Black Friday 2018: o que esperar das operadoras de internet!

Há alguns anos o Brasil copiou o costume americano de fazer um grande saldão na última sexta-feira de Novembro. A ideia teve sucesso por aqui e é possível encontrar todo tipo de oferta, inclusive de planos de internet.

Se você está pensando em trocar de operadora ou de plano, pode ser uma boa esperar a data para conferir o que a Black Friday planos de internet banda larga tem a oferecer e aproveitar os descontos e melhorias de serviço. Há muitas ofertas para novos clientes!

Esse ano, a Black Friday acontece em 23 de novembro e enquanto as operadoras não soltam as promoções, que tal recapitular as ofertas dos últimos anos para ter uma ideia do que pode aparecer nesta edição?

De onde surgiu a Black Friday?

A Black Friday ocorre logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, comemorado numa quinta-feira no fim de novembro, ou seja, uma ocasião perfeita em que as pessoas têm tempo para comprar seus presentes de Natal.

Já o nome em si da ação veio de uma gíria policial, que acredita-se ser da década de 1960. Com o grande movimento de compras, o trânsito ficava impraticável, intenso e para os policiais e com muitas infrações.

Já para os negociantes, a quantidade de pessoas dedicando-se a compras era como um Natal adiantado. Era o momento de sair do vermelho e… voltar ao negro, ou saldo positivo!

Prazo das promoções

Embora empresas que comercializam mercadorias físicas costumam dar descontos apenas na data exata da Black Friday, ou no máximo no fim de semana que se estende, prestadoras de serviço utilizam a ocasião como forma de dar início às promoções.

No caso de operadoras de planos de internet, o histórico mostra que a Black Friday já se tornou Black Week ou até se prolongou por um mês ou mais. Isso traz uma grande vantagem que é não adquirir planos pelo impulso, tendo tempo de analisar as propostas e pensar realmente no que é mais vantajoso.

Mas, fique atento ao prazo! Pode ser que algumas operadoras ofereçam ofertas relâmpago, enquanto outras prolonguem os benefícios. É necessário avaliar com calma.

Especificações da oferta

Na maioria das vezes, as operadoras oferecem descontos e preços de arrasar, mas com limite de duração. Isso significa que depois do período determinado – um mês, três meses, um ano, quem sabe? – o valor do plano ou pacote volta ao normal.

Em algumas situações o desconto é tão grande que vale a pena pagar um pouco mais na sequência, quando a promoção vencer.

Em alguns outros, pode parecer uma grande oportunidade, mas que somado aos valores sem o desconto, você pagará acima da média do mercado.

Por isso, coloque na ponta do lápis e descubra o que realmente você vai ganhar ao escolher esse ou aquele desconto.

Black Friday planos de internet da Sky

Recente no ramo de planos de internet, a Sky tem o costume de aproveitar a data da Black Friday para lançar descontos interessantes.

Em determinadas edições, ela já deu descontos de 30% a 40% no valor dos pacotes mensais, válidos para todo tipo de serviço, seja a contratação de 2 Mega ou até planos mais robustos.

De modo geral, esses valores promocionais vão por um período específico de prestação de serviço. Por exemplo, os primeiros seis meses. Mesmo com prazo de validade, pode ser uma boa economia.

Black Friday da Vivo

A Vivo costuma fazer suas promoções nessa época durante um mês, embora em uma edição estendeu apenas por uma semana.

Sua primeira edição na Black Friday foi em 2013 e de lá pra cá já ofereceu acréscimos de Mega pelo mesmo valor, aumento de franquia – quando era permitido – serviços adicionais, descontos nos primeiros meses de adesão e já aconteceu de, no momento da aquisição de determinados planos, 80% de desconto na aquisição de aparelhos de celular.

Veja também: conheça a Vivo Fibra, internet banda larga da Vivo!

Black Friday da Oi

A Oi costuma concentrar seus descontos da Black Friday para serviços de telefonia móvel. No entanto, em algumas edições ela também disponibilizou promoções para banda larga.

Em edições passadas, a empresa já ofereceu oferta de 30% de planos para quem escolhesse fazer uma nova adesão. Essa promoção foi uma das mais longas. Começou na Black Friday e terminou apenas três meses depois.

A operadora também oferece combos aos seus clientes e são neles que ela consegue oferecer mais oportunidades para o usuário economizar. Em algumas situações da Black Friday, ela concedeu descontos no valor total de seus pacotes combinados, o que vale a pena a se considerar se você quer aproveitar a internet e também usufruir de outros serviços.

