Vivo Fatura: tudo o que você precisa saber sobre sua conta Vivo

A Vivo como uma das principais operadoras do Brasil oferece inúmeros serviços para você. Os pacotes são usufruídos ao longo do mês e então chega a sua fatura Vivo.

Você sabe exatamente quais as opções disponíveis para sua fatura Vivo, ou qual o procedimento caso precise de 2ª via da conta da sua internet banda larga Vivo Fibra, por exemplo?

Não se preocupe! Confira as informações que separamos para você e saiba tudo sobre sua conta da Vivo!

Formas de pagar a fatura Vivo

Durante muito tempo a única forma de pagar contas era enfrentar filas quilométricas no caixa do banco, principalmente se o vencimento fosse próximo do 5ª dia útil do mês.

Com o avanço da tecnologia, outras maneiras de pagar sua fatura surgiram, facilitando a vida do consumidor com opções que visam inclusive a comodidade de fazer pagamentos no conforto da sua própria casa.

A Vivo disponibiliza várias alternativas para realizar o pagamento da sua fatura. Você pode optar por correspondentes bancários, débito automático e os próprios bancos. Veja como é simples:

  • Bancos: você pode ir a uma agência bancária e fazer o pagamento no próprio caixa, acessar sua conta em um caixa eletrônico com autoatendimento debitando o valor imediatamente ou ainda utilizar o internet banking – disponível por meio de aplicativo ou acesso pessoal no site do banco.
  • Correspondentes bancários: Há farmácias, casas lotéricas e supermercados que são autorizados a receber pagamentos de boletos e faturas. Nesse caso, o cliente apenas se dirige ao balcão autorizado e paga com dinheiro ou cartão, saindo com o comprovante de pagamento efetuado.
  • Débito automático: é possível vincular sua fatura da Vivo diretamente com sua conta do banco. Dessa forma, no dia cadastrado, o valor da conta será debitado automaticamente. Confira mais informações sobre o serviço mais adiante neste artigo. 

É aceito pagamento com cartão de crédito?

Às vezes você se descontrola com o orçamento mensal e é preciso recorrer a cartões de crédito para dar conta de tudo, não é mesmo?

Esse tipo de pagamento não está entre os principais oferecidos pela Vivo, mas, você consegue optar por ele caso o seu cartão de crédito seja o mesmo de sua conta bancária. Assim, ao acessar o internet banking para pagar a conta, você assinala a alternativa de pagamento com cartão de crédito.

É possível tirar 2ª via da fatura Vivo?

Perder uma conta ou esquecer onde guardou pode ser algo muito comum para algumas pessoas. Nesses casos, é necessário solicitar a 2ª via da fatura, mas como proceder?

Cada empresa tem um procedimento diferente. Para quem é cliente Vivo, a operadora disponibiliza várias alternativas para não correr o risco de você ficar sem atendimento. É possível conseguir sua 2ª via pela internet, telefone, aplicativo e até SMS.

Conheça os detalhes de cada opção!

2ª via pela internet

Um dos canais de relacionamento mais eficientes da Vivo é o Meu Vivo. Nele, o cliente consegue tirar as dúvidas mais recorrentes e ainda resolver pequenos problemas, sem ter de entrar em contato com atendentes da operadora ou chamar técnicos em sua residência.

O canal pode ser acessado no site da empresa e o cadastro é feito com seu e-mail e CPF titular da conta.

Para conseguir a 2ª via da sua fatura no portal, você pode seguir esse passo a passo:

  1. Entre na página do Meu Vivo e faça seu login e senha
  2. No menu, selecione “2ª via de conta móvel” ou “2ª via de conta fixa”.
  3. Digite o seu DDD e número do telefone vinculado à Vivo.
  4. Acrescente seu CPF.
  5. Clique em “Avançar”.
  6. Se você for cliente de conta fixa, você também deve informar o vencimento da sua conta. Nos casos de conta móvel, você receberá um código de segurança de verificando por mensagem de texto.
  7. Digite o código que você recebeu e clique em “Avançar”.
  8. A partir de então, você tem acesso ao valor da sua conta, o vencimento e pode optar por emitir a 2ª via da sua fatura.

