Vale a pena contratar TV Via Satélite? Nós temos a resposta

Já falamos por aqui sobre a internet via satélite e como ela funciona, mas você sabia que também é possível contratar TV via satélite? Esse é o tema do post de hoje.

Como funciona a TV via satélite?

Do mesmo jeito que a internet via satélite, a transmissão da TV é feita por meio de um satélite que fica no espaço. O sinal sai por uma antena parabólica da operadora, passa pelo satélite e é enviado para a sua casa, que recebe esse sinal também via parabólica.

Ou seja, para ter um serviço de televisão via satélite na sua casa, você precisa de uma pequena antena parabólica para conseguir receber o sinal.

Por causa disso, a instalação da TV via satélite é mais fácil do que da televisão à cabo. Assim, ela chega em áreas e regiões onde o cabo não alcança. Você mesmo pode comprar e instalar a antena na sua casa, sem a necessidade de contratar um técnico.

Ao contrário, porém, enquanto na fibra ótica por exemplo, um único cabo consegue transmitir sinais de televisão, internet e telefonia, a tecnologia via satélite funciona apenas para um serviço.

Ou seja, se você quiser contratar a TV via satélite e algum tipo de internet, vai precisar do dobro de equipamentos em casa para dar conta de todos os serviços corretamente.

TV via satélite é bom?

Essa é uma informação importantíssima se você pretende contratar esse serviço. Isso porque o sinal da televisão por satélite é mais instável que a televisão à cabo.

Como a transmissão do sinal é feita pelo ar – afinal, ele é emitido por uma antena parabólica, bate no satélite e é re-transmitido para outra antena parabólica -, o mau tempo pode influenciar na qualidade do sinal.

Em caso de chuvas fortes ou muita ventania, por exemplo, você pode perceber que o sinal fica comprometido e não tão nítido ou estável, inclusive podendo cair completamente. Essa diferença fica bastante nítida nos canais de alta definição (que, aliás, também são oferecidos por essa tecnologia).

Quando falamos de televisão a cabo, no entanto, isso não costuma acontecer, já que muitas vezes os cabos de transmissão são subterrâneos e não sofrem efeitos com as mudanças no clima.  

Quem deve contratar a televisão por satélite?

A boa notícia é que esse serviço está disponível em todo o território nacional – ou seja, o Brasil inteiro tem acesso à televisão via satélite, inclusive áreas rurais e cidades do interior.

Isso é uma grande vantagem, já que a televisão a cabo não tem essa mesma abrangência e fica restrita às grandes cidades, principalmente quando falamos sobre a tecnologia de fibra ótica, que tem uma restrição de região ainda maior, apesar de ter uma qualidade de serviço maior.

Por isso, qualquer serviço de satélite funciona bem para quem não tem a opção de contratar serviços de cabo. Como esse é um sinal que sofre interferências do clima e não é 100% estável, vale como segunda opção se o cabo não está disponível na sua cidade.

Ao mesmo tempo, é uma ótima forma de ter televisão em casa se você mora em cidades interioranas ou em áreas rurais, e tem dificuldade em conseguir um sinal de televisão de outra maneira.

Foto: mojzagrebinfo / Pixabay

Qual a melhor TV via satélite?

No Brasil, existem algumas operadoras que apresentam planos de televisão por satélite: Oi e Sky são as principais.

Oi TV Livre

O serviço de televisão via satélite da Oi chama Oi TV Livre. Você contrata o serviço e a sua casa recebe uma Mini-Antena Parabólica Digital, que capta o sinal de canais em alta definição.

Veja algumas vantagens do Oi TV Livre:

  • Mais de 30 canais com imagens e som totalmente digitais;
  • Sem mensalidade;
  • Disponível em todo o Brasil;
  • Até 4 equipamentos adicionais;
  • Mais de 30 canais de rádio.

Aliás, segundo o site oficial, na compra da antena você ganha dois meses grátis na contratação de qualquer plano.

Você tem três opções de plano: Pós-Pago (experiência completa, como uma TV a cabo comum), Controle (use quando quiser, sem fidelização) e Pré-Pago (contrate por quantos dias quiser).

A fidelização de 12 meses existe apenas para o plano Pós-Pago, e você pode fazer a contratação de qualquer um dos planos usando o seu cartão de crédito, direto pelo site.

Veja também: Número da Oi: como falar com a sua operadora?

SKY TV

Assim como a operadora anterior, a SKY TV oferece pacotes no estilo pós-pago (use como uma televisão a cabo) e pré-pago (para contratação por um período determinado, como alguns dias ou semanas).

Os pacotes pós-pagos variam de acordo com o número de canais disponíveis e qualidade dos canais (se são alta definição ou não). Esses planos contam com uma taxa de adesão que é cobrada no ato da contratação do serviço.

No caso dos planos pré-pagos, que funcionam com um sistema de recarga (como para o celular, você paga um valor para ter acesso à internet ou ligações por alguns dias ou semanas, mas com um sinal de TV), o valor do equipamento é pago no ato da contratação

Leia mais: Saiba como funciona e quais os planos que a SKY TV oferece

Foto: mmisof / Pixabay

Afinal, vale a pena contratar TV via satélite?

Vantagens da TV via satélite:

  • Disponível no Brasil inteiro, inclusive áreas remotas e rurais;
  • Tem sinal digital e oferece canais HD;
  • Oferece pacotes completos ou que podem ser contratados periodicamente;
  • Não depende de cabos;
  • É mais acessível.

Desvantagens da TV via satélite:

  • É instável: o sinal pode cair ou ficar desestabilizado por causa do mau tempo;
  • A oferta de operadoras é menor.

Em resumo: lembre-se de pesquisar bastante antes de contratar um serviço como esse e entenda quais serão os seus hábitos de consumo de televisão para saber se a TV via satélite vai atender às suas necessidades.

Ela é uma boa opção para quem está em áreas mais remotas e não tem acesso à tecnologia de transmissão de cabo, mas, se você mora em cidades com estrutura o suficiente, talvez seja mais vantajoso optar pela televisão à cabo comum.

Você tem experiência no uso de televisão via satélite? Conte a sua experiência nos comentários abaixo!

Posts Relacionados