Vivo Smart Wi-Fi: entenda como o aplicativo funciona

Bloquear a rede Wi-Fi, reiniciar o roteador, trocar senha e o nome da rede. Tudo isso é possível com o aplicativo Vivo Smart Wi-Fi. 

O app facilita a vida dos usuários quando o assunto é gerenciamento da rede Wi-Fi. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é Vivo Smart Wi-Fi 

O Vivo Smart Wi-Fi foi criado para clientes Vivo Fibra que desejam controlar a rede Wi-Fi dentro de casa e gerenciar suas preferências. 

É como se fosse um controle remoto do Wi-Fi, com funcionalidades que facilita realizar configurações, das mais simples até as mais complexas.

Com isso, é possível que o usuário da operadora Vivo faça tudo através de um aplicativo de celular, de forma prática e simples e completamente gratuita. 

O app Vivo Smart Wi-Fi é compatível com o roteador Vivo Smart Wi-Fi, modelo HGU, das fabricantes Mitrastar e Askey. 

Usar um roteador adequado é essencial para o bom funcionamento do aplicativo.

Como baixar o Vivo Smart Wi-Fi?

O aplicativo Vivo Smart Wi-Fi está disponível para telefones com tecnologia Android, a partir da versão 4.4, e iOS, a partir da versão 7.0.

Para baixar e instalar:

  1. Acesse a loja Google Play ou App Store.
  2. Digite Vivo Smart Wi-Fi.
  3. Clique em instalar.
  4. Pronto, você já pode acessar o  aplicativo!

Para acessar, digite a senha de 8 dígitos localizada na etiqueta inferior do seu roteador e confira se o aparelho telefônico está conectado na mesma rede Wi-Fi do roteador.

Funcionalidades do Vivo Smart Wi-Fi

São muitas as funcionalidades do Smart Wi-Fi Vivo! As principais são:

  • Verificar se a internet está funcionando normalmente.
  • Desativar a conexão de um smartphone específico (ex.: fazer isso com uma criança que precisa dormir e continua na internet).

A desvantagem do aplicativo é que nem todos os roteadores são compatíveis com sua conexão. Ou seja, se conectado a um aparelho não adequado, o processo pode não ser eficaz. 

Porém, vale lembrar que os usuários que já são clientes da internet fibra ótica da Vivo podem pedir a troca do aparelho pela versão compatível com o aplicativo sem custo.

Confira abaixo como realizar algumas configurações no Smart Wi-Fi Vivo:

Trocar nome e senha da rede com o app Smart Vivo Wi-Fi

Uma das funcionalidades mais usadas pelos usuários é a de realizar troca de nome e senha da internet Wi-Fi por meio do aplicativo. 

Esta configuração funciona para as redes 2,4 Ghz (giga-hertz) ou 5Ghz e pode ser feita a qualquer momento.

Para configurar:

  1. Clique sobre a logo da Vivo na tela de entrada do aplicativo.
  2. O aplicativo irá abrir uma tela com as opções para gestão da rede.
  3. Selecione uma das redes disponíveis.
  4. Altere a opção desejada nos campos “Nome do Wi-Fi” e “Senha do Wi-Fi”.

Lembrando que, ao trocar nome ou senha da rede, será necessário conectar todos os dispositivos novamente, pois eles perdem a conexão pré-estabelecida.

Como compartilhar internet com convidados no aplicativo Vivo Smart Wi-Fi

É possível também ativar acesso de convidados na rede e compartilhar a conexão com eles. 

Para isso basta você seguir os passos abaixo:

  1. Clicar no botão “+” no canto inferior direito da tela. 
  2. Escolha a opção de “acesso à convidados”. 
  3. Clique no botão de acesso ao Wi-Fi de convidados na nova tela aberta pelo app.
  4. O aplicativo irá gerar um nome de rede de acesso à convidados e uma senha. 
  5. Depois é só clicar no botão de compartilhamento ao lado da senha.

O compartilhamento poderá ser feito via SMS ou através das redes sociais instaladas no seu smartphone.

Bloquear e desbloquear um dispositivo na rede Wi-Fi

Uma funcionalidade muito esperada com o aplicativo é o bloqueio de dispositivos específicos. 

Se você tem criança em casa, por exemplo, e precisa limitar o horário de acesso à internet esta pode ser sua solução. Isso porque, com o bloqueio, é possível cortar a conexão de um telefone ou computador

Em primeiro lugar, veja quem está conectado na sua rede Vivo Wi-Fi:

  1. Na tela principal do seu Vivo Smart Wi-Fi clique no símbolo da Vivo.
  2. Em seguida, aparecerá ícones verdes. Cada ícone é um dispositivo ligado à sua rede.
  3. Clicando em cada um deles aparecerá a lista de dispositivos conectados.

Para bloquear qualquer dispositivo da lista, siga o passo-a-passo:

  1. Na tela de entrada do aplicativo será mostrado um mapa com todos dispositivos conectados.
  2. No mapa de dispositivos, selecione aquele que deseja bloquear.
  3. Clicar no botão de “bloqueio do dispositivo”. 

Para desbloquear um dispositivo:

  1. Clique novamente no mapa de dispositivos.
  2. Clique para visualizar os dispositivos conectados à rede.
  3. Clique na opção “bloqueado”.
  4. Clique no dispositivo que deseja desbloquear e confirme o desbloqueio.

Diagnóstico de rede

Para fazer um diagnóstico de rede simples pelo aplicativo e otimizar o sinal do Wi-Fi, acompanhe os passos:

  1. Clique sobre o botão “+” no canto inferior direito da tela.
  2. Escolha a opção “Diagnóstico Wi-Fi”. 

Para um diagnóstico mais completo:

  1. Clique sobre o logo da Vivo na tela de entrada. 
  2. Uma tela com as opções para gestão de sua rede e detalhes do seu roteador Vivo Smart Wi-Fi aparecerá para você.
  3. Selecione a opção roteador Vivo.
  4. Você poderá selecionar a melhor opção para o que precisa verificar.

Repetidor Vivo Smart Wi-Fi

A Vivo também te dá a opção de adquirir um repetidor Vivo Smart Wi-Fi, que você pode controlar a partir do app.

Com ele, você expande o sinal que recebe da operadora, permitindo que o alcance seja maior.

É muito útil para que o wi-fi esteja disponível em todos os locais da casa, já que às vezes você pode ficar desconectado em alguns cômodos.

Isso acontece porque a residência é muito grande ou há barreiras como paredes e móveis muito grossos.

O aparelho custa a partir de R$439,00 e pode ser adquirido na loja virtual da Vivo

Ele é recomendado para casas de dois andares, com barreiras físicas, que possuem planta em formato de L ou que são maiores do que 60m².

Vale ressaltar que ele é voltado para quem tem roteador Vivo Fibra.

Utilizar o repetidor de sinal WiFi para outros modens e de outras operadoras pode não ter a compatibilidade e o resultado esperados.

Vivo Smart Wi-Fi não conecta

Se você não está conseguindo conectar no aplicativo, a primeira atitude é verificar se os aparelhos que você está usando são compatíveis com o sistema. 

Se o seu roteador é compatível e mesmo assim sua conexão não está sendo eficaz, envie uma foto da etiqueta embaixo do seu roteador, com o número do equipamento e a versão do sistema operacional do seu celular para o e-mail: Smart.wifi.br@telefonica.com

Posts Relacionados