Aplicativo Meu Vivo

O Meu Vivo também está disponível via aplicativo para iOS e Android. Você pode baixar gratuitamente e fazer o cadastro com os mesmos dados que utiliza para acessar o portal.

São três tipos diferentes de aplicativos, que estão ligados ao plano que você adquiriu da Vivo:

  • Meu Vivo Móvel
  • Meu Vivo Fixo
  • Meu Vivo Empresas

A 2ª via da sua fatura está disponível no aplicativo de maneira mais simples que no portal. Veja como é simples:

  1. No menu principal clique em “Minha Conta”
  2. O aplicativo abrirá uma página listando suas últimas faturas.
  3. É possível ver a conta que está pendente, ou seja, que ainda não foi paga.
  4. Clique nessa conta e você terá todos os detalhes para realizar o pagamento.

Caso queira fazer o pagamento pelo próprio celular, o aplicativo te dá a alternativa de copiar o código de barras da fatura para colar direto no seu internet banking.

2ª via por telefone

Para solicitar sua 2ª via da fatura da Vivo, é possível entrar em contato pela central de relacionamento da Vivo por meio do número 10315.

Na ligação, você fala direto com uma atendente de telemarketing que irá providenciar sua 2ª via, sem tarifa adicional.

2ª via por SMS

Outra alternativa para quem cliente Vivo ter acesso a 2ª via da sua conta é por mensagem de texto no seu celular, conhecida como SMS. É uma opção bem prática, já que você não precisa estar conectado a internet, nem baixar aplicativo ou falar com algum atendente.

Em compensação, são fornecidas poucas informações, apenas o valor e código de barras para pagamento.

Há duas maneiras distintas.

Opção 1

  1. Do seu telefone Vivo, abra o local de mensagens de textos.
  2. Envie a palavra Conta para o número 1058.
  3. Você receberá de volta um menu para identificar o serviço referente, se você é cliente Vivo Fixo, Vivo Móvel, Internet Vivo, Internet Vivo Fibra ou Vivo Empresas, basta responder com uma mensagem com o número vinculado a alternativa.
  4. Pronto, você recebe a informação de valor e código de barra direto na mensagem!

Opção 2

Disque *8486 e siga as seguintes instruções:

  1. Cliente Vivo Controle: digite 1 e depois 3.
  2. Cliente Vivo pós-pago: digite 1 e depois 2.

2ª via na loja em loja física

Essa pode não ser a opção mais fácil, mas a Vivo também disponibiliza a 2ª via da fatura em suas lojas físicas. São centenas espalhadas pelo país, basta ir até a mais próxima de você, procurar um dos atendentes e fazer a sua solicitação.

Tipo de fatura: impressa ou digital?

Atualmente, você pode escolher receber sua fatura pelo modo tradicional, impressa em sua caixa de correio, ou digital.

Com a conta imprensa, você tem todo o detalhamento da fatura em mãos e utiliza a versão impressa para realizar o pagamento, seja no banco, loja conveniada para pagamentos, etc.

Já a conta digital você recebe por e-mail ou faz a consulta diretamente no Meu Vivo.

Com as duas opções você é capaz de realizar o pagamento normalmente. Há quem prefira ter a fatura impressa, arquivando cada conta com o comprovante garantindo que foi quitada. Essa escolha é pessoal e vai de acordo com a sua preferência. Mas, há algumas vantagens em optar por pela conta digital:

  • Consciência ambiental, economizando papel.
  • Não corre o risco de perder ou não receber a fatura, precisando recorrer à 2ª via da conta.
  • Consegue acessar os dados e conferir informações em qualquer lugar que estiver.
  • Tem o bônus de 100 MB de internet por mês ao fazer a opção de conta digital.

Veja como optar para que sua conta seja digital:

  1. Acesse o Meu Vivo (canal de relacionamento da Vivo) com seu login e senha.
  2. No menu principal clique em “contas”
  3. Selecione “conta digital”.
  4. Cadastre o e-mail que você quer que a conta seja direcionada.

É possível pagar com débito automático?

