Google vai retirar o “bom dia” do WhatsApp

Uma coisa que geralmente incomoda os usuários do WhatsApp são as imagens e GIFs de “bom dia”, todos os dias, enviadas em massa para o grupo. Claro que, por trás dessas imagens certamente estão pessoas que não ficam satisfeitas se não “dão o ar da graça”.

No entanto, existem muito mais pessoas que não gostam desse tipo de mensagem que, na verdade, não têm nenhuma utilidade, do que pessoas que postam as mensagens. Essas mensagens têm o triste poder de encher a memória do celular com imagens que só vão dar trabalho para serem apagadas depois.

O Google, entendendo os usuários mais comprometidos, resolveu tomar uma medida para parar com esse problema. A empresa vai usar uma ferramenta recém-lançada, o Files Go, que é capaz de reconhecer essas mensagens e apaga-las do celular, o que, além disso, vai fazer com que elas desapareçam do WhatsApp.

A empresa criou a nova ferramenta primeiro pensando na Índia, onde o costume se alastrou a ponto de ser considerado uma praga. Contudo, aqui no Brasil a situação está se tornando semelhante e a ferramenta certamente vai mais agradar do que desagradar os usuários do WhatsApp.

O Google fez uma pesquisa na Índia e constatou que um em cada três usuários de smartphones fica sem espaço todos os dias na memória do aparelho. E essa situação é bastante crítica no país que possui mais de 1 bilhão de habitantes.

Descobriu-se que a falta de memória é justamente em razão das mensagens de “bom dia”, que chegam aos montes, o que é bastante grave em um país onde os aparelhos são mais modestos e sem muito espaço disponível na memória.

Para resolver o problema, o Google aplicou sua experiência com inteligência artificial e utilizou-a no Files Goo, um aplicativo que tem como função principal limpar arquivos desnecessários nos celulares Android.

Basicamente, os técnicos do Google só precisaram treinar o aplicativo, alimentando-o com toneladas de mensagens motivacionais e imagens de “bom dia”. Dessa forma, o sistema se tornou capaz de reconhecer esse tipo de publicação de forma automática.

De início, o Files Goo demorou para reconhecer o padrão do tipo de mensagem, confundindo-as com imagens de crianças com algum tipo de frase escrita em suas camisetas. Com um pouco mais de tempo, no entanto, o sistema passou a reconhecer e cumprir com sua missão da forma adequada.

O Files Goo foi pensado para a Índia e, por isso, ainda não funciona no Brasil. Claro que não será nenhuma surpresa se o Google expandir as funções do aplicativo entre nós.

Para quem tem problemas com as mensagens de “bom dia”, por enquanto, existe uma alternativa: impedir que imagens e vídeos recebidos pelo WhatsApp sejam baixados automaticamente.

É fácil fazer isso: basta ir até as configurações do WhatsApp e, se estiver no Android, é só tocar nos pontinhos do canto superior direito da tela e no menu que aparece em seguida, clicando em “Configurações”.

Na tela que se abre, toque na opção “Uso de Dados”. Vai aparecer uma guia com o nome de “Download Automático” e, aí, basta escolher a configuração ideal para cada caso.

Agora que você resolveu o grave problema do “bom dia”, não se esqueça de verificar a velocidade da internet que está recebendo.

Posts Relacionados

Deputados ainda querem censurar a internet

Autor: minhaconexao | 27 de dezembro de 2017
No primeiro momento, as intenções do projeto 8.540/2017, que está em discussão na Câmara dos Deputados, são boas, ou seja, pretende tipificar crimes de ódio…