Descubra como registrar sua reclamação na Anatel de forma rápida e simples

Todos os anos são abertas mais de 3 milhões de reclamações na Anatel de pessoas com problemas na internet banda larga, cobranças erradas na fatura do celular e outros problemas com os serviços de telecomunicações.

Não consegue solucionar o seu problema com a sua operadora? Deseja abrir uma reclamação na Anatel? A gente te explica como!

Como funciona a reclamação na Anatel?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a Anatel não irá resolver seu problema. Ela irá intermediar a sua solicitação com a operadora. Por isso, antes de ligar para a Anatel, é preciso tentar resolver o seu problema na central de atendimento da sua operadora.

Caso você já tenha entrado em contato, o seu problema não foi resolvido, aí sim é hora de entrar em contato com a Anatel. Lembrando que a solicitação deve ser feita pelo titular da linha.

Como fazer uma reclamação na Anatel

Para fazer uma reclamação na Anatel, você deve:

  1. Ligar para o número 1331 e informar ao atendente que você deseja abrir uma reclamação;
  2. Informe o número de protocolo do atendimento que você solicitou na sua operadora, cujo problema não foi resolvido;
  3. Anote o número da sua solicitação com a Anatel, informado ao final do atendimento.

A operadora tem 5 dias úteis para entrar em contato com você e solucionar o seu problema. Caso isso não aconteça, entre em contato novamente com a Anatel.

Você tem até 15 dias para falarnovamente com a Anatel e informar que a sua solicitação não foi atendida.

Vale lembrar que optar pelo telefone para registrar uma reclamação na Anatel é apenas um dos canais disponíveis. Você também pode optar por fazer sua reclamação de forma online ou pelo aplicativo.

Aplicativo da Anatel

A fim de oferecer mais um canal de atendimento para que o consumidor resolva seus problemas mais facilmente, a Anatel lançou, em 2015, o aplicativo Anatel consumidor.

Através dele, o usuário tem acesso aos rankings disponibilizados pela agência, informações básicas e também a abrir uma reclamação.

Para registrar sua reclamação pelo aplicativo da Anatel, basta:

  1. Fazer o download do aplicativo;
  2. Clicar em “registrar Solicitação”;
  3. Preencher os dados conforme solicitados.

O aplicativo está disponível para android, IOS e para windows phone.

Registrar sua reclamação pela internet

Através do portal Focus, disponibilizado no site da Anatel, você também pode fazer a sua reclamação através do navegador. Para isso, você precisa:

  1. Acessar o Focus – Suporte de Atendimento aos Usuários;
  2. Preencher o cadastro com as suas informações;
  3. Registrar a sua solicitação;
  4. Anotar o número do protocolo gerado pela Anatel.

Atendimento da Anatel presencial

A Anatel tem uma sede em cada capital brasileira denominada de Salas do Cidadão, nas quais também é possível abrir uma reclamação contra a sua operadora. Para isso, você deve:

  1. Ir na agência da Anatel mais próxima de você;
  2. Informar o número do protocolo de atendimento da sua reclamação com a operadora;
  3. Anotar o número da solicitação na Anatel.

O horário de atendimento costuma ser de 8h às 18h, porém, varia de estado para estado. Antes de sair de casa, confira no site da Anatel o horário de funcionamento da agência que deseja ir.

Leia também: Dez dicas para melhorar a sua velocidade de internet

Como acompanhar a sua reclamação

Para acompanhar a sua reclamação na Anatel, você pode:

  • Ligar para o 1331 e digitar o número da sua reclamação quando solicitado;
  • Entrar no aplicativo da Anatel e clicar na opção “Minhas Solicitações”;
  • Acessar o portal Focus com seu login e senha e verificar suas solicitações.

Dessa forma, você consegue acompanhar os prazos impostos pela Anatel e o andamento da sua solicitação.

Porque fazer uma reclamação na Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão responsável por fiscalizar e regular os serviços de telecom no Brasil, como internet banda larga, telefonia fixa ou planos para celular.

Como explicamos, quando você abre uma reclamação na Anatel, ela irá facilitar e intermediar o seu contato com a operadora. Ou seja, a Anatel não irá resolver o seu problema, ela irá cobrar da operadora uma resolução que seja satisfatória para você.

Entrar em contato com a Anatel é útil porque é através das reclamações que ela tem acesso aos problemas dos usuários, à qualidade do atendimento prestado pelas operadoras e se elas estão respeitando a legislação.

Com esses dados, a Anatel divulga todo ano um ranking de qualidade de atendimento oferecido pelas operadoras, além de mensurar se os regulamentos atuais estão funcionando e sendo respeitados, ou se há a necessidade de criar novas resoluções.

Em grande parte dos casos, o envolvimento da Anatel resulta em uma resposta mais rápida da operadora e na solução do problema.

Por isso, toda vez que você estiver com algum problema e sua operadora não resolvê-lo ou não te oferecer uma resposta adequada, vale a pena entrar em contato com a Anatel.

A Anatel também disponibiliza em seu site uma página que contém os direitos dos clientes e usuários dos serviços de telecomunicação. Vale a pena conferir e descobrir de que forma a sua solicitação deve ser atendida corretamente.

Reclamação na Anatel para pessoas jurídicas

Todos os canais acima funcionam perfeitamente para pessoas físicas.

Se o problema com a operadora está relacionado a sua empresa ou a contratação do plano foi feita por uma pessoa jurídica, a sua solicitação deve ser feita apenas pelo telefone 1331. É só seguir os mesmos passos que informamos acima.

E então? Já teve algum problema que precisou ser solucionado pela Anatel? Conseguiu resolver? Conta para a gente!

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