Minha Conexão

O antivírus ajuda no desempenho da internet no computador?

O usuário está sempre preocupado com o desempenho da conexão e a velocidade da internet, fazendo constantes conferências no nosso teste de velocidade. Por isso, é natural se questionar sobre o que pode atrapalhar ou ajudar, inclusive sobre o antivírus utilizado.

O antivírus é o principal recurso de proteção do computador contra ameaças das mais variadas formas e sem ele estamos expostos a receber inúmeros tipos de infecções.

Os Antivírus podem ser adquiridos de forma paga ou gratuita já que algumas empresas disponibilizam softwares para download sem nenhum custo a mais, porém não adianta só ter o antivírus, é preciso mantê-lo sempre atualizado.

Atualizações de softwares

Essas atualizações são adquiras de formas frequentes, por isso sempre é bom escolher softwares de desenvolvedores que se preocupam com o usuário e mandam sempre novas atualizações, que podem ser feitas de forma automática desde que você autorize o programa a fazê-las dessa forma.

Varreduras periódicas

Outra coisa que não se pode deixar de fazer são as varreduras periódicas. Alguns antivírus além da proteção em tempo real dão a possibilidade de agendamento de varreduras, sejam elas, diárias, semanais e as mensais, que são as menos recomendadas.

A partir do momento que conectamos algum aparelho no nosso PC estamos sujeitos a infecções, e esse caso piora quando falamos em se conectar à internet. Para termos a garantia de uma boa experiencia de navegação temos que tomar alguns cuidados com sites que navegamos entre eles, sites adultos e locais onde se baixa softwares piratas.

Os vírus que infectam as maquinas têm as mais variadas missões, que vão de comprometer o desempenho do computador ou até mesmo roubar logins e senhas de acesso. Existem mais de 60 mil vírus conhecidos e cerca de 300 novos malwares que surgem todo mês.

A máquina infectada passa não ter só o comprometimento de desempenho em risco, mais também pode ocorrer roubo de dados bancários através de cyber ataques.

De forma alguma pode-se usar um computador conectado à rede sem a previa instalação do antivírus. Os sistemas operacionais contam com um firewall, mais ele sozinho não dá conta da enxurrada de vírus que o usuário pode encontrar. Links suspeitos, e-mails, sites clonados e banners mal-intencionados estão por toda a rede.

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

20 vírus mais comuns

Ás 20 pragas mais comuns detectadas pelos antivírus são da categoria “cavalo de troia de publicidade” e os de “propaganda” que são os mais agressivos, por que podem acabar controlando o aparelho infectado.

O vírus não só vem da internet, mas podem também entrar no PC através de um cartão de memória, pendrive ou celular infectado conectado ao computador.

A prevenção contra os vírus parte do próprio usuário, sendo preciso ter muito cuidado com o que pode aparecer na tela. Procure navegar em sites confiáveis, alguns antivírus têm como extensão a proteção de navegação verificando com antecedência o site que você vai entrar, indicando assim o grau de perigo.

Com o desempenho do computador reduzido o momento de navegação pode se tornar lento, pois a máquina não terá total disposição de memória para rodar o navegador, afetando na velocidade da internet.

O ideal é realizar um teste de velocidade, e se notar algo de estranho seu PC não esqueça de fazer uma varredura com o antivírus.

No site do MinhaConexão você pode contar com o mais eficaz sistema de teste de velocidade da conexão, onde você pode também salvar os relatórios dos testes feitos fazendo, se tornando uma ótima forma de ter um controle da sua velocidade de internet.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...