Saiba como falar com a ouvidoria Tim!

Precisa falar com a ouvidoria Tim, mas não sabe como? Vamos te explicar como chegar até o setor e formalizar a sua reclamação. 

Além disso, vamos te esclarecer como funciona esse setor, os documentos necessários para os registros e muito mais!

Qual o número da ouvidoria Tim? 

A Tim não tem um telefone específico para quem falar com sua ouvidoria.

Outras empresas dedicam um canal especial para isso. Mas, esse não é o caso. 

Para falar com a ouvidoria da operadora, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento Tim:

  • *144: clientes de telefonia móvel (ligação feita de um celular com plano Tim)
  • 1056: clientes de telefonia móvel e Tim fixo (ligação de qualquer telefone)
  • 103 41: clientes de Tim Live
  • 0800 741 2580: clientes com deficiência auditiva.

Como falar com a ouvidoria Tim?

Agora que você já sabe para qual telefone ligar, vamos te ensinar como falar com a ouvidoria da Tim:

  1. Ao ligar para um desses números, selecione a opção “falar com um atendente” no menu digital;
  2. Ao ser atendido, peça para falar na Ouvidoria Tim;
  3. O operador vai tentar resolver seu problema antes de ser transferido. Avise que a questão só pode ser resolvida na ouvidoria;
  4. Você será transferido para o setor.

Documentos para fazer uma reclamação na Tim

Para formalizar sua reclamação na ouvidoria da operadora, você precisa do CPF do titular da conta e dos números de protocolos das suas solicitações anteriores. 

A partir do protocolo, a pessoa que te atender na ouvidoria será capaz de ver todo o caminho da solicitação.

Ela também vai ver o que foi feito para solucionar e porque você continua com o problema. 

Por isso é tão importante que você anote todos os números fornecidos ao entrar em contato com a provedora que contratou.

Horário de atendimento da ouvidoria Tim

A Central de Atendimento da Tim tem um plantão, onde é possível falar com a empresa até de madrugada. No entanto, o setor de ouvidoria não funciona 24 horas por dia.

Os atendentes estão disponíveis em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dentro desse horário, você consegue falar no setor e fazer o registro necessário na ouvidoria. 

Prazo para resposta da ouvidoria Tim

Toda ouvidoria trabalha com um prazo para dar um retorno ao cliente.

De modo geral são de três a sete dias úteis, mas pode variar. Ao fazer sua reclamação, você será informado desse prazo. 

Se ele vencer e você não obter um retorno da Tim, é necessário partir para outros meios de reclamação, de modo que seus direitos sejam respeitados, assim como o dever da empresa para com você seja cumprido.

O que é uma ouvidoria?

Diferentemente, de SAC e Centrais de Atendimento, a ouvidoria tem o papel de ser imparcial e avaliar as demandas com problemas que não foram solucionados pelas outras vias.

Sua principal função é mediar conflitos, quando outros setores não tiveram sucesso.

Quando o cliente tem transtornos financeiros, serviços que não estão sendo executados da maneira como contratado e até mesmo se houve um problema entre o atendente anterior e o usuário, é ela que fica responsável por resolver. 

A ouvidoria funciona, inclusive, como canal interno de reclamações. Ou seja, ela vai além das suas funções com o consumidor.

Quando devo falar na ouvidoria Tim?

A ouvidoria deve ser seu último recurso com a operadora para resolver um problema.

Você entra em contato nesse setor quando você já fez várias reclamações e não obteve uma solução. 

Por exemplo, sua internet tem caído e ficado sem sinal constantemente. Você entrou em contato com a operadora pelos canais convencionais. A Tim avisou que iria resolver, mas você continua com a internet banda larga com problema. 

Ou, quem sabe, houve um erro na sua fatura que foi comunicado. Você pediu estorno do dinheiro ou crédito na próxima conta, a operadora falou que isso aconteceria, mas até hoje nada. 

Se esse é o caso, você deve entrar em contato com a ouvidoria e formalizar sua insatisfação. O setor vai tomar todas as providências para resolver o seu caso.

Como reclamar na Anatel sobre a Tim?

As operadoras de telecomunicação contam com um órgão regulador. É a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Além de leis e regras impostas sobre o setor, garantindo a qualidade dos serviços, a autarquia também cumpre o papel de defender que o cliente tenha acesso aos serviços que foram contratados.

Você deve entrar em contato com ela caso sua reclamação na ouvidoria da Tim não surtir efeito.

A agência vai fazer uma notificação formal à empresa sobre a situação e pode facilitar para que seu problema seja resolvido. 

Há vários canais de atendimento para fazer uma reclamação na Anatel. Confira algumas opções:

  • Por telefone: ligue para o número 1331 e siga corretamente as instruções do menu eletrônico. 

  • Pela Internet: é fornecido um formulário online onde você cadastra todas as informações. O envio é feito pelo Focus – Suporte de Atendimento aos Usuários. Você também pode baixar o aplicativo da Anatel e registrar a reclamação.  
  • Presencial: o atendimento presencial da Anatel acontece na Sala do Cidadão. Cada Estado conta com uma unidade, localizada na capital. O órgão oferece uma lista com todos os endereços.

Se você se sentir lesado financeira ou moralmente, você também pode entrar com um processo no Procon, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

Cada Estado tem um Procon diferente, basta procurar o do seu. Na maioria das vezes, não é necessário nem contratar um advogado.

Em ambos os casos, seja na Anatel ou no Procon, você deve ter os protocolos das reclamações realizados com a Tim.

Dessa forma, fica mais fácil que a empresa forneça um demonstrativo da sua tentativa de resolução.

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