A Vivo oferece ao cliente a oportunidade de não se preocupar com a fatura ou a data de vencimento. Não, você não fica livre de pagar a conta mensal! Apenas tem uma maneira mais fácil de realizar o pagamento. Trata-se do débito automático.

Com ele, você cadastra sua fatura em sua conta bancária, vinculando de forma que, quando chegar o dia do vencimento de sua escolha, o valor seja debitado automaticamente. Você apenas deve garantir que tenha disponível o valor necessário referente ao seu plano.

Essa alternativa é a ideal para quem costuma esquecer a data de pagamento das faturas.

Saiba como se cadastrar:

Opção 1

  1. Você acessa esta página da Vivo.
  2. Clica em “Cadastrar Débito Automático”
  3. Preenche seu número Vivo e CPF
  4. Adiciona os dados da sua conta bancária.
  5. Faz a autorização.

Opção 2

  1. Você acessa o Meu Vivo.
  2. No menu, clique em “Débito automático”.
  3. Coloque os seus dados bancários.
  4. Escolhe o dia do vencimento.
  5. Autoriza a operação.

Opção 3

Também é possível ativar o débito automático ligando do seu celular para *888* #1.

Vale ressaltar que nesses casos, a fatura da Vivo serve apenas como meio de acompanhamento dos seus gastos, verificando se nenhuma taxa indevida foi cobrada. Após fazer o cadastro, aparece em sua conta que o pagamento será feito via débito automático. Assim você se certifica que a modalidade foi ativada com sucesso.

E se não houver dinheiro na conta?

Caso aconteça de você não ter o valor em conta, a Vivo considera que o pagamento não foi realizado e isso pode gerar juros e multas (2% do valor da conta em multa e 1% de juros), tentando o pagamento em outras datas próximas do vencimento.

Em alguns casos, os bancos assumem o pagamento e você paga uma taxa especial a instituição. Vale a pena se informar em sua agência bancária como é o procedimento específico.

Bancos conveniados

A Vivo é conveniada com alguns bancos, o que facilita a autorização do débito automático, sem demais burocracias, realizando o processo de maneira simples no portal e aplicativo. Confira a lista:

  • Banco do Brasil 
  • Bancoob 
  • Banestes
  • Banpará 
  • Bansicred 
  • Bradesco 
  • Caixa Econômica Federal 
  • Cecred 
  • Itaú 
  • Mercantil do Brasil 
  • Safra 
  • Santander

Se você é cliente de outros bancos, também é possível autorizar o débito automático da sua fatura da Vivo. No entanto, a ativação deve ser feita com fluxo contrário. Você entra em contato diretamente com o seu banco por meio de um dos canais de atendimento e autoriza que a conta seja debitada.

Esse é o caso dos seguintes bancos:

  • Banco da Amazônia 
  • Banese 
  • Banrisul 
  • BRB (Banco de Brasília) 
  • Citibank

Informações na sua Fatura da Vivo

Sua fatura da Vivo tem informações importantes sobre seu plano, pagamento e até dados necessários para solucionar problemas rotineiros. Confira algumas informações relevantes e entenda sua conta além do valor e vencimento:

  • Número do cliente: essa informação você usa em todos os contatos com a operadora, para reclamações, ajustes técnicos e o que mais precisar. Quando você liga para a central de atendimentos, por exemplo, eles podem pedir que você informe esse número, o que facilita o atendimento, já que seus dados e planos estão ligados a ele.
  • Serviços: nesse campo são listados os serviços contratados e utilizados por você durante o mês vigente. Assim você confere o que foi utilizado e pondera alguma eventual mudança de plano.
  • Total da fatura: quanto você deve pagar referente aos serviços e planos contratados.
  • Vencimento: Até quando você deve pagar sua conta sem multas e juros.
  • Importante: dados como valor de multa, descontos, promoções, etc.
  • Mensagem Importante para você: aqui a operadora coloca informações sobre débitos pendentes, multas e outras informações relevantes. É um meio que a empresa usa para te informar determinadas questões, inclusive mudanças de tarifas.

Gostou das informações reunidas aqui? Saiba tudo o que a Vivo pode te oferecer e também sobre os serviços oferecidos por outras operadoras!

Posts Relacionados