Pesquisa revela que a velocidade de internet da Itália é uma das piores do mundo

Entre 2013 e 2014 de 60,7% foi para 64% o número de famílias que possuem acesso a internet na Itália. A pesquisa do Instituto Nacional de Estatística (Istat) divulgou na época que quase 22 milhões de italianos nunca acessam a web. O estudo foi feito levando em conta apenas indivíduos maiores de seis anos.

Os idosos puxam a fila daqueles que nunca tiveram acesso à internet. Mas não são apenas eles que formam esse imenso grupo.

Entre os menos conectados também estão crianças e jovens, público que geralmente está entre os mais conectados ao mundo virtual. Segundo o Istat, 74,8% dos italianos entre 65 e 74 anos não utilizam a rede.

A taxa aumenta para 93,6% quando se trata dos italianos com mais de setenta anos. Mas a instituição também fala sobre o 1,5 milhão de crianças entre seis e dez anos que não possuem contato com a tecnologia.

Segundo a Istat, em comparação de uso com outros países europeus, a Itália só fica na frente de Bulgária e Romênia, em pesquisa feita com indivíduos entre 16 e 74 anos que utilizaram a internet nos últimos três meses.

O instituto também falou sobre as tecnologias de informação e comunicação prediletas da população italiana. O eleito como preferido foi o telefone celular.

Cerca de 93,6% das famílias do país possuem o dispositivo. A Internet vem e segundo, com 64%, na frente até mesmo do computador (63,2%) e das conexões de banda larga (62,7%).

Os dados do relatório “State of the Internet”, estudo que avalia a infraestrutura da internet em mais de 200 países, relataram que na Itália a velocidade de internet média é igual a 8,7 megabits por segundo (Mbps), o que é uma velocidade baixa mais que está tentando evoluir, antes a conexão atingia somente 8,2 mbps.

Porém, o país segue caindo na lista das melhores conexões. A velocidade de internet na Itália foi eleita uma das mais lentas da Europa e do mundo, o país fica em 58º lugar do ranking mundial das melhores conexões.

Na Europa, 27 dos 31 países avaliados têm uma velocidade média de mais de 10 mbps. A Noruega lidera a seleção com 23,6 mbps. Já a Itália fica à frente somente da Croácia, Grécia e Chipre.

Apenas cerca de 23% dos usuários de internet possuem uma velocidade de mais de 10 mbps na Itália, ao contrário da Suíça e da Romênia, que a boa qualidade atinge 73% e 69% dos usuários.

Em relação às conexões superiores á 15 mbps, o país atinge apenas 10% dos italianos. Falando em conexões móveis, a Itália mostra uma média de 11,2 mbps. No entanto, a mais alta continua sendo a do Reino Unido com 26,8 mbps.

E por falar em velocidade de internet, quer testar a quanto anda a sua conexão? Visite o portal Minha Conexão e confira gratuitamente a velocidade real que seu provedor te faz navegar!

Você também pode salvar o relatório do seu teste de velocidade para comparações. Aproveite e confira ranking que o site MinhaConexão fez falando sobre a internet brasileira.

Posts Relacionados