Cancelamento dos serviços da Vivo: tudo o que você precisa saber

O processo de cancelar algum serviço com as operadoras de TV, telefonia e internet pode ser bastante complicado.

Se você é cliente Vivo mas deseja cancelar algum serviço contratado, continue lendo esse artigo. Vamos te mostrar todas as informações que você precisa saber antes de encerrar o seu plano: passo a passo, possíveis taxas e o que fazer caso não consiga finalizar seu Vivo cancelamento. Confira!

Vivo Cancelamento: encerrando sua linha fixa

Para cancelar sua linha de telefonia fixa da Vivo você conta com 3 canais de atendimento.

Por telefone:

  • Ligue para a Central de Relacionamento: 10315
  • Escolha a opção de atendimento
  • Informe o número do seu Vivo fixo com DDD ou CPF/CNPJ do titular
  • Escolha a opção de cancelamento

Nas lojas físicas da Vivo. Para saber qual a loja mais próxima, é só consultar o site da empresa.

  • Leve seu RG e CPF
  • Solicite a um vendedor o cancelamento de sua linha

Pelo portal ou app Meu Vivo:

  • Vá em “atendimento”
  • Clique em “cancelamento eletrônico”
  • Informe o número da linha e o motivo do cancelamento
  • Digite um telefone para contato
  • Clique em “quero cancelar agora”

Desligamento da sua linha Vivo

Caso você queira desativar sua linha Vivo apenas temporariamente, sem cancelar, a operadora oferece um período de desligamento. Esse período é de no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias.

Durante esse desligamento, não será cobrado assinatura da linha, mensalidades, serviços inteligentes e o Vivo Internet Fixa.

Você pode religar sua linha a qualquer momento dentro desse período. No entanto, caso você não solicite o religue em no máximo 120 dias, a linha e demais serviços contratados serão religados automaticamente.

Solicitando o desligamento ou religando sua linha Vivo

Confira o passo a passo para desligar ou religar sua linha telefônica:

Pelo telefone:

  • Ligue para 10315
  • Na opção “atendimento”, informe o número da linha ou CPF/CNPJ do titular
  • Escolha a opção “suspensão temporária”

Portal ou app Meu Vivo:

  • Vá na seção “utilidades”
  • Clique em “suspensão temporária”, para desligar a linha. Caso deseje religá-la, é só ir em “utilidades” e clicar em “religue sua linha”.

Vivo cancelamento da internet fixa e TV por assinatura

O cancelamento da internet fixa ou TV por assinatura da Vivo pode ser feito das seguintes formas:

Nas lojas físicas da Vivo:

  • Consulte o site da empresa para saber qual a loja mais próxima de você
  • Leve seu RG e CPF
  • Peça ao vendedor que cancele seu plano de internet fixa ou TV por assinatura

Pelo telefone:

  • Ligue para a Central de Relacionamento, pelo número 10615
  • Escolha a opção “atendimento”
  • Informe o número do seu número vinculado da Vivo com DDD ou CPF/CNPJ do titular
  • Escolha a opção “cancelamento”

No app/portal Meu Vivo:

  • Vá na seção “atendimento”
  • Clique em “cancelamento eletrônico”

A Vivo cobra taxa de cancelamento?

A maioria das empresas de telefonia e internet não cobram multa por cancelamento. No entanto, elas possuem um período de fidelidade, que na Vivo dura 12 meses para todos os planos e modalidades.

Essa fidelidade garante ao consumidor algum tipo de benefício, como descontos ou isenção de algum custo. Mas, caso você cancele o serviço durante o período, uma taxa é cobrada.

A taxa cobra um valor a partir de R$ 200,00 e varia de acordo com o serviço contratado, podendo ser consultada no Contrato de Permanência.

Se, entretanto, a Vivo falhar em entregar o serviço acordado, oferecer problemas técnicos e não solucioná-los, é possível pedir pela isenção desse encargo.

Devolução de equipamentos Vivo

Caso você tenha cancelado seu plano de internet ou TV, é preciso fazer a devolução dos equipamentos. O recolhimento é responsabilidade da operadora, mas a Vivo pede para que você preencha um formulário solicitação a devolução.

O prazo estipulado pela Anatel é de no máximo 30 dias para que os equipamentos sejam recolhidos. No site da Vivo, entretanto, eles informam que o prazo deles é de 15 dias.

Para preencher o formulário é preciso já ter finalizado o pedido de cancelamento, já que você terá que informar o número de protocolo da solicitação.

Lembrando que caso você for trocar de operadora a dica é pedir a instalação da nova empresa antes de cancelar com a Vivo. Assim você não fica sem internet, TV ou telefone e tem mais facilidade na hora de instalar com a nova operadora.

Problemas com o cancelamento Vivo?

Procure o Fale Conosco da Vivo. Se mesmo assim não conseguir solução para seu problema, a sugestão é que você faça uma reclamação na Anatel.

Lembre-se de sempre anotar os números de protocolos, mesmo que sua solicitação de cancelamento não tenha sido atendida. É por meio desses números que a Anatel terá as informações do atendimento e poderá atender sua reclamação.

Caso você esqueça algum ou deseje conferir o status de sua solicitação, é só verificar o seu histórico no Meu Vivo:

  • Vá em “atendimento”
  • Clique em “histórico de protocolos”
  • Caso queira conferir o status, é só informar o número do protocolo
  • Se quiser consultar algum protocolo que tenha perdido o número, insira a data ou período do atendimento.

Já passou por algum problema e teve que cancelar seus serviços Vivo? Comenta aqui embaixo!

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