Problemas com a Oi? Fale com a ouvidoria Oi!

Neste artigo, vamos te ensinar como falar na ouvidoria Oi, fazer reclamações e tudo o que você precisa saber para resolver problemas com a Oi!

Qual é o telefone da ouvidoria Oi? 

A ouvidoria Oi não tem um telefone para contato. As pessoas que desejam falar com o setor devem enviar um e-mail para ouvidoria@oi.net.br

Isso vale para qualquer um dos serviços contratados com a operadora, seja Oi Internet, telefone fixo, telefonia móvel e até TV por assinatura. 

No e-mail você deve detalhar o seu problema. Também é fundamental que você inclua no relato todos os protocolos de atendimento referente à sua situação. 

Muita gente esquece ou não se preocupa em anotar os números que são passados após as ligações e solicitações.

No entanto, você só conseguirá prosseguir com o atendimento na ouvidoria se tiver essa informação. 

Isso porque é por meio desses números de registro que os atendentes localizam o seu pedido. Inclusive, conseguem rastrear o andamento do caso e o que foi feito ou não para resolver.

Quando devo falar na ouvidoria Oi?

Você só deve entrar em contato com a Ouvidoria Oi quando já fez outras reclamações nos canais de atendimento da operadora e não obteve resultado. 

A ouvidoria é o último contato que você deve fazer com a operadora. É quando todos os recursos de canais de comunicação se esgotaram. 

Se sua Oi TV está perdendo o sinal toda hora, por exemplo, não adianta buscar auxílio na ouvidoria em um primeiro momento. Antes você deve fazer uma reclamação.

Como fazer uma reclamação na Oi?

Como esclarecemos, antes de entrar em contato com a ouvidoria Oi, você deve fazer uma reclamação na operadora.

Confira os canais disponíveis referentes a cada serviço da Oi:

  • *144: para reclamações sobre Oi Combo ou Oi Fixo (feitas de um celular Oi)
  • 10331: para reclamações nos planos Oi Combo (ligações de qualquer telefone)
  • 10331: para quem precisa reclamar sobre internet banda larga.
  • 1057:  reclamações para quem é cliente de internet móvel.
  • 10631: voltado para reclamações de quem é assinante da Oi TV.
  • 142: canal para quem tem alguma deficiência auditiva fazer reclamações.  

Obs: clientes de Oi Fixo de estados como o AC, DF, GO, MT, MS, PR, RS, RO, SC e TO devem utilizar o número 10314. A Central de Atendimento é diferente para essas localidades. 

Ligando para o número correto, que é voltado para o serviço que você contratou, você evita ser transferido ou ter que fazer uma nova ligação.

Em qualquer caso, você deve informar os dados pessoais do titular da conta. O operadora vai perguntar CPF, data de nascimento e outras informações. 

Outras formas de contato

Além dos contatos que citamos para reclamações, a Oi conta com uma gama de opções para atendimento ao cliente. 

Por exemplo, você pode contar com o Minha Oi, uma plataforma de atendimento que permite que você resolva várias questões por conta própria.

Também há redes sociais, lojas físicas, chat on-line e muito mais.

Como funciona a Ouvidoria da Oi?

A ouvidoria é um setor presente em todas as operadoras.

Seu papel é identificar os problemas internos que impedem que o cliente tenha a melhor experiência com o serviço contratado. 

A partir do momento que você explica para a ouvidoria Oi que suas reclamações não foram ouvidas nem resolvidas, ela entra em ação.

Com os protocolos das suas solicitações, é possível rastrear o que houve e o motivo da falta de retorno ou solução.

Além de procurar resolver o seu problema, ela também tem outra função: mapear os gargalos dentro da empresa para evitar que outros clientes passem pelas mesmas coisas que você. 

Elogios e sugestões

Se quiser, você também pode utilizar o canal de ouvidoria da Oi para fazer elogios e sugestões. Seja para melhoria no serviço ou até mesmo abordar um atendimento que foi diferenciado. 

De modo geral, as pessoas utilizam para reclamações, tentando resolver a situação em que se encontra. Mas, os outros feedbacks também contribuem para que a empresa melhore o seu atendimento, conhecendo os pontos positivos e negativos.

Ouvidoria Oi e Anatel

Se mesmo entrando em contato com a ouvidoria Oi seus problemas não forem resolvidos é hora de fazer uma reclamação formal na Anatel.

Você já deve ter ouvido falar na Agência Nacional de Telecomunicações, uma vez que é a agência que regula as leis referentes aos serviços de telecom.

Nos últimos anos, ocorreram várias melhorias por interferência desta autarquia. 

Para reclamar, basta ligar para os números 1331 ou 1332, ou preencher um formulário no site.

Também há um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no celular. Eles costumam ser bem ágeis nos retornos e cobram uma posição das operadoras. 

Lembrando que para entrar com uma reclamação no órgão, você precisa ter em mãos os protocolos de atendimento da Oi, ok?

Ouvidoria Oi e Procon

A Anatel vai buscar uma solução com relação ao serviço contratado na Oi. No caso de danos financeiros, o ideal é procurar o Procon. 

Estamos falando do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Cada Estado brasileiro tem um e ele atua para que possa haver uma negociação entre as partes, sem precisar chegar ao judiciário brasileiro.

Você não precisa nem de advogado para entrar com um processo. E se você tiver reclamado na Anatel, é mais um ponto a seu favor.

Juntamente com sua reclamação na ouvidoria Oi, mostra que você deu todas as oportunidades para a empresa resolver o seu problema e ela não o fez.

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