Tudo que você precisa saber sobre planos de celular!

Os planos de celular podem variar muito em cada operadora, assim como o tipo de pacote a ser contratado, tecnologia, os tipos de serviço oferecidos e a qualidade. Por isso, na hora de escolher o seu plano de celular ideal, há muitas coisas a serem consideradas.

Pensando nisso, reunimos aqui pontos importantes que você deve saber sobre os serviços oferecidos pelas operadoras. Confira!

Qual plano de celular devo escolher?

Existem dezenas de planos de celular disponíveis no mercado e uma coisa é certa: não existe um que seja perfeito para todas as pessoas. Cada um tem um perfil como consumidor dos serviços oferecidos pelas operadoras e é isso que você deve considerar ao escolher o plano ideal para você.

Quem precisa de muitos dados de internet para suprir sua necessidade de navegação, deve buscar planos que têm uma maior franquia de dados. Já as pessoas que fazem longas ligações, várias vezes por dia, precisam de pacotes com ligações ilimitadas ou com preços mais baixos por minuto.

Da mesma forma, se você tem uma família grande, quem sabe não compensa procurar por um plano familiar, com dependentes utilizando a mesma franquia de minutos e internet?

Percebe a variedade de necessidades que as pessoas podem ter? Por isso, quando estiver na busca pelo plano de celular perfeito considere três coisas:

  1. Identifique exatamente o que você precisa.  
  2. Verifique qual operadora oferece os serviços que você quer.
  3. Quanto é cobrado por isso e se o valor é justo.

Ponderando dessa forma, você é capaz de encontrar o plano que irá te atender completamente com o valor que você pode pagar.

Veja também: Saiba tudo sobre internet banda larga!

As principais operadoras com planos de celular

Atualmente, no Brasil, há cinco operadoras que atuam com ampla cobertura, o que faz com que sejam as maiores provedoras em âmbito nacional. É o caso das empresas Tim, Vivo, Claro, Oi e Nextel. Outras operadoras de menor porte atuam por estado ou região.

Saiba um pouco mais sobre as operadoras!

Tim

Considerada líder em cobertura 4G, a operadora oferece planos com ligações ilimitadas para qualquer número no Brasil. Por isso, você pode focar em escolher no plano com dados de internet que mais combinam com você.

Em alguns casos, como em planos pós-pago e controle você tem bônus dos dados contratados, aumentando ainda mais sua franquia. Além disso, há dados que podem ser utilizados especificamente para ver vídeos em aplicativos como YouTube ou Netflix.

Você também tem direito a assinaturas gratuitas de serviços como o Deezer e periódicos na Banca Digital.

Vivo

A Vivo é considerada a empresa com maior cobertura 3G no país, isso faz com que você utilize os serviços mesmo quando está viajando para outro estado, contando com a qualidade da internet.  

Em alguns planos, é possível ter dependentes, dividindo minutos e dados, o que permite economizar e controlar melhor os gastos.

É possível contratar sem fidelização, mas os planos com contratos de 12 meses contam com descontos atraentes.

Claro

Embora conte com planos mais caros que a média de mercado, é um dos melhores serviços oferecidos, inclusive no que diz respeito à internet. Em alguns planos, é possível utilizar determinados aplicativos sem gastar dos seus dados de franquia.

Graças à parceria com a Net, é possível ter acesso ao Net Now, dependendo dos tipos de serviço contratados e você ainda tem internet fora de casa, com WiFi Net Claro espalhados pela cidade.

Vale ressaltar que os planos contam com fidelidade de um ano.

Veja também: Conheça o Combo Claro!

Oi

Seus planos incluem ligações para qualquer operadora e você pode escolher por fidelização de 12 meses ou não. Um grande diferencial é que a Oi oferece WiFi gratuito em mais de um milhão de hotspots espalhados por todo o país. Isso permite que os clientes economizem nos gastos de dados de internet.

Veja também: Confira o que os planos da Oi têm a oferecer!

Nextel

Os planos de celular da Nextel contam com flexibilidade nos serviços oferecidos, e você tem roaming nacional gratuito, além de poder fazer ligações via rádio para qualquer lugar do mundo.

A maior parte cobertura da Nextel é de 3G, tendo apenas 10 municípios que contam com acesso a tecnologia 4G.

É possível compartilhar seus minutos e dados de internet com outros usuários, pagando apenas uma taxa adicional.

Veja também: Tudo sobre os planos Nextel!

Pequenas operadoras

Embora não tão divulgados como as empresas citadas anteriormente, há provedores menores, com cobertura focada em alguns estados ou regiões, o que permite melhor atendimento e qualidade nos serviços.

Entre essas operadoras, merecem destaque a Algar, Porto Seguro e Sercomtel. Elas podem ser ótimas opções para você, principalmente se não realiza viagens constantes, precisando de cobertura em outros pontos do Brasil.

Tipos de planos de celular

De modo geral, os tipos de planos de celular são divididos em três modalidades. Você encontra no mercado planos pré-pago, pós-pago e controle, em todas as operadoras atuantes.

Além disso, também é possível encontrar planos de celular para famílias, em que uma conta tem vários dependentes, e também planos corporativos.

Confira como funciona cada um desses tipos de plano:

Pós-pago

O pós-pago é o tipo de plano em que você utiliza os serviços oferecidos pela operadora, para depois pagar por eles. Dessa forma, pode ser que haja variação de uma fatura para a outra.

