Sabe como a internet via rádio funciona? Saiba suas vantagens e desvantagens

A internet via rádio pode causar estranheza para aqueles que estão acostumados com a tecnologia da fibra ótica. No entanto, ela é uma das principais opções para quem mora em áreas mais rurais e afastadas dos grandes centros.

Isso acontece porque possuímos torres de comunicação espalhadas em todo o país e sua implementação é, muitas vezes, mais barata do que a internet por cabeamento, tornando um negócio mais interessante para pequenas empresas.

Se você está considerando contratar esse tipo de conexão, continue lendo esse artigo e entenda melhor como é funciona de internet via rádio, suas vantagens e desvantagens.

Vale a pena ter internet via rádio?

Muita gente se pergunta se internet via rádio é boa ou se vale a pena. A resposta é: depende de qual é sua acessibilidade e como você irá usar.

Se você mora em uma grande cidade, com acesso à fibra ótica ou outro tipo de internet por cabeamento, essa conexão não é a melhor opção para você.

Já se sua cidade não possui acesso à internet banda larga e você não quer gastar seu serviço de 3G ou 4G, a internet via rádio é uma boa alternativa e costuma ser bem mais acessível financeiramente do que a via satélite.

Mas atenção: antes de contratar um plano, pesquise sobre a procedência do provedor. A dica é sempre verificar se a empresa está legalizada junto a Anatel, evitando serviços clandestinos.

Como é feita a transmissão via rádio?

A banda larga transmitida via rádio possui uma conexão feita por meio de torres, que enviam o sinal para as antenas instaladas na casas próximas.

Ao receber o sinal pela antena, um cabo é conectado até o modem, que oferece a conexão com a internet.

Vantagens da internet via rádio

Uma das principais vantagens desse tipo de transmissão é sua acessibilidade. Por permitir uma maior cobertura, a internet via rádio chega em regiões que a internet por cabeamento não chega.

Além disso, se o provedor da internet possuir um considerável número de antenas em determinado local, é possível oferecer conexão para um grande grupo de pessoas.

Outra vantagem é a pouca necessidade de manutenção. Já que sua internet é transmitido por sinal e não por cabos, não há riscos de rompimento dos fios ou até mesmo roubo desses cabos.

Desvantagens

A instabilidade é a principal desvantagem da internet via rádio. Além de sofrer oscilações quando há muita chuva ou vento, esse tipo de conexão depende de outros fatores para garantir sua qualidade.

A distância das torres para as antenas, os tipos de equipamentos utilizados e as possíveis interferências que causam bloqueios no caminho do sinal podem afetar a estabilidade da conexão.

Além disso, a velocidade é bem baixa. As operadoras tendem a oferecer, no máximo, conexão até os 30 MB e, mesmo assim, essa velocidade é mais voltada para o uso comercial.

Nas residências, o mais comum são internet com velocidade de 1 MB a 15 MB.

Por isso, se você é o tipo de pessoa que gosta de fazer downloads, jogar online ou consumir conteúdos com streaming, a internet via rádio não é a melhor opção. Além de ser uma conexão lenta, será instável, o que significa, por exemplo, sua série ou jogo travando o tempo todo.

O preço desse tipo de conexão pode, também, ser um pouco mais alto, dependendo da cidade em questão, já que é preciso pagar pela instalação da antena.

Em algumas cidades, alguns residentes de condomínios se juntam para dividirem esse valor e, assim, todos terem internet de forma mais acessível.

Para saber qual a velocidade da sua internet atual e se o serviço da internet via rádio atende suas necessidades, faça um teste de velocidade.

Você conhecia a internet via rádio ou já possui o serviço? Conte um pouco mais pra gente!

Posts Relacionados