Telefone fixo: Descubra o Que as Operadoras Têm a Oferecer Sobre o Serviço!

Não é fácil encontrar o pacote ideal de telefone fixo com tantas opções no mercado. Mas, para te ajudar nessa empreitada, reunimos aqui as principais informações sobre esse serviço e descobrir qual o plano e operadora que atendem às suas necessidades.

Continue a leitura e confira!

As principais operadoras de telefone fixo

A maioria das operadoras no Brasil oferece o serviço de telefonia fixa. Cada uma traz um perfil diferente, que pode muito bem atender às suas expectativas e necessidades como usuário. Abaixo você pode conferir o que as empresas trazem como opção para você.

Telefone fixo da Vivo

A Vivo oferece dois tipos de pacote de telefone fixo. Um deles é o Vivo Fixo Ilimitado Local e o outro Vivo Fixo Ilimitado Nacional. No primeiro, você fala à vontade para números fixos da sua cidade e celulares Vivo locais.

No segundo pacote, você fala ilimitado para qualquer número do país e pode ligar para celulares de outras operadoras também. As duas opções contam com valores diferenciados para quem contratar em combo.

Em ambos os pacotes não estão disponíveis ligações internacionais dentro da franquia, tendo tarifas por minuto.

Telefone fixo da Claro

Quando o assunto é telefonia fixa, a Claro oferece pacotes em conta. Você tem à disposição com três opções, cada uma delas com um determinado tipo de ligação ilimitada. Se você quer ser cliente da operadora, só precisa identificar o que é mais vantajoso para o tipo de chamada que você tem o costume de fazer

  • Local Total: Chamadas locais ilimitadas para fixo e celular de qualquer operadora
  • Brasil Total: Chamadas ilimitadas para fixos e celulares de qualquer operadora em todo o Brasil, usando o código da operadora.
  • Mundo Total: Chamadas ilimitadas para fixos e celulares de qualquer empresa no país e ligações ilimitadas para fixos de 35 países e celulares dos Estados Unidos.

Os pacotes contam com adesão gratuita, bloqueio de ligações, identificador de chamadas, transferência de chamadas, chamadas em espera e conferência de até três números.

Telefone fixo da Net

Embora seja mais conhecida por sua internet banda larga e TV por assinatura, a Net também oferece o serviço de telefonia fixa, o Net Fone. Ao todo, você conta com três tipos de pacote, podendo escolher de acordo com o seu perfil de usuário.

  • Brasil 21: nesse plano você tem chamadas locais ilimitadas para fixos de qualquer operadora.
  • Brasil Total 21: você pode fazer chamadas ilimitadas para fixos e celular em qualquer estado do país, independente da operadora.
  • Mundo Total 21: você tem chamadas à vontade para números fixos ou celular, de qualquer operadora, além de ligações ilimitadas para fixos de 35 países e celulares nos Estados Unidos.

É muito comum encontrar combos da Net com telefone fixo incluso. Além disso, a empresa oferece preços promocionais para clientes que querem fazer a portabilidade do número.

Em todos os planos ofertados você conta com benefícios que a empresa chama de “serviços inteligentes”. É possível bloquear ligações, colocar chamadas em espera, fazer conferência, transferir chamadas e contar com identificador.

Telefone fixo da Oi

Na Oi você encontra apenas um pacote de telefone fixo disponível para contratação. Nele você paga um valor por mês e ligações ilimitadas para fixo de qualquer operadora, mesmo interurbano, e chamadas ilimitadas para celulares no Brasil, independente de quem é a provedora.

Quem opta por esse pacote conta com chamada em espera, identificador de chamadas e pode fazer ligações gratuitamente em orelhões públicos da Oi.

Telefone fixo da Tim

Ao todo, é possível escolher entre cinco tipos de pacotes de telefone fixo, sendo divididos em planos pré-pagos, controle e pós-pagos.

  • Tim fixo pós: a operadora traz a opção de pacote de ligações locais ilimitadas, ligações ilimitadas para todo o Brasil e chamadas à vontade para todo o país com o acréscimo de 150 minutos de ligações internacionais.
  • Tim fixo pré: a Tim conta com um pacote nessa modalidade e você paga pelo minuto que falar.
  • Tim fixo controle: nesse modelo você paga apenas o primeiro minuto de cada ligação para outros fixos e celulares da Tim.

Todos os pacotes contam com fidelidade de 12 meses. A operadora ainda oferece benefícios gratuitos como serviço de encaminhamento, chamada em espera e caixa postal grátis.

