Tim Negocia: conheça a plataforma de negociação de dívidas da Tim

Se você utiliza algum dos serviços da Tim e está com contas em aberto, aqui vai uma novidade para você negociar suas dívidas de maneira mais rápida. A operadora criou o Tim Negocia, uma plataforma de negociação que evita burocracias e facilita sua vida. 

Achou interessante? Veja abaixo como utilizá-la!

O que é o Tim Negocia?

Contas atrasadas sempre foi sinônimo de pagamento de multas, juros e burocracia para deixar tudo em dia. Pensando em uma maneira de agilizar o processo de pagamento do cliente e facilitar a negociação, a Tim criou o Tim Negocia. 

Essa plataforma online permite que o usuário identifique quais são suas pendências com a operadora e escolha a melhor forma de quitar a dívida. É possível selecionar pagamento via boleto, cartão de crédito e ainda optar por parcelamento.  

Na plataforma Tim Negocia ainda é possível falar com um atendente da operadora, caso tenha alguma dúvida. Esse atendimento pode ocorrer via ligação, chat ou e-mail.  

Veja também: saiba tudo sobre a Tim Live, internet fixa da Tim!

Como funciona o Tim Negocia?

A primeira coisa a fazer para utilizar o Tim Negocia é fazer o seu cadastro na plataforma, que é muito simples. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a página do Tim Negocia.
  2. Registre os dados solicitados do titular da conta, como CPF e data de nascimento. 
  3. Faça a autenticação mecânica para a sua segurança.
  4. Clique em continuar.

Rapidamente você será redirecionado para seu perfil e tem total acesso à plataforma. Ali é possível conferir quais são as suas pendências financeiras com a Tim. 

Caso as contas em aberto ainda sejam recentes (cerca de três meses) e seu nome não tiver sido direcionado para os órgãos de proteção (SPC, Serasa, etc.), você pode selecionar no Tim Negocia a forma de pagamento das suas dívidas. 

Faça a escolha entre boleto e cartão de crédito, à vista ou parcelado. Assim que for confirmado o pagamento integral ou da primeira parcela, a operadora tem 24 horas para regularizar o serviço e você pode continuar sendo cliente Tim. 

Mas, se sua dívida for mais antiga e estiver nas mãos de uma empresa de cobrança, sua negociação deverá ocorrer fora do Tim Negocia. Se for essa a situação, o titular da conta deve entrar em contato com a Central de Cobrança pelos números *144 ou 1056

Assim que você negociar e realizar o pagamento da primeira parcela, a Tim solicita a retirada do seu nome aos órgãos de proteção. 

Quem pode usar o Tim Negocia?

A plataforma de negociação Tim Negocia foi desenvolvida exclusivamente para clientes Tim. Não importa o tipo de serviço que você contrata da operadora, seja internet banda larga, telefonia móvel, fixa ou TV por assinatura. Se você tem uma conta atrasada você pode aproveitar essa opção para quitar a dívida. 

No entanto, no momento, a possibilidade de negociação via Tim Negocia está prevista apenas para pessoas físicas. Clientes corporativos devem esperar um pouco mais para obter essa solução mais prática. 

Mas, enquanto isso, é possível buscar alternativas com o consultor do plano empresarial ou no pelo telefone 0800 878 8290.

Quais os direitos do usuário quando está com dívidas?

É natural que, devido a inadimplência do cliente, a operadora queira suspender os serviços, certo? Afinal, o usuário está usufruindo de algo pelo qual não está pagando. 

No entanto, há algumas regras a serem seguidas e a empresa não pode simplesmente cancelar contratos nem ter a internet ou telefone cortados de repente. 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a operadora precisa notificar o cliente sobre seus débitos e contas em aberto antes de fazer a suspensão. A partir dessa notificação, 15 dias depois, o serviço pode ser suspendido parcialmente. 

Apenas quando der o prazo de 30 dias, se o usuário ainda estiver com a dívida pendente, a operadora pode suspender integralmente o serviço contratado. A partir desse período, a empresa também pode optar por romper o contrato com o cliente, caso seja de sua preferência.

Vale ressaltar que as operadoras estão sempre dispostas a negociar, receber o pagamento, e continuar a ter o cliente utilizando os seus serviços. Por isso, ao optar por fazer a negociação, antes da rescisão do contrato, o usuário tem os serviços reativados 24 horas após quitar seu débito ou após o pagamento da primeira parcela da dívida. 

Evite atrasos no pagamento

Sabe aquele famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois é, evitar a dívida é sempre melhor do que ter que negociar. Se você está com a renda abaixo do esperado, que tal encontrar um plano de internet banda larga que combine melhor com sua condição atual? 

Ou optar por um pacote de celular que atende às suas necessidades sem gastar tanto? Dessa forma, você não precisa deixar de ter o serviço, mas com valores dentro da sua realidade.

Caso você acabe atrasando pagamentos porque esquece de pagar ou porque costuma perder a fatura, também há providências que você pode tomar. 

Uma delas é optar por receber a conta digital em vez da impressa. Assim, você evita que ela seja extraviada ou que a perca em gavetas e mochilas. Sempre que precisar, ela estará disponível em seu e-mail.

Outra alternativa é aderir ao débito automático. Você autoriza a operadora a cobrar a fatura diretamente em sua conta bancária, em um dia que for mais conveniente. Dessa forma você não precisa se preocupar com a data de vencimento pois o pagamento está sempre programado. 

Essas opções são facilmente ativadas no Minha Tim, plataforma que a operadora oferece para você ter mais liberdade nas resoluções de problemas do dia a dia. Você pode, inclusive, baixar o aplicativo gratuitamente e ter essas soluções na palma da mão. 

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