Black Friday da Tim

Já a TIM, uma das maiores operadoras de telefonia móvel no Brasil, também se entregou aos serviços de banda larga assim como aos descontos da Black Friday para planos de internet!

A empresa já praticou descontos de até 45% nos primeiros meses de valores na contratação, aumento na velocidade da internet e até mesmo serviços adicionais.

Em 2017, por exemplo, a operadora ofereceu aos clientes que contratasse seus serviços o bônus de contar com três meses grátis de Netflix, o que casado com o serviço de banda larga, foi a combinação perfeita para atrair milhares de novos clientes ou para os que fizessem um upgrade do plano. A empresa ganhou e os usuários também!

Após o período de promoção, o cliente escolhia manter os serviços da Netflix ou cancelar a utilização.

Black Friday da Claro

A Claro é uma das operadoras mais ousadas quando o assunto é promoção na Black Friday de pacotes de internet!

Na última edição ela, inclusive, lançou suas ofertas com muita antecedência, provocando o comércio com uma mega oferta. Ela chegou a oferecer planos de 20 GB de internet pelo preço de 2 GB.

Ela também já ofereceu maior velocidade por valores já acordados, ou seja: mais internet pelo mesmo valor.

Essas promoções foram por períodos determinados, geralmente alguns meses de serviço, voltando posteriormente ao valor normal, mas já é algo a ser considerado com economia garantida!

Black Friday da Net

A Net também aderiu a promoções durante a Black Friday nas últimas edições! Então, para este ano, também é possível esperar algumas oportunidades.  

Para se ter uma ideia, a operadora já ofereceu 60 Mega de internet por R$60 por mês durante um ano. Diminuindo drasticamente o valor e dando a oportunidade de ter mais velocidade na internet.

Além disso, por ter uma ampla gama de serviços e opções de combos, a Net tem o costume de oferecer pacotes completos com descontos para quem adquire seus planos combinados. Nos últimos anos, esses descontos chegaram até 40%.

A operadora, no entanto, costuma oferecer mais descontos para serviços de TV por assinatura. Também vale a pena ficar atento!

Veja também: Saiba mais sobre a Net Virtua, a internet da Net!

Aproveite o período para aquisição de aparelhos

Você sabe que a maioria das prestadoras de serviço de internet banda larga também contam com planos de telefonia celular, certo? Pois durante a Black Friday, as empresas aproveitam para vender aparelhos telefônicos com preços quase inacreditáveis.

As operadoras vinculam essas vendas à contratação de determinadas assinaturas de planos e você pode conseguir combos vantajosos, combinando telefonia móvel, internet extra, banda larga e um aparelho de ponta novinho em folha.

Fique atento: será que é promoção mesmo?

Como já é uma data esperada e que muitas pessoas anseiam para investir com vantajosos descontos e ofertas, algumas empresas costumam aumentar os valores e mudar tipos de serviços oferecidos um tempo antes.

Dessa forma, quando a Black Friday finalmente chega, os preços abaixam, mas na verdade já eram valores praticados e o cliente acaba aderindo achando que está em vantagem. Por exemplo, essa foi uma gafe da Tim descoberta há alguns anos.

A operadora subiu o valor de IPhone para R$10 mil e ofereceu desconto de 70% aos clientes, chegando ao valor comum do mercado na época, o que foi amplamente criticado pelo consumidor e pela imprensa.

Por isso, é importante acompanhar os valores, pacotes e serviços que deseja desde já. Assim, você tem uma melhor ideia do que realmente compensa ou não ao ver as ofertas. Dessa forma, você faz as escolhas certas e realmente aproveitar os descontos.

E aí, curtiu o que já rolou na Black Friday de planos de internet nos anos anteriores? Aproveite para conhecer a fundo os serviços das operadoras e não trocar gato por lebre!

Posts Relacionados

Direitos do consumidor na internet

Autor: minhaconexao | 17 de março de 2020
Com a melhoria da velocidade da internet, a comercialização de produtos online cresceu e vem apresentando números positivos, mesmo com a crise instalada em nossa…

Garantindo maior privacidade na internet

Autor: minhaconexao | 11 de dezembro de 2018
Uma das maiores preocupações de qualquer usuário é a segurança de seus dados na internet. A ISOC – Internet Society, que é uma organização sem…