Veja também: quais serviços a Tim oferece?

Vale a pena ter telefone fixo?

Atualmente, muitos planos de celular contam com ligações ilimitadas para números fixos, minutos para interurbano e até para chamadas internacionais. Diante disso, vale a pena ter um telefone fixo ou um bom pacote de celular?

Na verdade, vai depender muito da sua necessidade e do seu perfil como consumidor desse serviço. Há quem prefira ter um telefone fixo em casa para ter um número que é único para que família e amigos possam falar com quem ali reside.

Empresas também costumam ter um número que é divulgado para seus clientes, caso eles precisem entrar em contato e tirar dúvidas ou fazer reclamações. Os telefones fixos também são de grande ajuda para estreitar a comunicação entre setores e departamentos, utilizando até o serviço de ramal.

No entanto, se você não faz questão de ter um número residencial, nem vai contratar um plano empresarial, um plano de celular com muitos minutos ou ligações ilimitadas pode te atender bem, tendo apenas um gasto. O importante é você avaliar o custo X benefício e identificar o que é mais vantajoso para você.  

Como escolher um pacote de telefone fixo?

Você já definiu que precisar contratar uma operadora para ter o serviço de telefonia fixa. Mas, e agora, como escolher o pacote ideal diante de tantas opções oferecidas? Preparamos uma lista com considerações que vão te ajudar nesse processo, confira abaixo!

  • Tipo de franquia: você constantemente precisa fazer ligações para outros estados? Tem parente fora do país e gosta de realizar chamadas para eles? Você fica muito tempo no telefone cada vez que faz uma ligação? Considere o seu perfil como consumidor e verifique a franquia de cada pacote de telefone fixo. Existem vários que contam com ligações ilimitadas e muitos minutos para falar.
  • Valor do minuto: considere a tarifa para ligações que não estão inclusas na sua franquia. Elas podem variar para chamadas interurbanas, internacionais e para números de celular. O que adianta ter um pacote em conta se os minutos forem caros?
  • Benefícios: há planos que oferecem identificador de chamadas, recepção de outros números, conferência e outros benefícios. Se eles são importantes para você, vale a pena buscar pelas operadoras e pacotes que que incluem esses serviços.
  • Operadora mais comum entre familiares e amigos: se muitas das pessoas que você conhece não fazem uso de telefone fixo mas sim de celular, você pode considerar a operadora que a maioria utilizada. Isso porque é comum que as empresas ofereçam ligações gratuitas para números da mesma operadora.

Se você nunca parou para pensar sobre essas questões e não sabe muito bem que tipo de consumidor você é, basta consultar suas faturas antigas e ver o detalhamento. Assim você descobre quais eram os maiores gastos e pode encontrar o pacote que vai te atender da melhor maneira!

Combos com telefone fixo

Outro ponto a ser considerado para que você tenha o telefone fixo que deseja sem pesar no bolso, é a contratação por meio de combos. As operadoras costumam oferecer vários tipos de serviços, que vão além da linha fixa. É o caso de telefonia celular, pacotes de TV por assinatura e planos de internet banda larga.

Se você já vai contratar um desses serviços, pode ser mais vantajoso contratar um combo, principalmente se os pacotes que mais te interessam são da mesma provedora. Dessa forma, é feito um só contrato, com uma operadora, e você obtém descontos bem atraentes.

No entanto, é importante ficar atento ao período de fidelidade na hora da contratação. Algumas empresas exigem o vínculo de 12 meses de serviço, outras até 24 meses. Caso você queira cancelar antes, multas serão aplicadas. Por isso, vale a pena pesquisar a qualidade das operadoras e dos serviços que você deseja contratar no combo.

E aí, curtiu as dicas e informações? Confira mais sobre os serviços oferecidos pelas operadoras no blog do MInhaConexão!

Posts Relacionados

Dinheiro Digital na Internet: BITCOIN

Autor: minhaconexao | 23 de maio de 2019
Bitcoin é uma moeda de internet que foi iniciada em 2009 por um desenvolvedor de software que se auto denominava Satoshi Nakamoto. Em contraste com…

Internet espacial: um projeto ambicioso

Autor: minhaconexao | 22 de maio de 2019
Certamente ainda vamos ouvir falar muito de Elon Musk o empresário responsável pelo desenvolvimento do Falcon Heavy e proprietário da SpaceX. Na semana do carnaval…