5 dicas para comprar online e avaliar se um site é confiável

Comprar online é uma modalidade que tem conquistado cada vez mais pessoas.

Apenas no primeiro semestre de 2019, 5,3 milhões de brasileiros fizeram uma compra na internet pela primeira vez, de acordo com dados da pesquisa Webshoppers 40.

Apesar da praticidade e da abundância que os e-commerces oferecem, o consumidor deve ter alguns cuidados antes de comprar online.

Por isso, neste artigo, preparamos algumas dicas para que você possa identificar um site confiável quando for fazer compras pela internet. Vamos lá?

1. Observe os certificados do e-commerce

O primeiro aspecto importante para observar e identificar se você está em um e-commerce confiável são os certificados que ele possui.

O SSL é o mais importante deles, sendo fundamental para garantir que os dados que você inserir naquele site estarão seguros.

O certificado SSL pode ser identificado pelo desenho de um pequeno cadeado ao lado da URL, como mostrado na imagem abaixo.

Além do certificado SSL, existem outros selos de diversas instituições e empresas que atestam que o sistema de pagamento e outros atributos daquele e-commerce são confiáveis. É possível ver essas certificações, normalmente, no rodapé do site.

2. Procure depoimentos de outros clientes

Outra desconfiança comum na hora que você vai comprar pela primeira vez em uma loja virtual é em relação à entrega dos produtos.

Às vezes ficamos nos perguntando: Será mesmo que minhas compras vão chegar?

Uma forma de se certificar de que aquele é um e-commerce sério e confiável, que vai entregar os artigos que você adquirir, é procurar por imagens, relatos e avaliações de outros clientes.

Muitas lojas virtuais disponibilizam uma seção com depoimentos de consumidores satisfeitos e avaliações dos produtos, com comentários.

Também vale conferir os  perfis das lojas nas redes sociais.

Geralmente os e-commerces compartilham fotos e publicações de clientes satisfeitos que marcaram a empresa em seus posts.

Dessa forma, você pode ver com os próprios olhos se há clientes com os produtos daquela loja em mãos. 

Leia também sobre: Os direitos do consumidor ao comprar pela internet

3. Identifique os canais de atendimento

Mais um ponto a observar quando você vai comprar em um site novo é se os canais de atendimento daquela marca são informados com clareza. Assim, você saberá a quem recorrer caso precise de alguma ajuda.

Se você ainda está desconfiado ou tem dúvidas, entre em contato com o lojista. Mande um e-mail, mensagem pelo chat do site ou nas redes sociais.

Ao conversar com alguém do e-commerce, você pode esclarecer o que ainda te deixa inseguro e decidir se vai comprar ali ou não. 

Leia também: Como se proteger de golpes na internet

4. Visite sites de reclamação

Mais uma forma para se certificar de que o e-commerce em que você quer fazer compras é confiável é visitando sites de reclamação, como o Reclame Aqui, por exemplo.

Lá, as empresas possuem páginas em que os clientes relatam eventuais problemas.

Observe qual o teor dos relatos e, mais do que isso, se a empresa responde a essas solicitações.

Problemas às vezes acontecem, então é importante prestar atenção ao que a marca está fazendo para tentar ajudar os consumidores com reclamações.

5. Observe se o checkout da loja virtual é transparente

Por fim, e-commerces confiáveis costumam ter um checkout transparente.

Isso significa que, ao finalizar a compra, você continua no mesmo site, sem ser direcionado a outros endereços.

Conforme vimos nas dicas, se você observou que um site possui certificados de segurança, outros clientes falam bem dele e o checkout é transparente, é menos arriscado inserir suas informações.

Dessa forma, você tem mais confiança de que seus dados pessoais estão seguros na internet.

E se você pensa em vender pela internet…

Se você pensa em vender pela internet, também precisa ficar ligado nessas dicas. Afinal, para que seus clientes enxerguem seu e-commerce como confiável, você precisa deixá-los seguros na hora de estruturar seu site.

Preste atenção aos pontos citados no artigo na hora de criar uma loja virtual.

Considere sempre que, se um potencial consumidor não se sentir seguro no seu site, não vai hesitar em comprar do seu concorrente. 

Portanto, na hora de escolher sua plataforma de e-commerce, leve em consideração se ela te dará opções para tornar as condições citadas no artigo possíveis em seu site.

Dessa forma, sua loja será considerada confiável e você poderá vender sem problemas!

*Esse artigo foi produzido em parceria com a Nuvemshop.

Posts Relacionados

Internet ruim pode ser cancelada sem multa

Autor: minhaconexao | 23 de maio de 2019
Essa é uma novidade que poderia vir a calhar para os internautas e usuários do Brasil, sempre envolvidos em cobrança com os provedores por uma…