Telefone da Anatel: todas as informações para você fazer sua reclamação

A Anatel é a agência reguladora das telecomunicações no Brasil. Por isso, se você teve algum tipo de problema com sua operadora de telefonia fixa ou móvel, internet banda larga ou TV por assinatura, uma opção de resolução da situação é procurar o órgão.

A agência oferece diversos canais de atendimento e neste artigo vamos falar de todas as opções de telefone da Anatel e para quê eles servem. Assim, na hora de fazer sua reclamação, você pode ligar diretamente para o canal mais apropriado.  Confira!

O telefone da Anatel: 1331

O telefone da Anatel é o 1331. O canal de atendimento funciona nos dias úteis, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

A ligação não é cobrada e pode ser feita de um telefone fixo ou celular de qualquer operadora.

O número para pessoas com deficiência auditiva ou de fala, é o 1332. A ligação deve ser feita de um telefone adaptado.

O número da Anatel varia de estado para estado?

Sim. Apesar do telefone 1331 estar disponível para qualquer consumidor do Brasil, existem também as centrais de atendimento específicas para as capitais estaduais.

Você pode conferir no site da Anatel a lista dos pontos de atendimento em cada estado.

Reclamações feitas com a Anatel

Como falamos, a Anatel é uma agência reguladora das telecomunicações. Por isso, ela não resolve os problemas dos consumidores, apenas faz uma mediação entre você e as prestadoras de serviços.

A vantagem de fazer reclamações com a Anatel é que o órgão irá cobrar das operadoras uma resposta mais rápida e eficaz, cumprindo a lei de forma correta.

Ao ligar no 1331, é preciso ser o titular do contrato (ou apresentar uma procuração) e fornecer os números de protocolo informados por sua operadora nos contatos feitos realizados. Então, tenha sempre esses dados em mãos.

Depois de fazer sua reclamação, o atendente irá informar um número para que você possa acompanhar sua solicitação.

O prazo de resposta é de 5 dias úteis. Lembrando que quem irá entrar em contato com você é sua operadora, e não a Anatel.

Quer conferir se a velocidade da sua internet é a mesma que você contratou? Faça o teste do MinhaConexão agora mesmo!

Acompanhando sua reclamação com a Anatel

Para acompanhar sua solicitação e ter certeza de que você será atendido, é só ligar para o 1331 e informar o número da sua reclamação, sem precisar falar com um atendente.

Caso o prazo de 5 dias úteis tenha passado e você não tenha recebido resposta da sua prestadora de serviços ou a resposta não tenha sido adequada, você possui até 15 dias úteis para entrar em contato com a Anatel e reabrir sua reclamação.

Outros canais de atendimento

Além do telefone, a Anatel oferece outros três tipos de canais de atendimentos diferentes:

 

A Anatel já ajudou você a resolver algum problema? Compartilhe aqui!

Posts Relacionados