualmente confortável e útil, o que trará uma agradável experiência e até mesmo atingir o subconsciente do usuário. Sendo também, responsável pela distribuição dos elementos na página.
As navegações nos sites são organizadas de acordo com a sua funcionalidade. Ou seja, a categoria da página ou plataforma a ser utilizada é um fator determinante para o tipo de navegação que o usuário terá.
Este é um menu clássico que aparece na parte superior de cada página do seu site, geralmente rodando horizontalmente na tela.
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Trata-se de uma lista localizada na lateral de sua página. Pode ser mínimo, ou pode assumir o centro do palco e se tornar parte integrante do design.
Esta tendência relativamente nova de design da web quebra o menu padrão, colocando links para cada página nos cantos ou nas laterais da tela.
Embora seja frequentemente visto no design da web para celular, este ícone simples de três linhas agora está sendo visto em muitas versões de sites para desktop também.
O menu de hambúrguer oferece um ícone mínimo que não interfere no design do site e é especialmente útil quando o espaço é limitado (como em telas de dispositivos móveis).
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
O rodapé do seu site é um ótimo lugar para adicionar seus links de mídia social e quaisquer outros links importantes que os visitantes do site possam achar úteis. Ele também pode repetir o menu de navegação na parte superior da página.
Mesmo possuindo certa semelhança, as palavras ainda tem diferentes significados, mesmo possuindo conexão.
A navegabilidade, como foi dito anteriormente, refere-se em como será a experiência do usuário perante as ferramentas e páginas na na plataforma na qual estão inseridos, sendo uma experiência de navegação (acesso).
A usabilidade trata-se da clareza, facilidade de interpretação e entendimento dos usuários perante os elementos que estão distribuídos nas páginas do site ou plataforma utilizada.
A acessibilidade, por fim é referente aos conteúdos e ferramentas acessíveis para qualquer usuário, incluindo os que possuem qualquer deficiência ou limitação.
A otimização e navegabilidade dos sites estão diretamente relacionadas, pois a otimização é baseada em estratégias de marketing para impulsionar acessos e visitas dos usuários no site/plataformas.
A navegabilidade trata-se de uma agradável experiência no acesso da página, através de usabilidade e acessibilidade. Para que haja destaque perante a concorrência, é necessário que as empresas e marcas, invistam nesses dois setores.
*Esse artigo foi produzido em parceria com Webtrends.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...