Firefox mostra como saber se sua senha vazou na internet

Um dos grandes problemas de segurança que temos quando usamos a internet é com relação às nossas senhas. Uma senha vazada por apenas levar o hacker a usar nossas redes sociais para fazer postagens, mas, ao mesmo tempo, também pode nos trazer sérios prejuízos, principalmente quando se trata de senhas bancárias.

Por isso, a recomendação é sempre usar senhas que sejam mais difíceis de serem descobertas, usando letras, símbolos e números, de forma aleatória, que são mais complicadas de serem desvendadas por quem usa a internet para prejudicar outras pessoas.

Você, certamente, já tentou cadastrar senhas com data de nascimento ou números de placas de veículos, que são mais simples de serem lembradas, recebendo alertas do site para aumentar a segurança, criando uma senha mais complicada.

Para quem ainda não sabe, as senhas que são gravadas no navegador, como acontece no Google, podem ser as mais complicadas possíveis e você não precisa se preocupar em lembrar delas. O próprio navegador se encarrega de entrar no site que você deseja, sem precisar digitar a senha a cada vez que faz isso.

É preciso sempre tomar muito cuidado com a segurança. Agora, tudo vai ficar mais fácil: o Firefox Monitor é um site que promete informar se a sua senha vazou na internet. O serviço funciona em parceria com a Cloudfare e o HaveIBeenPwned (HIPBP), conhecido por também oferecer uma solução semelhante.

A nova ferramenta permite inserir seu endereço de e-mail em uma página, para saber se o login foi encontrado na base de dados online de informações hackeadas. A novidade já foi anunciada, mas ainda está em desenvolvimento, com previsão para chegar aos primeiros 250 mil usuários até o final do mês, não havendo, no entanto, previsão para que seja liberada para todos.

O Firefox Monitor também oferece um alerta automático para o usuário. De acordo com os desenvolvedores, está em estudo um sistema de notificação, informando sobre possíveis logins vazados sem a necessidade de consulta manual.

Embora essa medida exija o compartilhamento contínuo do endereço de e-mail do usuário, os desenvolvedores afiram que o dado será protegido, por questões de privacidade.

A Mozilla, que está desenvolvendo o sistema, está trabalhando em estreita colaboração com as empresas parceiras, HIPB e Cloudflare, para criar um método de compartilhamento de dados anônimos para o Firefox Monitor, que nunca envia o endereço de e-mail completo para terceiros.

A ferramenta, quanto estiver disponível para o público em geral, poderá ser acessada por qualquer usuário através de um site independente, sem relação direta com o Firefox. Contudo, algumas funções serão exclusivas de usuários do próprio navegador. Provavelmente, o alerta automático sobre dados vazados seja uma dessas funções.

A preocupação com vazamento de senhas na internet deve ser uma das principais para quem costuma usar a rede constantemente. Além disso, também é preciso analisar sempre a velocidade de dados que você está recebendo. Seu provedor de internet tem o dever de oferecer até 80% da velocidade contratada e, se não cumprir com essa obrigação, você tem o direito de reclamar.

Posts Relacionados

Internet e o Natal: mudança dos tempos

Autor: minhaconexao | 26 de dezembro de 2017
Enquanto a Anatel informa que triplicou a média de megabytes utilizados por mês na internet, a média de minutos usados para ligações apresentou queda de…