Você contrata um tipo de pacote, mas, caso precise falar mais do que sua cota de minutos ou utilizar mais dados de internet, você pode adquiri-los o que vai elevar o valor da sua conta.  

Os planos pós-pago são ideais para as pessoas que utilizam os serviços de telefonia móvel e de internet de modo contínuo e prolongado. Dessa forma, mesmo pagando mais que em outros tipos de pacotes, o custo X benefício pode ser bastante vantajoso.

Pré-pago

Os planos de celular que são chamados de pré-pago funcionam com recargas realizadas previamente. São com créditos de valores diferenciados, para só então você usar os serviços da sua operadora.

Esses créditos são encontrados em diversos pontos de venda, como bancas de jornal, farmácias, supermercados, nas próprias lojas da operadora e online. É possível recarregar até em aplicativos de relacionamento de cada uma das empresas.

Esse é o tipo de plano feito para quem tem uma verba mais reduzida e quer aproveitar dos serviços mais básicos, utilizando mais internet de pontos WiFi e faz poucas ligações.

Controle

Os usuários que gostam de saber exatamente quando vão pagar, sem surpresas no próximo mês, e ao mesmo tempo têm demanda constante de ligações e internet costumam se dar bem com os planos controles.

Isso porque as operadoras oferecem nesses pacotes boas ofertas de dados, muitas vezes ligações ilimitadas, e você paga um valor fixo todo mês.

Veja também: Como funciona o Tim Controle?

Planos para família

Se todas as pessoas da sua família precisam de telefone, porque não fazer um só plano para todos? Nesse tipo de serviço, as operadoras disponibilizam determinada quantidade de dados de internet e minutos que são divididos pela quantidade de linhas contratadas como dependentes. É possível economizar nos gastos e controlá-los em uma só conta.

Planos empresariais

As empresas também precisam de serviços das operadoras como ferramentas indispensáveis para a realização dos seus negócios. No entanto, o volume contratado é bem maior e por isso os custos também. Para facilitar a vida de pessoas jurídicas, os provedores também oferecem planos corporativos.

De modo geral, eles contam com opções mais vantajosas, contratando mais serviços com descontos.  

Tecnologias de conexão

Atualmente, as tecnologias de conexão disponíveis nos planos de celular são, em sua maioria as 3G e 4G e são as utilizadas para transmissão de dados e navegação na internet.

A média de velocidade da tecnologia 3G, no Brasil, é de 8,82 Mbps e está disponível em 95,8% das cidades do país. Foi esse tipo de conexão que popularizou o uso de internet pelo celular.

No caso da 4G, mais de 75% dos municípios já têm acesso a ela. Trata-se de uma tecnologia mais rápida e com maior estabilidade de sinal, proporcionando melhor experiência aos usuários.

Além disso, também é possível encontrar no mercado planos de celular com as tecnologias 4G+ e 4,5G. Ainda tímida no Brasil, com funcionalidade em poucos grandes centros e ainda em desenvolvimento pelas operadoras, o foco é aumentar a velocidade utilizando várias faixas de frequência.

Qualidade das operadoras

Periodicamente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza pesquisas de satisfação com milhares de usuários em todo o país. Dessa forma, é possível avaliar a qualidade dos serviços prestados.

De acordo com a última consulta sobre telefonia pós-paga, a satisfação geral dos clientes ficou em 6,99 (em uma pontuação de 0 a 10), levando em consideração itens como contratação, funcionamento, cobrança, atendimento e capacidade de resolução.

A Porto Seguro ficou em 1º lugar, com pontuação de 8,32, a Vivo ficou em 2º lugar com nota 7,26, seguido pela Tim (7,16), Claro, Algar e Nextel empatadas na 4ª posição (7, 7,04 e 7,02, respectivamente) e a Oi em 5º lugar, com 6,20.

Veja como ficou a avaliação do serviço pré-pago:

  • 1º lugar: Sercomtel (7,71)
  • 2º lugar: Algar (7,41)
  • 3º lugar:  Claro (6,92)
  • 4º lugar: empate entre TIM (6,82) e Vivo (6,88)
  • 5º lugar: Oi (6,66)

Vale ressaltar que as operadoras Porto Seguro, Sercomtel e Algar tem cobertura inferior às das outras operadoras e, com isso, costumam ter avaliações superiores.

Como contratar planos de celular

Cada operadora tem um atendimento específico, mas todas costumam ter canais de televendas por telefone, online e lojas físicas.

Confira como contratar as principais operadoras:

    • Tim: a operadora conta com chat online em sua página principal, onde você pode falar com um atendente e contratar o plano de sua preferência. Além disso, você pode procurar uma loja física nos principais centros comerciais ou ligar para o número 103 41.

  • Claro: no site da operadora você pode se cadastrar para que um consultor te ligue com ofertas de planos. Além disso, há chat online e televendas pelo 0800 720 1234 e 1052.
  • Oi: para falar diretamente com o setor de vendas de planos, ligue para 1057. Você também pode buscar por um quiosque da Oi.

 

  • Vivo: a operadora disponibiliza atendimento online em seu site e televendas pelo número 1058. Há centenas de lojas físicas da empresa, onde você  também é capaz de contratar planos de celular.
  • Nextel: No site da operadora há a opção de preencher os seus dados e pedir que algum atendente autorizado entre em contato com você. Também é possível ligar para (11) 4004-6611.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pelas operadoras e conte pra gente qual o plano de celular ideal para você!

 

Posts Relacionados