Como a largura de banda influencia na velocidade da internet

Você já parou pra pensar nos fatores que influenciam a velocidade da internet na sua casa ou escritório? Sem dúvida, um deles está relacionado à largura de banda e, é sobre esse assunto que este artigo irá tratar. Confira:

O que é largura de banda?

Essa palavra serve para indicar a medida da capacidade de uma transmissão, em especial de rede ou conexão. E vale ressaltar que não é algo usado apenas no setor de informática, mas também de processamento de sinais, eletrônica, espectroscopia etc.

De maneira geral, um simples teste de velocidade pode comprovar: quanto maior a largura de banda, maior será a velocidade uma conexão. E isso porque o número bandwidth indica a rapidez com que os dados trafegam através de uma determinada rede.

O que é velocidade de internet?

De maneira geral, a velocidade da internet é sua largura de banda. Se, por exemplo, a sua conexão for de 5Mbps, significa que você pode receber até 5 megabits de dados por segundo.

Uma analogia pode nos ajudar a entender melhor a respeito desse tema:

Imagine uma estrada onde todos os carros viajam por ela com a mesma velocidade. Dessa forma, para que tudo funcione de maneira mais rápida, a via precisa ser espaçosa, ampla.

Voltando para o mundo da internet, é como se 1Mbps fosse equivalente a uma pista dessa estrada. Se, por exemplo, você quiser baixar uma imagem de 6MB de tamanho e tem uma largura de banda equivalente a uma pista (1 Mbps), precisaria de aproximadamente 60 segundos para fazer o download completo da foto.

Portanto, caso alguém tivesse 6Mbps, poderia fazer o download dessa mesma foto a apenas 10 segundos.

O que é Kbps, Mbps, Mbps e Gbps?

Para compreender mais detalhes sobre o tema velocidade da internet diz respeito aos termos Mbps, Mbps, kbps, Gbps. O que eles significam?

De maneira simples, essas abreviaturas representam a quantidade de dados que estão sendo enviados por segundo. Confira abaixo o significado de cada um deles:

Kbps: kilobits por segundo;

Mbps ou mbps: megabits por segundo;

MBps: megabytes, que se destaca como a unidade mais comum de velocidade utilizada;

Gbps: Gigabits por segundo;

Deu pra compreender um pouco melhor? Por fim, temos uma dica final para você:

Muitas vezes, a sua conexão via WiFi pode estar lenta por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.

Você tem dúvidas em relação à velocidade da sua internet banda larga? O que acha de testar a velocidade de conexão agora mesmo? O MinhaConexão é um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil, e além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão!

Posts Relacionados