Conheça os planos de implementação do 5G no Brasil

Apesar de já existir no Brasil, a internet 4G não é uma realidade para todas as pessoas que moram no país. Ainda assim já se fala sobre a implementação da velocidade 5G no mundo, e o nosso país não ficará de fora.

O cronograma para aprovação do padrão oficial 5G vence apenas no ano de 2020, no entanto, universidades, fabricantes e governos já estão trabalhando para arduamente nos chamados projetos pré-5G.

5G no Brasil

E por falar em projetos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, e representantes da indústria de telecomunicações lançaram o “Projeto 5G Brasil”. A ideia é fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no país para que, em poucos anos, o Brasil já possa oferecer a rede 5G, que promete mais velocidade de download e upload, além de maior integração com outros dispositivos.

É importante saber que o número seguido da letra G indica a geração da conexão. Porém, mais do que a ordem de grandeza de cada tipo de Internet móvel, vale aprender que em cada geração poderá haver vários tipos de Internet de quinta geração, assim como hoje há dois padrões de 4G e houve alguns 3G e 2G diferentes.

O 5G ainda não tem padrões definidos, mas testes já estão sendo realizados em vários países. Na Coreia do Sul, o país mais conectado do mundo, experimentos feitos pela marca Samsung, foram capazes de transferir dados a uma velocidade de 1 gigabyte por segundo. Com essa rapidez, filmes em HD podem ser baixados em apenas um clique.

Em comparação, o 4G mais rápido do mundo, na Coreia, chega no máximo a 0,02 gigabytes (20 megabytes) por segundo. Já no Brasil, cuja conexão foi apontada por um relatório recente com uma das mais velozes do planeta, o 4G oferece uma velocidade média de download de 0,002 gigabytes (2,4 megabytes) por segundo.

Podemos dizer que o 5G testado hoje já é 500 vezes mais rápido que a melhor conexão 4G atual, e permitirá aos usuários acessarem a internet mesmo viajando a velocidades de quase 500 km/h, quase o dobro suportado pelo 4G.

Segundo o secretário de Política de Informático do MCTI, o setor móvel no Brasil está mais maduro: “Agora, estamos tendo a oportunidade de o setor trabalhar junto com a academia, com os fabricantes.

Temos um trabalho de antecipação à entrada do 5G no Brasil”. Sobre IoT, “o 5G vai impulsionar a tecnologia dos smartphones, a conectividade dos automóveis. Enfim, vai surgir um monte de coisas bacanas”.

Com o projeto credenciado, o Brasil poderá participar de discussões internacionais para a definição de critérios para a implantação do 5G no mundo. Hoje, o país possui 196 milhões de acessos em internet de banda larga móvel, dentro desse número, apenas 60 milhões acessam a rede 4G.

Agora é só aguardar que a os planos de implementação do 5G no Brasil se concretizem.

O que achou do projeto para receber o 5G no Brasil? Para encerrar esse post, nós temos uma indicação muito especial.

Quer checar a sua velocidade de internet? O site Minha Conexão é um portal com a maior rede de associados do país e é referência na realização de teste de velocidade nos provedores de internet.

Conheça mais sobre o produto que você contratou, e não deixe de conferir a velocidade de internet da sua casa sempre que possível. Faça o teste de velocidade e tenha a certeza de que você está recebendo a velocidade de internet contratada.

Posts Relacionados

Satélite brasileiro para a internet está ocioso

Autor: minhaconexao | 22 de maio de 2019
O governo brasileiro criou o programa Internet para Todos e estabeleceu prazos para credenciamento de empresas interessadas em participar. A intenção é levar a internet…