Cancelamento dos serviços da Vivo: tudo o que você precisa saber
O processo de cancelar algum serviço com as operadoras de TV, telefonia e internet pode ser bastante complicado.
Se você é cliente Vivo mas deseja cancelar algum serviço contratado, continue lendo esse artigo. Vamos te mostrar todas as informações que você precisa saber antes de encerrar o seu plano: passo a passo, possíveis taxas e o que fazer caso não consiga finalizar seu Vivo cancelamento. Confira!
Vivo Cancelamento: encerrando sua linha fixa
Para cancelar sua linha de telefonia fixa da Vivo você conta com 3 canais de atendimento.
Por telefone:
- Ligue para a Central de Relacionamento: 10315
- Escolha a opção de atendimento
- Informe o número do seu Vivo fixo com DDD ou CPF/CNPJ do titular
- Escolha a opção de cancelamento
Nas lojas físicas da Vivo. Para saber qual a loja mais próxima, é só consultar o site da empresa.
- Leve seu RG e CPF
- Solicite a um vendedor o cancelamento de sua linha
Pelo portal ou app Meu Vivo:
- Vá em “atendimento”
- Clique em “cancelamento eletrônico”
- Informe o número da linha e o motivo do cancelamento
- Digite um telefone para contato
- Clique em “quero cancelar agora”
Desligamento da sua linha Vivo
Caso você queira desativar sua linha Vivo apenas temporariamente, sem cancelar, a operadora oferece um período de desligamento. Esse período é de no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias.
Durante esse desligamento, não será cobrado assinatura da linha, mensalidades, serviços inteligentes e o Vivo Internet Fixa.
Você pode religar sua linha a qualquer momento dentro desse período. No entanto, caso você não solicite o religue em no máximo 120 dias, a linha e demais serviços contratados serão religados automaticamente.
Solicitando o desligamento ou religando sua linha Vivo
Confira o passo a passo para desligar ou religar sua linha telefônica:
Pelo telefone:
- Ligue para 10315
- Na opção “atendimento”, informe o número da linha ou CPF/CNPJ do titular
- Escolha a opção “suspensão temporária”
Portal ou app Meu Vivo:
- Vá na seção “utilidades”
- Clique em “suspensão temporária”, para desligar a linha. Caso deseje religá-la, é só ir em “utilidades” e clicar em “religue sua linha”.
Vivo cancelamento da internet fixa e TV por assinatura
O cancelamento da internet fixa ou TV por assinatura da Vivo pode ser feito das seguintes formas:
Nas lojas físicas da Vivo:
- Consulte o site da empresa para saber qual a loja mais próxima de você
- Leve seu RG e CPF
- Peça ao vendedor que cancele seu plano de internet fixa ou TV por assinatura
Pelo telefone:
- Ligue para a Central de Relacionamento, pelo número 10615
- Escolha a opção “atendimento”
- Informe o número do seu número vinculado da Vivo com DDD ou CPF/CNPJ do titular
- Escolha a opção “cancelamento”
No app/portal Meu Vivo:
- Vá na seção “atendimento”
- Clique em “cancelamento eletrônico”
A Vivo cobra taxa de cancelamento?
A maioria das empresas de telefonia e internet não cobram multa por cancelamento. No entanto, elas possuem um período de fidelidade, que na Vivo dura 12 meses para todos os planos e modalidades.
Essa fidelidade garante ao consumidor algum tipo de benefício, como descontos ou isenção de algum custo. Mas, caso você cancele o serviço durante o período, uma taxa é cobrada.
A taxa cobra um valor a partir de R$ 200,00 e varia de acordo com o serviço contratado, podendo ser consultada no Contrato de Permanência.
Se, entretanto, a Vivo falhar em entregar o serviço acordado, oferecer problemas técnicos e não solucioná-los, é possível pedir pela isenção desse encargo.
Devolução de equipamentos Vivo
Caso você tenha cancelado seu plano de internet ou TV, é preciso fazer a devolução dos equipamentos. O recolhimento é responsabilidade da operadora, mas a Vivo pede para que você preencha um formulário solicitação a devolução.
O prazo estipulado pela Anatel é de no máximo 30 dias para que os equipamentos sejam recolhidos. No site da Vivo, entretanto, eles informam que o prazo deles é de 15 dias.
Para preencher o formulário é preciso já ter finalizado o pedido de cancelamento, já que você terá que informar o número de protocolo da solicitação.
Lembrando que caso você for trocar de operadora a dica é pedir a instalação da nova empresa antes de cancelar com a Vivo. Assim você não fica sem internet, TV ou telefone e tem mais facilidade na hora de instalar com a nova operadora.
Problemas com o cancelamento Vivo?
Procure o Fale Conosco da Vivo. Se mesmo assim não conseguir solução para seu problema, a sugestão é que você faça uma reclamação na Anatel.
Lembre-se de sempre anotar os números de protocolos, mesmo que sua solicitação de cancelamento não tenha sido atendida. É por meio desses números que a Anatel terá as informações do atendimento e poderá atender sua reclamação.
Caso você esqueça algum ou deseje conferir o status de sua solicitação, é só verificar o seu histórico no Meu Vivo:
- Vá em “atendimento”
- Clique em “histórico de protocolos”
- Caso queira conferir o status, é só informar o número do protocolo
- Se quiser consultar algum protocolo que tenha perdido o número, insira a data ou período do atendimento.
Já passou por algum problema e teve que cancelar seus serviços Vivo? Comenta aqui embaixo!