Entenda como funciona a banda larga por satélite

Você sabe como funciona a banda larga por satélite? Descubra aqui e veja mais algumas dicas para conferir a velocidade da internet da sua casa!

Ter internet em casa hoje em dia é uma necessidade para a maior parte das pessoas, mas muita gente ainda tem dúvidas com relação aos tipos de rede. Veja aqui como funciona a banda larga via satélite.

Estamos tão acostumados a permanecer logados que até mesmo em um voo é natural que alguém queira passar um tempo conversando com amigos, familiares, ou checando e-mails e redes sociais. Mas qual o problema disso?

A infraestrutura para a internet em aviões ainda não está desenvolvida o suficiente para atender as expectativas de usuários e companhias aéreas.

Por outro lado, a solução para essa questão já está em andamento. Existe, entre os provedores de internet para voos comerciais, uma constante pressão para a adoção de conexões via satélite, o que deixaria para trás o atual padrão deficiente, o qual exige uma comunicação constante com a superfície, podendo ser chamada de “terra-ar”.

Várias empresas, como a Inmarsat PLC, a Global Eagle Entertainment, a Gogo Inc, a Viasat Inc e a Panasonic já estão correndo atrás de novas tecnologias para otimizar seus pacotes via satélite e arranjar os melhores contratos com as principais companhias europeias e americanas.

Vantagens das conexões via satélite

A internet que nós comumente usamos, chamada de tecnologia ATG, além de possuir cobertura deficiente, tem dado os primeiros sinais de estar obsoleta.

Em espaços aéreos, como os da Europa, por exemplo, a quantidade de regulamentações distintas acaba forçando a manutenção constante de redes de dados para espaçonaves, formando algo como uma colcha e retalhos e mostrando que a utilização de satélites parece ser a evolução natural da internet.

A atual conjuntura não está dando conta das expectativas de mercado, e a substituição parece cada vez mais a solução para todos os problemas.

Outro detalhe: a banda larga via satélite também ajudaria a evitar aquele inconveniente do qual todos dependemos, que é possuir um provedor disponível em solo, já que satélites cobrem todo o planeta, independente da presença de terra ou água.

Dessa forma, em teoria até mesmo uma espaçonave em movimento teria acesso à conexão, e sem quedas significativas de velocidade.

Outros detalhes da banda larga via satélite

Uma boa conexão de bordo seria muito vantajosa para algo além da simples navegação pelas redes sociais ou sites de streaming, como o YouTube. De fato, uma internet mais segura, como a que é oferecida via satélite, poderia também ser utilizada para questões de segurança da aeronave.

Ainda no que diz respeito a serviços dentro do avião, a conexão via satélite também permite a atualização de conteúdos oferecidos aos passageiros com a função de entretenimento, gerando assim mais receita por meio desse segmento, com serviços e propagandas.

Aproveite e faça já um teste de velocidade da sua internet!

Os próximos anos devem ser turbulentos e determinantes para a propagação dessa nova tecnologia de internet por satélite.
Enquanto esses dias de glória não chegam, que tal descobrir a real velocidade da internet realizando um teste de velocidade na sua casa? Com o teste do MinhaConexão você confere todos os dados, de download e upload, e descobre se está tudo de acordo.
Não perca tempo e faça o teste já.

Posts Relacionados