Internet Rural: confira planos e tecnologias disponíveis

Mesmo com os avanços tecnológicos atuais, ainda há diversas regiões do Brasil em que o acesso à internet é restrito, devido à localização e falta de infraestrutura. Nesses casos, é possível apostar em alguns planos de internet rural e tecnologias como satélite e rádio. 

Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

O que é internet rural?

Internet rural é como é conhecida a internet oferecida para áreas que estão longe dos grandes centros no Brasil. Ela recebe uma denominação específica porque muitas das tecnologias encontradas em capitais e polos comerciais não chegam às regiões mais distantes. 

Por isso, são utilizadas tecnologias de amplo alcance. Cada cidade pode ter uma maneira melhor para receber sinais e processos de transmissão. Isso pode variar de acordo com altitude, proximidade com cidades e outras questões geográficas. 

Veja também: confira os planos de internet banda larga!

Tecnologias utilizadas na internet rural

Existem algumas opções de internet rural para quem deseja se conectar, mas não tem fácil acesso a algumas tecnologias devido a sua localidade. É o caso de internet via satélite, via rádio ou discada.

De modo geral, é mais comum que o usuário tenha acesso a essas tecnologias via provedoras locais, que focam seus esforços em oferecer esses serviços com qualidade e sem muitos clientes, como é o caso de grandes operadoras.

Internet rural via satélite

A tecnologia de transmissão via satélite é uma das mais comuns na internet rural. Isso porque ela conta com ampla cobertura no mundo inteiro, chegando a locais mais isolados e sem muito acesso tecnológico. 

Isso acontece porque, nesse caso, a internet está associada aos satélites geoestacionários. Eles são capazes de emitir sinal para grandes áreas e, por isso, às vezes a internet via satélite é a única alternativa para algumas regiões.

O grande problema é que esse tipo de internet rural costuma ser instável, caindo constantemente. Além disso, o valor de assinatura costuma ser mais caro que outras tecnologias de acesso a internet.

Veja também: conheça a Sky, operadora especializada em satélite!

Internet rural via rádio

Outra opção de internet rural é a tecnologia de internet via rádio. Ela funciona por meio de ondas de radiofrequência que emitem o sinal para o computador. As ondas são transmitidas de uma torre posicionada na região e são captadas por uma antena que deve ser instalada em sua casa. Dessa maneira, você não precisa de outros equipamentos como fios e cabos.

O ponto negativo desse tipo de tecnologia é que facilmente ela pode sofrer interferência e romper a conexão. Isso acontece porque, como o sinal chega por ondas, caso algo fique entre a antena e a torre, pode bloquear o sinal. O funcionamento é melhor para quem está em localizações mais altas.

A vantagem é que seu custo de manutenção é em conta e a velocidade pode ser suficiente para as suas necessidades mais básicas de internet. 

Internet rural discada

Muita gente já dependeu da internet discada para ficar conectado. Na verdade, esse foi o início da internet para a maioria, mesmo nos grandes centros. Hoje, com novas tecnologias mais estáveis e mais rápidas, poucos são os que fazem uso dessa opção.

No entanto, para as áreas mais isoladas, ela pode ser uma ótima alternativa e, por isso, também é considerada um tipo de internet rural. Essa tecnologia utiliza as linhas telefônicas, por isso, são necessários uma linha fixa e um provedor que estabeleça a conexão. 

Modem 3G e 4G para internet rural

Muito comuns para conexões em aparelhos celular, a tecnologia 3G e 4G também pode ser utilizada para que computadores e tablets tenham acesso à internet

Seu alcance tem crescido consideravelmente nos últimos anos, chegando a regiões mais afastadas e pode ser uma alternativa de internet rural para quem precisa.

Tipos de internet mais comuns nos grandes centros

As melhores tecnologias são encontradas em grandes cidades. Isso porque há mais avanço tecnológico, facilitando sua instalação, e também maior demanda, o que favorece e aumenta os investimentos no local.

No entanto, o alcance tem crescido cada vez mais e, mesmo que você more em regiões mais isoladas, vale a pena consultar a cobertura de grandes e pequenas operadoras que possam atuar no local. 

Conheça algumas dessas tecnologias:

  • Internet a cabo: esse tipo de internet chega até as casas por cabos também utilizados em TVs por assinatura. Esses cabos estão menos sujeitos a interferências. No entanto, quanto mais longe da central menor é a qualidade e a velocidade da internet. 
  • Fibra ótica: considerada a mais atual, a tecnologia de fibra ótica oferece mais estabilidade, velocidade e qualidade na transmissão. Ela ainda está sendo implantada no Brasil, e, por isso, é mais comum em capitais e grandes centros. 

Aproveite e faça um teste da velocidade da sua internet e verifique se você recebe a rapidez que contratou!

Planos de internet rural no mercado

Embora grande parte das empresas que oferecem internet rural sejam locais, também é possível encontrar planos e tecnologias disponibilizadas por grandes operadoras.

Confira abaixo alguns deles:

Claro Internet Rural Fixa

A Claro também conta com plano de internet rural, por meio de sinal 4G da operadora e um modem. Trata-se da Claro Internet Rural Móvel e ela é viável apenas para quem vive em uma distância máxima de 30 quilômetros de uma cidade. Ou seja, ela é para quem vive ou trabalha em regiões rurais, mas que tenham municípios-sede próximos. 

Sua velocidade pode variar de acordo com a localidade, mas a contratação ocorre por franquia de 500 MB e é necessário checar as condições da região para utilizar o serviço.  

Claro Internet Rural Móvel

Essa opção de internet rural da Claro também é no modelo de franquia, em que há 500 MB de dados disponíveis para a navegação. Ela é pós-paga e, caso acabem os dados antes do mês ser finalizado, o usuário deve contratar pacotes adicionais que virão na próxima fatura. A tecnologia pode variar entre 2G, 3G e 4G, de acordo com o que estiver disponível em sua localidade.

Vale ressaltar que o plano tem fidelidade de 12 meses, com multas caso haja quebra contratual referente aos meses faltantes. 

Tim Liberty Web Rural

Para atender a clientes que vivem em regiões mais afastadas, a Tim criou o Liberty Web Rural. O usuário contrata uma franquia de dados de 500 Mega por mês e tem velocidade mínima de 256Kbps de download. Caso o limite de franquia seja alcançado, a velocidade é reduzida. 

No entanto, apenas quatro estados podem usufruir desse tipo de internet rural: Espirito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. 

E aí, curtiu as informações? Compartilhe com quem mais possa se interessar por internet rural!

Posts Relacionados