Tendências de tecnologia para o trabalho remoto

Antes mesmo da crise causada pela pandemia de Covid-19 atingir países de todos os continentes, a tecnologia para o trabalho remoto já estava sendo aplicada em empresas de diferentes áreas de atuação, mesmo que de uma forma mais restrita.

Agora, a tendência é que esse novo formato de trabalho seja ampliado não apenas para mais setores dentro das organizações, como também para negócios que ainda não tinham se atentado para essa possibilidade.

A tecnologia atual já proporciona bastantes facilidades para quem precisa optar pelo trabalho remoto e, neste artigo, vamos falar sobre as principais delas. Confira!

Cloud computing

A computação em nuvem, ou cloud computing, é a base que sustenta grande parte dos recursos utilizados para o trabalho remoto. Selecionamos dois exemplos práticos de como ela é aplicada e o quanto é importante. Acompanhe.

Aplicações na nuvem

Os sistemas de gestão informatizados trouxeram grandes avanços para as empresas, primordialmente no que diz respeito à organização dos dados e informações sobre o negócio. Contudo, até alguns anos atrás, tudo isso era feito localmente, em servidores instalados nas dependências da empresa.

Apesar de todas as vantagens oferecidas por essas soluções, elas também geravam altos custos de manutenção que iam desde a compra de equipamentos até a contratação de profissionais especializados para fazer a gestão tecnológica.

A computação em nuvem veio para resolver esses problemas e permitir mais mobilidade para os negócios. Os softwares, que antes eram locais, passaram a ser instalados em servidores virtuais, sem a necessidade de instalação. O acesso é feito por meio da internet e conta com um alto nível de segurança, possibilitando assim, maior flexibilidade e a adesão do trabalho remoto.

Armazenamento de dados remotos

A era dos servidores locais já se foi. Com as aplicações rodando na nuvem, a necessidade de manter um parque tecnológico de alta performance não cabe mais às empresas finais, mas sim àquelas que lidam com isso como foco de seu negócio.

Dessa forma, as empresas especializadas em SAAS – Software as a Service – são as responsáveis por adquirir equipamentos, como servidores, e manter um time de experts em temáticas como programação, redes de computadores e segurança da informação.

Os dados da empresa ficam armazenados em servidores remotos e podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, por meio de login e senha. 

Comunicação remota

A comunicação remota já vem sendo feita em todo tipo de negócio, desde os menores até as grandes empresas. A tecnologia tem um papel fundamental nesse quesito, já que proporciona meios cada dia mais eficazes de interação entre pessoas distantes. 

Conheça algumas das ferramentas que mais se destacam na comunicação remota.

Intranet

A intranet é um canal interno de comunicação que as empresas utilizam para tratar diferentes assuntos. É como ter uma internet com acesso restrito ao colaboradores. Toda a comunicação interna pode, e deve, ser feita nesse meio e todo o conteúdo é criado e atualizado por um time específico, que geralmente é do RH ou do Marketing.

Com servidores externos e a computação em nuvem, a intranet pode ser acessada de fora das dependências da empresa, por meio de login e senha. Dessa forma, os profissionais mantém o contato com as informações oficiais e também aos repositórios de dados.

Reuniões online

Um ponto que sempre gera dúvidas em gestores que nunca trabalharam com equipes remotas está relacionado às reuniões. A boa notícia é que já existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que facilitam a realização de reuniões online.

Nelas, cada pessoa se conecta a uma sala virtual por meio de seus computadores ou smartphones e podem utilizar áudio e vídeo, como se estivessem participando presencialmente. Também é possível compartilhar a tela com uma apresentação ou mesmo manter um espaço de chat aberto para incluir perguntas, por exemplo.

Gestão de times à distância

A gestão de um time à distância enfrenta os mesmo desafios que a uma gestão presencial. A diferença, é que tanto o líder quanto a equipe precisam ter uma comunicação mais afinada, além de uma relação de confiança mais fortalecida.

A tecnologia para o trabalho remoto também inclui ferramentas que contribuem nessa questão, como citamos abaixo.

Gestão de tarefas

A gestão de tarefas em time remotos é bastante simples de ser feita. A parte mais importante, que é processual, faz parte da rotina, inclusive a presencial. É importante utilizar metodologias de controle, como o kanban, para manter tarefas e prazos alinhados entre todos os envolvidos.

Ferramentas, como o Trello, são excelentes para facilitar a gestão de atividades da equipe. Nelas, os acessos podem ser controlados conforme cada cargo e o gestor ganha mais visibilidade do que está sendo desenvolvido e o que demanda algum tipo de providência.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas em equipes remotas tem alguns desafios a mais do que a gestão presencial. A parte mais importante é garantir que o time tem o perfil correto para atuar dessa forma e que exista uma relação de confiança mútua. O gestor precisa confiar que os profissionais cumprirão com suas obrigações e os profissionais precisam sentir que o gestor confia em sua capacidade de entrega.

Nesse cenário, a tecnologia é apenas um canal que facilita a comunicação. Aplicativos, como o Slack, ajudam a manter uma conversa direta de forma individualizada ou em grupos, além de manter tudo o que for acordado registrado. Reuniões podem ser feitas por videoconferência em softwares simples, como Hangouts, caso a equipe seja menor, ou em outros mais robustos, conforme a necessidade.

Mindset do trabalho remoto

Antes mesmo de pensar em tecnologia para o trabalho remoto, é fundamental ter em mente que os colaboradores e gestores precisam ter perfil para trabalhar remotamente. A forma de pensar, de atuar e até mesmo de demandar as atividades é diferente e requer cuidados específicos, principalmente em relação à comunicação.

Caso na sua empresa essa já seja uma realidade em construção, atente-se para as características comportamentais dos seus profissionais e invista em treinamentos para líderes e liderados. Prepare seu negócio para se destacar no mercado!

Posts Relacionados

Dicas para proteger seus dados pessoais na internet

Autor: minhaconexao | 11 de dezembro de 2018
Estamos mais conectados ao mundo digital do que imaginamos, principalmente em decorrência da dependência cada vez maior das redes sociais. Além do Facebook, Twitter, Instagram…