Vivo Fibra é boa? Descubra se vale a pena contratar

Quando o assunto é internet banda larga, a Vivo Fibra é sem dúvida um dos serviços mais procurados do país.

Desde a fusão com a GVT, o número de clientes da operadora não para de crescer, assim como o investimento em novas tecnologias e criação de novos planos.

  • Será que a Vivo Fibra é uma boa opção?
  • Devo contratar a internet banda larga da Vivo?
  • Quais as vantagens e desvantagens que esse serviço oferece?

É o que iremos explicar nos próximos tópicos.

Vivo Fibra é boa?

Segundo os consumidores entrevistados na pesquisa de satisfação anual da Anatel, feita com usuários e clientes das operadoras, a Vivo oferece a 10ª melhor internet banda larga do país, com uma nota de avaliação geral de 6,48.

No quesito velocidade de internet a Vivo é a 5ª internet mais rápida do país,  Segundo o ranking do MinhaConexão, oferecendo uma velocidade média de 17MB.

De modo geral, os planos disponibilizados pela Vivo ainda são um dos mais caros do mercado. Entretanto, o custo e benefício da operadora é interessante para o consumidor, uma vez que oferece uma das melhores tecnologias da atualidade, a fibra Ótica

Por outro lado, é possível conseguir alguns descontos contratando 2 ou mais serviços da operadora, como TV por assinatura, telefone fixo e  internet banda larga.

O que é fibra ótica

A tecnologia utilizada pela Vivo Fibra é também conhecida como Fibra Ótica. Esse é um dos grandes diferenciais oferecidos pela operadora, já que a fibra permite ter uma internet bem mais veloz.

Os fios utilizados por esse tipo de tecnologia permitem que uma maior quantidade de dados seja transmitida ao mesmo tempo, diferente da tradicional conexão por cabo de telefone, ainda muito utilizada.

Outro lado positivo que a tecnologia de Fibra Ótica oferece é a estabilidade de conexão. Diferente das tecnologias ADSL ou Coaxial (popularmente conhecidas como cabo de telefone e de televisão), os dados são transmitidos com maior precisão e menos suscetível a ruídos.

Quais as vantagens do Vivo Fibra

As maiores vantagens que a Vivo Fibra oferece para os seus clientes são:

  • Acessibilidade: a operadora disponibiliza uma grande quantidade de opções, de combos, pacotes, serviços, números de canais e velocidade de internet. Dessa forma, é possível abranger um grande número de perfis de consumo, oferecendo pacotes mais adequados às suas necessidades.  
  • Tecnologia: a Fibra Ótica é uma das melhores tecnologias disponíveis atualmente para transmissão de dados, sendo bem vantajosa para o usuário.
  • Velocidade: no ranking do MinhaConexão, a Vivo oferece uma velocidade média de 17MB, sendo uma das melhores do país.

Desvantagens do Vivo Fibra

Entre as desvantagens oferecidas pelo Vivo Fibra, podemos destacar:

  • Preço: embora ofereça um custo benefício interessante se considerarmos a tecnologia oferecida, a Vivo oferece um dos preços mais caros por MB contratado. Se o seu objetivo é ter um plano barato, ela pode não ser a melhor opção.
  • Avaliação: Segundo a pesquisa da Anatel, feita em 2018, a Vivo tem nota 6.48 em satisfação geral dos seus clientes, ficando em 10º lugar entre os pesquisados.

Cobertura e disponibilidade

Por oferecer planos com Fibra Ótica, uma tecnologia ainda em expansão, a Vivo Fibra geralmente oferece cobertura em regiões mais centrais, próximas de capitais ou regiões metropolitanas.

Para conferir se a Vivo oferece cobertura na sua residência, é muito simples. Basta acessar o site da operadora e preencher um pequeno cabeçalho, com o seu nome, telefone, CEP e número da sua residência.

Você também pode ligar para o número 0800 052 1547 e verificar com um atendente a cobertura na sua região.

