As redes sem fio públicas estão presentes em diversos locais que frequentamos no nosso cotidiano, tais como faculdades, cafeterias, shoppings, praças, escolas e etc. Conectamos com facilidade, usamos as redes sociais e aproveitamos as conexões para navegar na internet a qualquer momento, fazer downloads e etc., pois já se tornou algo comum e habitual no nosso dia a dia sem nos atentarmos sobre os perigos que existem ao se conectar em uma rede desconhecida.

Afinal, nossos dispositivos por diversas vezes já conectam automaticamente as redes abertas, ou já possui redes salvas na memória do aparelho. Para os usuários de PC, notebooks e smartphones, o Wi-Fi público não é o ideal, mas existem casos de urgências no qual o seu uso é inevitável.

Cilada:” Wi-Fi grátis”, “Free Wi-Fi”

Se o seu aparelho contém qualquer informação particular ou segredos comerciais abandonar o habito de conectar em redes de Wi-Fi públicos é uma excelente decisão. Espere estar em um lugar seguro para se conectar. As redes abertas também podem ser um grande perigo para a privacidade da informação.

Na maioria das redes públicas, não existe nenhumas características para garantir a segurança de seus utilizadores, como por exemplo protocolos de segurança (WEP, WPA e WPA2). Nunca se conecte a redes chamadas “Wi-Fi grátis”, “Free Wi-Fi”, o melhor é verificar o nome da rede com o responsável pelo local no qual você se encontra.

Alguns criminosos criam conexões falsas usando nomes de restaurantes ou lugares públicos para enganar os usuários. Toda informação trocada a partir desse Wi-Fi é monitorada e roubada. Existem ataques nos pontos de acesso onde o atacante pode acessar os dados enquanto a vítima navega. Por isso, não use informações financeiras, não insira detalhes do seu cartão de crédito, não faça compras online, trata-se de um risco especialmente para senhas bancárias e também para transações financeiras com cartões de crédito.

Se for realmente necessário acessar essas informações, use uma VPN (rede privada virtual, do inglês virtual private network) para garantir a privacidade da informação. Também é recomendado que se utilize a rede 3G/4G seja usada ao invés da conexão pública.
É superimportante que seus aparelhos estejam protegidos com antivírus, e é importante que o software seja atualizado com frequência.
Acesso a suas redes sociais, internet banking, assistir filmes em streaming, e fazer seus downloads a vontade? Deixe para fazer isto em casa com todo conforto e segurança possível.

Acesso o MinhaConexão

Crie o habito de sempre acompanhar a velocidade da sua conexão na internet, e para isto utilize a MinhaConexão para teste de velocidade e medir a velocidade de download com maior precisão e segurança em seus resultados, ele armazena e gera um histórico detalhado com os seus testes. Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet. O site MinhaConexão, conta com mais de 1.500 provedores cadastrados e tem a maior rede de provedores associados no Brasil!