Conheça algumas curiosidades importantes sobre o 4G

A tecnologia 4G é predominante no Brasil, sendo adotado por todas as operadoras que são utilizadas no país para conexão móvel.

Foi em 2012 que a Anatel implantou a rede 4G, uma faixa de frequência em 2500 MHz usada pelas operadoras no Brasil para oferecer uma conexão de internet móvel. Hoje essa frequência chega á 700 MHz para a rede 4G.

Você sabe qual a velocidade da internet do seu 4G? Faça um teste de velocidade para descobrir!

O que é 4G?

4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution), que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM.

Porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G da prioridade a dados de internet, mas, não descarta a ideia de que ainda podemos fazer ligações por voz e chamadas de vídeo.

Qual a vantagem do 4G?

Por ter como prioridade o trafego de dados, a rede 4G é a mais rápida, inclusive, quando a LTE foi criada, não existia a possibilidade do tráfego de voz.

Além de ser mais rápida e com uma cobertura bem mais estruturada, a tecnologia LTE a 700MHz – 4G pode sustentar de 300 a 400 acessos simultâneos a rede de trafego de dados, o que é praticamente o dobro da quantidade que a as tecnologias 3G suportam.

Além de ter todos os benefícios do 3G, ela oferece velocidade superior de quatro a cem vezes em comparação ao 3G, a velocidade e a qualidade são os principais benefícios da internet móvel 4G que tem o objetivo de ser ainda mais estável e veloz.

E por ser mais rápida que a internet 3G, a conexão 4G oferece uma melhor navegação de conteúdos da web em vídeos de alta definição e velocidade de download mais rápido para jogos, aplicativos, videoconferências, e plataformas musicais que podem ser ouvidas online.

Outra vantagem está nos equipamentos de transmissão as duas tecnologias (3G e 4G) utilizam antenas para a comunicação de dados com as centrais, porém enquanto a 3G faz essa comunicação através de faixa de rádio, a 4G usa cabos de fibra ótica, o que permite que os pacotes viagem a uma velocidade muito maior.

Um detalhe importante é que a conexão 4G trabalha em faixas diferentes de frequência em cada lugar do mundo, por exemplo, no Brasil opera inicialmente em 2,5 GHz, a mesma usada em países da Europa, Oriente Médio e Ásia, mas nos Estados Unidos, essa tecnologia funciona entre 700 MHz e 2.100 MHz, o que significa que aqui o aparelho não pegará a rede 4G, mas funcionará perfeitamente bem na 3G.

Isso porque como o 4G é a quarta geração de tecnologia da telefonia móvel, ele vai operar normalmente nas redes 2G (GSM) e 3G, da mesma forma que essa opera em GSM.

Para você saber qual a velocidade em que navega, o portal Minha Conexão faz o teste de velocidade de internet em tempo real e com isso gera um relatório que possibilita acompanhamento dos testes de velocidade já realizados. Confira!

Posts Relacionados