Entenda como funciona o Oi WiFi e porque esse serviço vale a pena

O mundo da internet banda larga ainda parece nebuloso e confuso para algumas pessoas.O WiFi da Oi, por exemplo: é gratuito ou pago?

Por isso, hoje vamos conversar um pouco sobre o que é e como funciona o Oi WiFi – a internet wireless da Oi e como fazer para acessá-la.

Oi WiFi: o que é e para que serve?

Como diz o nome, o WiFi da Oi (que também é conhecido como Oi WiFi Fon) nada mais é do que uma rede de internet sem fio oferecida pela operadora de telefonia.

Mas, calma. Isso não significa que você pode ter acesso livre a esse serviço. Para acessar o Oi Wifi Fon, é preciso ser assinante de algum dos serviços abaixo:

  • Oi Velox (todas as velocidades);
  • Oi Internet Total (todos os planos);
  • Oi Velox 3G (planos a partir de 250 MB);
  • Internet Móvel Pré (planos a partir de 500 MB);
  • Oi Smartphone (todos os planos);
  • Oi Dados (planos a partir de 500 MB);
  • Oi Conta Total (todos os planos).

Ou seja, se você assina um dos planos acima, também tem direito a mais de dois milhões de pontos de acesso de Oi WiFi em todo o Brasil.

A partir do momento em que você é cliente da empresa, você pode a usar a internet da Oi, sem gastar o seu pacote de dados, e sem estar na sua casa (usando a sua própria internet fixa) – e essa é uma vantagem enorme para quem ama viver conectado.

Esses pontos passam pelos locais mais variados, como aeroportos, restaurantes e até pontos públicos, como praças e a orla das praias do Rio de Janeiro.

O melhor de tudo é que, uma vez que você é cadastrado e assina os serviços da Oi, pode usufruir dessa internet gratuita no seu telefone celular ou smartphone, tablets e até notebooks e computadores portáteis.

Como esse serviço funciona?

Bom, uma vez que você é assinante de um dos serviços da Oi, existe um passo a passo fácil de seguir para ter acesso ao Oi WiFi Fon.

O ponto de partida, além de ter um celular com acesso à internet, é que a conta Oi esteja no seu nome. Isso porque a operadora utilizará o seu CPF para criar o cadastro que permitirá você acessar a internet sem fio da operadora.

A partir daí, você pode acessar o WiFi da Oi como indicado abaixo:

Pelo computador ou celular:

  1. Em um local de acesso wifi determinado pela Oi (chamados de “hotspots”), entre nas configurações de rede de internet sem fio do seu computador e conecte-se à rede “Oi WiFi”;
  2. Após a conexão, entre em um site qualquer no seu navegador, você será redirecionado para a página de acesso da rede Oi;
  3. Nessa página, insira seu nome de usuário e senha cadastrados no Minha Oi, e clique em “Entrar”;
  4. Pronto! Você já pode navegar na internet no seu computador tranquilamente.

Caso você não tenha um login e senha…

Pelo computador ou pelo celular, se você não tiver um cadastro completo no serviço Oi WiFi, você fará um processo um pouco diferente:

  1. Em um ponto de acesso wifi determinado pela Oi, entre nas configurações de rede de internet sem fio do seu telefone e conecte-se à rede “Oi WiFi”;
  2. Após a conexão, entre em um site qualquer no seu navegador, você será redirecionado para a página de acesso da rede Oi;
  3. Use o seu número de telefone (DDD + número Oi) para fazer o login. A senha é  o número de CPF ou CNPJ do titular da conta.
  4. Em seguida, você verá uma página de cadastro. Preencha os seus dados e clique em “Prosseguir”.
  5. Pronto, você já pode navegar na internet!

Aplicativo Oi WiFi

Para quem tem um smartphone, uma forma mais fácil ainda de acessar esse serviço de internet sem fio, e até de encontrar pontos de acesso pela cidade, é usando o aplicativo Oi WiFi.

Ele está disponível tanto para aparelhos com o sistema iOS, quanto Android, e pode ser baixado nas respectivas lojas de aplicativos (App Store e Google Play).

Depois de baixar o app que melhor se adapta ao seu aparelho, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo no seu celular;
  2. Preencha a página inicial com o seu número OI com DDD, usuário Oi WiFi, ou CPF e senha;
  3. Clique em “Salvar”;
  4. Utilize o mapa de hotspots para encontrar o ponto de acesso mais próximo;
  5. Pronto! Agora, sempre que você estiver em um hotspot Oi WiFi Fon, basta abrir o aplicativo e esperar a autenticação automática.

O aplicativo ainda conta com notificações que vão avisar você sempre que estiver próximo de um ponto de acesso desse serviço de internet sem fio – dessa forma, você pode passar mais tempo conectado, sem gastar o seu próprio plano de dados.

Oi WiFi Fon funciona fora do Brasil?

A resposta é: sim! Caso você esteja no exterior, mesmo que não use o seu pacote de dados em roaming internacional (isto é, o seu plano de dados habilitado para funcionar em outros países que não o Brasil), você também pode fazer uso desse serviço.

A mecânica de acesso é a mesma: seguindo os passos dos pontos acima, você consegue encontrar hotspots de internet grátis em várias cidades do planeta, em uma colaboração da Oi com a Fon, uma rede global de internet wireless que fecha parcerias com empresas de telefonia em todo o mundo.

Na hora do acesso, basta procurar uma rede com o nome “Fon” e fazer a conexão para ser imediatamente transferido para a página de login de acesso. A partir daí, basta usar o seu nome de usuário e senha para entrar na internet.

No site da Fon, você também consegue encontrar os hotspots de WiFi por toda Europa e nos destinos da sua próxima viagem internacional.

Vale a pena usar o Oi WiFi Fon?

Se você é usuário pesado de internet e gosta de passar o tempo todo conectado, ou se trabalha muito usando o celular e precisa estar sempre disponível no WhatsApp ou checando os seus e-mails, a resposta é sim. Porém, a disponibilidade restrita do serviço pode ser um problema.

Essa também é uma ótima opção se você sente que o seu plano de internet não é o suficiente para o seu dia a dia, mas você não pode aumentar o valor do plano no momento – quanto mais oportunidades de guardar os seus dados pagos para emergências, melhor!

No MinhaConexão, você consegue fazer um balanço dos planos atuais disponíveis no mercado para encontrar a melhor solução para você.

O Oi WiFi pode ser visto como uma vantagem, mas outras operadoras, como Net, Claro e Tim, também oferecem um serviço semelhante – é interessante pesquisar as diferenças de cobertura e qualidade.

A Oi também disponibiliza internet nos eventos que patrocina – um ponto a seu favor. Mas, atenção: independentemente da ocasião, a operadora só oferece locais com acesso à internet, os seus “hotsposts”, nas grandes cidades (como capitais).

Para checar a disponibilidade do serviço, é preciso acessar o aplicativo OI WiFi e fazer uma pesquisa no “Mapa de Hotspots”.

Qualidade da conexão

Em termos de qualidade, essa operadora fica em 5º lugar no ranking geral (veja o nosso Ranking Completo de Internet Móvel 3G e 4G), e em 4º na lista de internet mais rápida. Isso significa que é importante uma avaliação do custo benefício antes de assinar o contrato.

Vale lembrar sempre que é comum operadoras de telefonia receberem críticas de seus clientes e que também é constante a atualização de tecnologias e áreas de cobertura, o que pode alterar a qualidade e frequência do serviço.

Você é usuário do Oi WiFi? Que tal compartilhar a sua experiência (ou dúvidas) nos comentários?

Posts Relacionados