Dia Mundial do Emoji: conheça alguns fatos curiosos

Esta semana, no dia 17 de julho, comemorou-se o Dia Mundial do Emoji. A escolha da data tem relação direta com a Apple e o iOS, tendo sido abraçada pelo Facebook e pelo Google. Conheça alguns fatos curiosos sobre esses símbolos, desenhos e carinhas que usamos na internet:

Emojis mais usados no Brasil e no mundo

Cada empresa possui seu próprio ranking de emojis mais utilizados, mas o campeão é a carinha chorando de rir. No Facebook, ele aparece em primeiro lugar, seguida pelo emoji com olhos de coração. No Twitter, a sequência é igual, com o rosto chorando em terceiro lugar.

No Brasil, o coração vermelho aparece em primeiro lugar no Google, vindo logo atrás a carinha com olhos de coração e mãos batendo palmas.

Significados diferentes dos emojis

Alguns emojis são usados com significado diferente do original, ou em razão da ambiguidade da expressão das carinhas ou pela diferença do desenho em sistemas diferentes. O high-five, por exemplo, é interpretado como duas mãos unidas em oração, enquanto que a carinha de raiva, que em alguns sistemas parece um sorriso, nada mais é do que alguém fazendo careta.

Mudança nos emojis

Determinados emojis passaram por mudanças para se adequar a novos comportamentos sociais, como a inclusão de etnias diferentes, que adicionou seis tons de pele aos emojis que representam expressões humanas, e os novos formatos de família, que passaram a incluir homossexuais e famílias inter-raciais, além da inclusão do gênero neutro.

Outras mudanças envolveram emojis de comida, além do emoji de pistola, que antes era representado por uma arma de fogo, sendo substituído por uma pistola de água em razão da regulamentação de armas nos Estados Unidos.

Emojis com duplo sentido

Existem carinhas que passaram a ser usadas com duplo sentido, inclusive com conotação sexual, como os ícones de berinjela e banana, e o de pêssego, que virou sinônimo de bumbum. Os emojis de luz também são interpretados com relação a sexo.

Emoji exclusivo para Windows 10

Da mesma forma que o Gato Ninja, os usuários do Windows 10 têm acesso a um emoji exclusivo: o Astro Cat. O ícone é o mascote informal do sistema, mostrando um gato cinza vestido com roupa de astronauta e uma faixa vermelha amarrada na cabeça. Para inseri-lo é só usar uma combinação de caracteres especiais, mas usuários de outros sistemas só poderão ver emojis comuns de gato e foguete.

Emojis não reconhecidos

Depois do lançamento de novos emojis, cada empresa pode atualizar sua biblioteca de acordo com seu próprio calendário. Por isso, pode acontecer de você receber um emoji que seu sistema não seja capaz de identificar e, nesse caso, ele será substituído por um símbolo de interrogação ou um quadradinho. É possível descobrir de que emoji se trata através do site da Emojipedia, ou usando o Twitter.

Animoji: a evolução das carinhas

A Apple recentemente revolucionou os emojis com o lançamento dos Animojis no iPhone X. Utilizando o recurso Face ID, que captura os movimentos faciais do usuário, é possível criar um emoji animado que acompanha o que o usuário faz com o rosto, permitindo criar uma animação e gravar vídeos com a própria voz.

Com maior velocidade na internet você pode brincar com os emojis da forma que quiser. É uma forma de comunicação criada que veio para animar e divertir os usuários.

Posts Relacionados