Smart TV: como escolher a sua?

Na escolha de uma Smart TV de qualidade, é essencial que você conheça o item desejado para que sua compra seja satisfatória. E é isso que chamamos de custo-benefício. 

Entender as funcionalidades, as diferentes tecnologias e proje√ß√Ķes de tend√™ncias vai te ajudar a fazer um bom neg√≥cio.

Veja algumas d√ļvidas comuns e outras que deveriam ser feitas sempre que vamos √†s compras em busca de uma televis√£o inteligente.

Como escolher o tamanho ideal de Smart TV? ?

O tamanho da tela ideal para a sua casa depende especialmente do espaço que você tem disponível para que ela seja instalada de forma adequada.

Al√©m disso, √© sempre importante observar a que dist√Ęncia o espectador estar√° da tela. Quanto mais perto, menor deve ser a tela.

Se essa dist√Ęncia √© de 1,8m, por exemplo, o ideal √© que o aparelho tenha pelo menos 32”. J√° para quem tem uma sala maior e tem entre a TV e o sof√° 3,0m, o mais indicado √© que ela tenha pelo menos 55”.

Vale a pena comprar uma Smart TV 4K?

A resposta curta √© sim, vale a pena! Na verdade, hoje em dia, √© dif√≠cil encontrar televis√Ķes¬† sem essa tecnologia.¬†

Um ponto positivo √© que no √ļltimo ano, os pre√ßos se tornaram bastante acess√≠veis Isso aumentou a procura tamb√©m pelos aparelhos 4K.

Algo a ser observado, porém, é que a televisão só utilizará seu potencial 4K se a imagem transmitida estiver com a mesma qualidade. 

De toda forma, a maioria dos serviços de streaming já estão oferecendo essa resolução  aos clientes.

Qual a diferença entre SMART TV LED, OLED e QLED?

Outra caracter√≠stica que confunde quem tem menos familiaridade com as televis√Ķes inteligentes diz respeito √† forma√ß√£o da imagem. Ou seja, √†s tecnologias de LED, OLED e QLED.¬†

A grosso modo, pode se dizer que, nesta mesma ordem, uma é a evolução da outra. E, a grande diferença está em como as imagens são exibidas na tela.

Enquanto a Smart TV de LED usa um emissor de luz traseira, na OLED os pixels se acendem ao serem estimulados por impulsos elétricos. 

Não é arriscado dizer que as duas  têm boa qualidade. Porém, nesse quesito a QLED se destaca. Isso porque sua tecnologia oferece:

  • mais pontos de cor;
  • melhor independ√™ncia da distribui√ß√£o da luz;
  • melhor contraste;
  • imagens mais realistas e detalhadas.

O que analisar sobre a conectividade da SMART TV?

Um dos principais diferenciais da Smart TV é que ela tem um sistema operacional próprio, como um computador, e se conecta à internet. Ou seja, não será preciso usar dispositivos como o Chromecast. 

Por√©m, aqui √© preciso se atentar para a velocidade da internet. √Č importante que ela seja adequada para exibir os conte√ļdos online sem travar.¬†

Outro fator que é muitas vezes ignorado é sua conectividade com outros aparelhos da casa, tal qual o home theater, por exemplo.

Nesse sentido, a regra do ‚Äúquanto mais melhor”, vale a pena ser aplicada. Prefira aparelhos que tenham pelo menos 3 entradas HDMI e 2 USB.

Esses podem ser fatores de desempate para quem est√° em d√ļvida sobre aparelhos semelhantes.

ūüďĆ Aproveite e descubra como conectar sua TV √† internet!

E sobre a qualidade do √°udio das televis√Ķes inteligentes?

Muitas vezes pensando exclusivamente na qualidade da imagem, deixamos de lado a qualidade do áudio na hora de adquirir uma TV nova, mesmo que esse seja um fator muito importante. 

Na Smart TV, a qualidade do áudio é medida  em watts. Quanto mais, melhor. Outro fator diferencial pode ser a presença de um sistema de som surround, o mesmo que faz o home theater. 

Aproveite e teste a velocidade da sua internet para garantir uma experiência ainda melhor com a sua nova televisão inteligente!

Posts Relacionados