Como a velocidade da internet influencia na produtividade

Empresas que contam com a velocidade da internet para realizar suas atividades precisam ficar atentas a questões relativas à conexão. Você já parou para pensar como esse fator influencia na produtividade dos colaboradores?

De fato, em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação minuciosa da qualidade da internet dentro do escritório. E isso deve incluir uma pesquisa com todos os funcionários que a utilizam, e para diferentes fins – afinal de contas, existem departamentos que necessitam de uma velocidade maior, pois realizam downloads ou uploads de arquivos pesados e complexos.

Caso a resposta da equipe indicar que a velocidade da internet está comprometida, chegou a hora de mensurar o impacto disso na produtividade dos funcionários. Veja abaixo algumas questões que devem ser consideradas:

– No geral, uma conexão lenta causa um longo tempo de espera para o cumprimento das atividades. Portanto, isso pode atrasar todas as atividades de um colaborador, podendo inclusive comprometer prazos de entrega e a sinergia da equipe.

– Quando uma internet não funciona direito, as queixas a respeito do não recebimento de e-mails é comum. Além disso, podem acontecer sérios problemas com a inclusão de arquivos na rede e também no envio de arquivos para clientes e outros departamentos.

– A produtividade também é afetada porque a velocidade da internet causa um grande estresse ao funcionário. E isso porque, sem dúvida, lidar todos os dias com uma conexão lenta – que afeta os processos mais simples da rotina – pode causar uma grande sensação de frustração, sem contar que o colaborador pode se sentir sozinho nessa dificuldade, acreditando que a empresa não está preocupada para garantir a qualidade mínima para que as atividades sejam desempenhadas com sucesso.

Agora que você já sabe o impacto de uma velocidade ruim na produtividade da empresa, confira algumas dicas para resolver o problema:

– Preferencialmente, use a conexão via cabo para garantir a qualidade da internet. O WiFi, no geral, apresenta maiores índices de instabilidade e pode apresentar desempenhos variados dependendo do lugar onde o computador está posicionado no escritório.

– Instrua os colaboradores a evitarem o acúmulo de programas e janelas abertas ao mesmo tempo. De fato, isso pode exigir mais da internet e, consequentemente, diminuir o desempenho do upload e download de dados.

– Caso o WiFi seja a única opção viável dentro da empresa, opte por roteador de boa qualidade e antenas fortes. Deixe o aparelho na região mais central possível, e faça os cálculos e testes para saber se será necessário mais de um roteador no escritório para atender a necessidade de todos os departamentos.

– Muitas vezes, a sua conexão via cabo ou WiFi pode estar lenta por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.

Você tem dúvidas com relação à velocidade da internet banda larga na sua casa ou empresa? Faça o teste de velocidade agora mesmo com o MinhaConexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Posts Relacionados

Será que a internet a cabo é a mais rápida?

Autor: minhaconexao | 16 de novembro de 2018
Nos últimos 15 anos, o avanço das tecnologias de internet foram impressionantes. Desde a popularização dos computadores, das redes discadas e dos smartphones, até o…