Será que a internet a cabo é a mais rápida?

Nos últimos 15 anos, o avanço das tecnologias de internet foram impressionantes. Desde a popularização dos computadores, das redes discadas e dos smartphones, até o famoso 3G e 4G, o fato é que, hoje, milhões de pessoas têm acesso a diversos tipos de informações em tempo real.

No entanto, vale destacar que a qualidade da conexão não é a mesma em qualquer tipo de tecnologia. Nesse contexto, uma dúvida comum entre diversas pessoas consiste no uso do cabo de rede: afinal de contas, ele proporciona uma internet mais rápida?

Para entender melhor essa questão, confira os pontos destacados abaixo:

Além do cabo, como posso me conectar?

Confira algumas das principais opções:

WiFi – sem dúvida, essa é a mais popular das conexões. Elas são definidas como de redes, pois necessitam de uma conexão com fios para que seja estabelecido um ponto de acesso. Nesse contexto, o sinal de internet envia frequências – geralmente entre 2,4 GHz e 5 GHz – e pode proporcionar uma capacidade de conexão veloz.

O WiFi começou sendo adotado exclusivamente nos notebooks, porém em poucos anos outros aparelhos aproveitaram essa tecnologia, como por exemplo os celulares e até mesmo equipamentos domésticos, como televisores.

3G/4G – utilizada por pessoas que possuem smartphone, esse tipo de conexão é semelhante à conexão via rádio. Os sinais são enviados, na maioria das vezes, pelas mesmas torres que enviam o sinal de telefonia para o aparelho.

O 3G já ocupou tanto espaço no mercado que recebeu até mesmo adaptação para computadores. Alguns modems exclusivos foram criados para que o usuário adote esse tipo de conexão quando não estiver disponível nenhuma rede WiFi.

Ethernet – caso você não saiba, a conexão ethernet envolve a conexão de dispositivos via cabo. Essa é a forma de ter acesso à internet mais segura e comum para criar uma rede de área local. Esse tipo de conexão permite a transmissão de dados de até 100 MB por segundo.

Portanto, podemos concluir que a diferença da velocidade da internet via cabo é bastante expressiva e, dependendo do tipo de operação no computador, até mesmo necessária para garantir agilidade.

De toda forma, temos uma dica essencial para quem deseja garantir a qualidade da internet em casa ou no escritório: trata-se de uma medida capaz de testar a velocidade de conexão de forma rápida e certeira.

Você já realizou alguma vez um teste de velocidade?

A partir dessa simples medida, você será capaz de identificar se, de fato, a sua provedora cumpre o limite estabelecido em contrato. Essa é uma informação fundamental para quem precisa de uma boa velocidade de internet, seja para entretenimento ou para trabalho.

Por isso, se ficou curioso para realizar uma verificação completa, acesse agora mesmo o MinhaConexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão!

Posts Relacionados

Como acelerar sua navegação na internet

Autor: minhaconexao | 23 de maio de 2019
Quando uma empresa faz qualquer lançamento no dia 1° de abril é de se perguntar se é alguma coisa séria ou se é pegadinha. Foi…