Vivo Fibra Combo

Aqui no Brasil, existe uma lei que proíbe a venda casada. Isso significa que uma operadora não pode te obrigar a contratar um pacote se você quiser apenas um dos serviços (com exceção de TV para assinatura). Ou seja, você não é obrigado a contratar telefone fixo para ter internet.

Porém, é mais vantajoso para a operadora que você contrate os dois serviços. Afinal, é a mesma tecnologia, o mesmo modem e o mesmo processo de instalação. E caso você tenha uma emergência e resolva utilizar o telefone ou compre uma TV, a operadora sai no lucro.

Por esse motivo, os planos no combo costumam ser bem mais acessíveis do que contratar o pacote de internet sozinho. O que, no final das contas, acaba sendo vantajoso para o consumidor também. No caso da Vivo Fibra, contratar um plano de telefone com internet pode sair muito mais barato do que contratar apenas o serviço de internet.

O Combo da Vivo Fibra oferece serviço de televisão HD, telefone fixo, internet banda larga e o cliente ainda pode incluir um plano Controle ou pós-Pago da Vivo na oferta.

Vivo Fibra TV

A Vivo também oferece pacotes de TV por assinatura, com conteúdos HD para seus assinantes. A operadora oferece planos mais simples, com 41 canais, ou planos mais completos, com até 102 canais.

O cliente pode optar também pela qualidade que deseja ter acesso, escolhendo entre Super HD, Ultra HD, Ultimate HD e Full HD. Quanto melhor a qualidade contratada, mais caro o plano.

A Vivo TV conta com canais da TV aberta, pacotes do Telecine, HBO, Premiere entre outros disponíveis para contratação dentro do plano.

Telefone fixo no Vivo Fibra

Com planos de celular cada vez mais versáteis e com baixo custo para ligações locais, contratar um plano de telefone fixo para a sua residência se tornou bem menos vantajoso.

Geralmente, os planos de telefone fixo costumam vir junto com um plano de internet banda larga ou TV por assinatura, oferecendo desconto pela contratação dupla em um pacote.

A maioria desses casos oferecem planos mais básicos, com ligações locais ilimitadas para fixos de qualquer operadora e celulares da Vivo.

Porém, para quem tem interesse em um plano melhor, a operadora oferece pacotes mais completos, com ligações ilimitadas para celulares da Vivo e fixos de qualquer operadora para todo o país.

Para contratar um plano fixo da Vivo avulso, o preço mínimo é em média R$30,00. Investindo esse valor no seu plano de celular, é muito mais interessante contratar um plano controle ou pós-pago, que oferece ligações ilimitadas, tanto para celular quanto para fixo de todo país.

Atendimento Vivo Fibra

Para contratar, reclamar ou tirar dúvidas sobre os produtos do Vivo Fibra, existem diversos canais de atendimento disponíveis para o consumidor:

    • Chat: pelo chat é possível realizar a contratação de planos, verificar a disponibilidade e tirar dúvidas em relação aos produtos. Basta acessar o site da vivo.
    • Contratação online: com a opção monte seu combo, é possível personalizar, no site da Vivo, os produtos que você deseja adquirir, fazendo a contratação de forma online.
    • Ligação: para realizar a sua contratação por telefone, basta solicitar uma ligação da operadora, informando seu nome e telefone que um atendente irá entrar em contato com você. Você também pode ligar para o número 0800 052 1547 e fazer sua solicitação.

Há sempre a possibilidade de comparar o plano escolhido com outros planos disponibilizados por outras operadoras, a fim de confirmar e você está escolhendo o melhor plano disponível para você.

E então? Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente te explica!

     

    Posts Relacionados

    O quê é o Meu Vivo e como funciona?

    Autor: Bianca Leonel | 19 de março de 2019
    Você sabe o quê é o Meu Vivo e como ele funciona? Saiba todos os detalhes e conheça o portal de relacionamento da Vivo. A…