Velocimetro - Minha Conexao

Metodologia dos Testes


Apresentamos abaixo, detalhadamente, a metodologia utilizada para efetuar os testes de velocidade da internet. Podemos observar os seguintes passos:

1) Escolha do servidor mais rápido:
O nosso sistema possui centenas de servidores espalhados por todo o Brasil. O primeiro passo do teste é escolher o servidor mais rápido, perto da cidade onde você está. Assim garantimos que os dados transmitidos nos testes percorrerão uma distância pequena e serão supridos por um servidor com boa velocidade.

2) Teste de Latência
Uma vez escolhido o servidor, será requisitado, por diversas vezes, o download de um pequeno arquivo (10 bytes). Desta forma, simulamos uma operação conhecida como ping, testando o tempo de ida e volta de uma requisição através de sua conexão. (É considerada apenas uma parcela deste tempo de download, dado que uma conexão TCP possui várias etapas, ao contrário do protocolo ICMP, mais simples).

3) Teste de Velocidade de Download
Será requisitado o download de divervos arquivos, de forma sequencial e também paralela.
Através do tempo levado para concluir os downloads, podemos calcular a velocidade de sua internet, levando em consideração sempre o download mais rápido (capacidade máxima de sua conexão). Vale ressaltar que, estatisticamente, este método pode apresentar um erro de até 20% devido a particularidades dos navegadores.

4) Teste de Velocidade de Upload
São enviados diversos pacotes de dados para o servidor, de forma sequencial e também paralela.
Calculamos a velocidade de upload através do tempo gasto para enviar estes pacotes, levando em consideração sempre a transação mais rápida. Vale ressaltar que, estatisticamente, este método também pode apresentar um erro de até 20%, devido a particularidades dos navegadores.



Problemas ou sugestões, contate-nos: minhaconexao@minhaconexao.com.br