Aprenda como fazer uma reclamação Vivo e resolver seu problema com a operadora!

Se você quer fazer uma reclamação Vivo e quer saber como, este artigo vai te ajudar! Vamos explicar para você quais os canais de atendimento e como fazer essa solicitação.

Além disso, você vai aprender a como entrar em contato com a Anatel caso a Vivo não resolva seu problema.

Como fazer uma reclamação Vivo

Se você está com algum problema com algum serviço contratado entre em contato com alguma das centrais de atendimento que a operadora disponibiliza:

  • Vivo móvel: *8486, ligando de um celular Vivo ou 1058, ligando de qualquer telefone.
  • Vivo fixo: 103 15
  • Vivo Fibra: 106 15
  • Vivo TV: 106 15
  • Vivo empresas: *8486

Ao ligar, selecione a opção “reclamações” e registre sua situação com o atendente. Esses canais funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Independente do canal que você escolha entrar em contato, é importante sempre anotar os números de protocolo que forem gerados. Assim, caso a Vivo não resolva sua situação, você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria da operadora ou junto à Anatel.

Atendimento Vivo via SMS

Existe também a possibilidade de ser atendido via SMS, de forma gratuita, caso seu celular seja Vivo.

  1. Envie a palavra VIVO para 1058;
  2. Digite a opção ‘9’;
  3. Espere até que o atendente esteja disponível e te envie um SMS;
  4. Faça sua reclamação.

Fazendo uma reclamação pelo Meu Vivo

A outra opção para entrar em contato com a operadora é pelo portal Meu Vivo, na seção “atendimento”.

  1. Faça login no Meu Vivo
  2. Vá em “atendimento” e selecione como gostaria de ser atendido, por e-mail ou chat
  3. Caso escolha por e-mail:
    • O site irá te oferecer a opção de tentar resolver seu problema com a assistente virtual, Aura. Por isso, você precisa digitar sua pergunta;
    • Você pode tentar resolver seu problema por meio da Aura ou clicar em ‘avançar’;
    • Clique em ‘ok’;
    • Selecione seu perfil;
    • Na seção de ‘motivos, clique em ‘reclamação’;
    • Selecione o assunto e seu detalhamento;
    • Informe seus dados pessoais;
    • Digite sua mensagem;
    • Clique em ‘confirmar’.
  4. Caso escolha por chat:
    • Digite sua pergunta/reclamação. Irá surgir algumas soluções propostas pela assistente virtual Aura;
    • Clique em avançar para resolver sua situação por chat;
    • Na página de chat que se abrir, informe ‘reclamações’ no tipo de contato;
    • Especifique qual o assunto e seu detalhamento;
    • Clique em ‘enviar’;
    • Aguarde um atendente estar disponível e faça sua reclamação.

Usando o aplicativo Meu Vivo

Além do portal, você pode usar o app Meu Vivo para fazer sua reclamação e solucionar seus problemas.

Na aba ‘serviços’ você pode :

  • Solicitar suporte técnico, verificando sua conexão e cobertura do aparelho
  • Configurar seu aparelho;
  • Agendar atendimento em uma loja física da Vivo, caso seu problema não seja resolvido.

Você pode baixar o aplicativo na Play Store, para celular Android ou na App Store, para iOS.

Reclamação Vivo pelas redes sociais

A Vivo atende aos clientes pelas redes sociais também.

Pelo Twitter, você pode mandar um tweet para o perfil deles, explicando brevemente sua situação usando @vivobr. Geralmente, eles pedem para o usuário mandar uma DM (direct message) com mais detalhes e, assim, fazem o atendimento.

Para abrir uma reclamação Vivo pelo Facebook, é preciso que você:

  1. Entre na página da Vivo que a aba do chat irá abrir no canto inferior da sua tela;
  2. Clique em ‘começar’;
  3. Selecione ‘atendente humano’;
  4. Digite sua reclamação e espere a resposta do atendente.

Qual a qualidade do atendimento da Vivo?

De acordo com o Relatório Analítico da Anatel de 2017, o índice da satisfação com relação aos canais de atendimento da Vivo são:

  • 6,91 – serviço de banda larga
  • 6,89 – serviço de telefonia fixa
  • 7,10 – serviço de telefonia pós-paga
  • 7,22 – serviço de TV por assinatura

Ou seja, apesar de não ser um ótimo atendimento, ele está acima da média.

Além disso, o Grupo Telefônica (detentor da Vivo e GVT) é a primeira entre as empresas mais demandadas nos Procons em 2017, em todo o Brasil, de acordo com o Boletim Sindec.

No entanto, a taxa de índice de solução preliminar, que indica a resposta da empresa assim que ela é notificada pelo Procon, é alta: 85,4%.

Ouvidoria da Vivo

Se depois do primeiro contato sua reclamação Vivo não for resolvida, uma opção é entrar em contato com a Ouvidoria da operadora.

Lembre-se que é preciso já ter procurado a Central de Relacionamento da Vivo e ter aguardado o prazo informado para o atendimento de sua solicitação.

Com os números de protocolo em mãos, entre em contato com a Ouvidoria

  • Por telefone, ligando para 0800 775 1212, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
  • Pelo portal Meu Vivo:
  1. Na seção ‘atendimento’, clique em ‘ouvidoria chat’;
  2. Digite sua reclamação para que a Aura, a assistente virtual sugira algumas soluções;
  3. Clique em ‘avançar’;
  4. Informe a data do contato feito e o número do protocolo;
  5. Clique em ‘acessar chat’;
  6. Espere um atendente estar disponível e registre sua reclamação.

Como fazer uma reclamação na Anatel

Caso a Vivo não tenha resolvido seu problema, você pode fazer uma reclamação na Anatel. Para isso, é preciso ter realizado o contato inicial com a operadora e ter os números de protocolo fornecidos em mãos.

Após registrar sua reclamação, a Vivo possui 5 dias úteis para entrar em contato com você para solucionar a situação.

Caso não haja contato da operadora ou a resposta não seja satisfatória, você possui até 15 dias úteis para reabrir a reclamação com a Anatel.

Entrou em contato com a Vivo e conseguiu realizar sua reclamação? Compartilha com a gente como foi!

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