Ouvidoria Vivo: qual o número Vivo para fazer reclamações?

Fez uma reclamação na Vivo mas não teve retorno? Então chegou a hora de falar na ouvidoria Vivo.

Vamos te explicar tudo a respeito. Confira!

Qual é o número da ouvidoria da Vivo? 

O número 0800 775 1212 é exclusivo do setor.

Se você quer saber como entrar em contato com a ouvidoria Vivo esse é o canal!

Você será atendido por um menu eletrônico, onde deve selecionar o tipo de assunto que quer abordar. As opções são separadas por serviço contratado. 

Essa triagem permite que o seu contato seja mais eficaz, uma vez que o atendente terá a base de dados correta e não precisará transferir a chamada. 

A ligação é gratuita e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 18h.

Ouvidoria no Meu Vivo

Você também pode usar a plataforma Meu Vivo para fazer uma reclamação na ouvidoria da operadora.

No menu principal você encontra a opção e já pode registrar abrindo uma solicitação. A partir do seu pedido, um atendente vai entrar em contato com você.

O que é ouvidoria Vivo?

A Ouvidoria Vivo é um canal de comunicação da empresa com o consumidor.

Você pode utilizá-lo para fazer uma reclamação sobre um problema que não foi resolvido, propor sugestões ou fazer um elogio.

A ouvidoria tem um papel de mediação de conflitos. Seus funcionários têm como objetivo identificar os principais erros da empresa e insatisfações com o cliente.

Dessa forma, a operadora tem mais recursos para melhorar o atendimento.

No caso de reclamações, o setor busca compreender o caminho que foi feito para a reclamação prévia e identificar porque não houve solução. Na sequência, tenta resolver a questão para você.

Quando entrar em contato com a ouvidoria?

Muita gente acha que deve fazer uma reclamação direto na ouvidoria. Mas isso não é o correto.

Você só deve entrar em contato com esse setor após já ter reclamado e buscado soluções nos canais usuais da Vivo.

A primeira coisa que vão te pedir ao explicar a situação é o número de protocolo da sua solicitação

Se você não falou na Central de Atendimento antes, não tem como rastrear o problema nem intermediar uma solução. 

Por isso, entre em contato com a ouvidoria como último recurso na operadora.

Como fazer uma reclamação na Vivo?

Antes de falar na ouvidoria da Vivo, você deve fazer uma reclamação com a empresa em outros canais. Isso vai variar conforme o serviço que você contratou.

Veja abaixo:

Cliente Vivo Móvel – 1058

Se você for ligar de um aparelho com chip Vivo, o contato pode ser feito pelo número *8486. Se a chamada for de um telefone fixo ou outro celular, você deve ligar para 1058.

Cliente Vivo Fibra – 103 15

A ligação para reclamações sobre o serviço de Vivo Fibra deve ser feito pelo telefone 103 15.

No entanto, se seu contrato é de combo, junto com a TV por assinatura da operadora, ligue para 106 15.

Cliente Vivo Fixo – 106 15

Para atendimento sobre o serviço de telefonia fixa da Vivo, você deve falar na Central 106 15 e optar por fazer uma reclamação.

Cliente com deficiência auditiva – 142

Clientes com algum nível de surdez devem ligar para 142. O volume da ligação é maior para suprir a necessidade e o atendente fala pausadamente, facilitando o entendimento.

Cliente Vivo TV

Quem utiliza o serviço Vivo TV e deseja fazer uma reclamação, o contato é via 106 15. Se o seu plano é o plus, o mais completo da operadora, ligue para 106 66 para um atendimento mais ágil sobre o seu pacote.

Autoatendimento Meu Vivo

Independentemente do serviço que você contratou da Vivo, você pode utilizar a plataforma de autoatendimento Meu Vivo para fazer uma reclamação.

Basta abrir uma solicitação. O melhor é que fica tudo registrado no aplicativo. 

O que fazer se minha reclamação na ouvidoria Vivo não adiantar?

Temos duas sugestões de medidas que você pode adotar nestes caso: você pode entrar em contato com a Anatel ou com o Procon.

Faça uma reclamação na Anatel

A Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações. Ela é responsável por controlar todos os serviços e empresas que atuam no setor.

Por isso, ela serve também para você reclamar sobre alguma situação vivida com uma operadora.

Você pode criticar sobre qualquer assunto ou experiência. Desde cobranças indevidas a falhas no serviço. Ela não vai resolver para você, mas vai intermediar a solução com a operadora.

Após você formalizar a reclamação no órgão, a empresa tem até 5 dias para resolver sua questão.

Você pode entrar em contato por aplicativo, pelo telefone 1331 ou pelo site

Quer saber mais sobre como entrar em contato com a Anatel e resolver seu problema? Consulte o artigo completo com todas as informações!

Entre em contato com o Procon

Há várias situações em que você pode entrar com um recurso no Procon em relação ao seu problema com a Vivo: 

  • Caso a Vivo tenha sujado o seu nome sem você ter culpa
  • Se você quer o dinheiro de volta por um serviço que não recebeu 
  • Se o seu negócio perdeu lucro porque a operadora não resolveu seu problema
  • Você foi lesado de alguma maneira

O Procon é o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e tenta uma negociação entre a empresa e o cliente.

A ideia é que seja um processo menos moroso que no judiciário e sem ônus para o consumidor, que não precisa arcar com advogados. 

É importante ter todos os documentos que comprovem o erro da operadora e os danos que foram causados.

Você deve ter em mãos também todos os protocolos das ligações e tentativas de resolução.

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