Velocidade da Internet no Brasil quase dobrou nos últimos 2 anos

A velocidade da internet no Brasil passou de 8.6Mbps para 14.1Mbps em dois anos, puxada principalmente pelos pequenos provedores regionais.

Segundo informações do site MinhaConexão , um dos sistemas de teste de velocidade da internet mais usados no país – com mais de 6 milhões de testes todo mês -, a velocidade média da internet no Brasil era de 8.5Mbps, em setembro de 2015 e, em dois anos, segundo as medições feitas em outubro de 2017, a média quase dobrou, chegando a 14.1Mbps.

Mas o que levou a essa melhora tão expressiva em curto espaço de tempo? Se você acha que os responsáveis por essa mudança na história da internet no Brasil são os grandes players do mercado, está enganado. Os pequenos provedores locais são os verdadeiros heróis dessa história.

COMO OS PEQUENOS PROVEDORES QUASE DOBRARAM A VELOCIDADE DA INTERNET NO BRASIL

O fato constatado por todas as pesquisas do site MinhaConexão é que nas pequenas cidades brasileiras tivemos um aumento muito maior na velocidade do que nos grandes centros.

Em 2015, a velocidade média da Internet nas Capitais era de 11Mbps e chegou a 17.8Mbps em 2017, ou seja, um aumento de aprox. 60%. Já nas cidades do interior, a velocidade da internet aumentou em mais de 90%, indo de 13.3Mbps para 25.7Mbps.

Veja abaixo uma animação que mostra a evolução da internet nesses últimos dois anos

Segundo Valdiney Pimenta, CEO do site MinhaConexão, a explicação para isso é simples “Ao contrário dos grandes provedores, que parecem estar com investimentos reduzidos, os provedores locais têm investido muito em infraestrutura, migrando para Fibra Ótica, e impactando fortemente na velocidade da internet em suas regiões.”

Ainda segundo Pimenta, isto explica porque em 2015 o Ranking das localidades mais rápidas era liderado por grandes cidades, de regiões metropolitanas e, agora, é liderado por pequenas cidades do interior, que estão frequentemente alternando suas posições, conforme mais investimentos locais são efetuados.

Um fato que comprova esse comportamento em relação aos investimentos se manifesta na mudança de posição no Ranking das empresas provedoras. A Live TIM, por exemplo, se manteve na liderança entre os grandes provedores por mais de um ano e meio. No entanto, sua velocidade se manteve estagnada por todo esse tempo, isto é: não investiu em melhorias que se refletissem efetivamente em sua velocidade.

Enquanto isso, outros provedores, como a Copel, continuaram crescendo, até tomar recentemente a liderança do Ranking.

Acompanhe por meio deste link como está o Ranking das provedoras de internet no Brasil .

Por meio dele, além de se surpreender com a posição no Ranking de várias empresas que talvez nem conheça, você pode comparar diversas outras informações importantes, como a posição de sua cidade e, principalmente, quais os provedores com conexões mais rápidas em seu município.

Segundo o CEO do MinhaConexão, a idéia do Ranking é ajudar os usuários do site a escolherem o melhor provedor para tirar o maior proveito possível da internet, seja para lazer ou trabalho.

Você sabe sabe qual é a real velocidade da internet que usa em sua casa ou trabalho e se está realmente dentro dos padrões que seu atual provedor se compromete a fornecer? Que tal fazer um teste agora mesmo? Acesse: Teste de Velocidade MinhaConexão

Posts Relacionados

Netflix adverte: a velocidade da internet caiu

Autor: minhaconexao | 28 de maio de 2019
A Netflix é, certamente, a mais interessada na velocidade da internet. Quando a velocidade não é suficiente, a empresa de streaming recebe uma série de…