Anatel recebe menos reclamações no mês de outubro

Provavelmente você já passou por algum problema com a sua operadora, isso é comum acontecer, infelizmente. Algumas reclamações são resolvidas rapidamente, já outras costumam dar bastante dor de cabeça para consumidor.

Quando acontecem reclamações junto às operadoras, a Anatel prontamente fica de olho para tomar as devidas providências contra as empresas de telecomunicações.

Mesmo com toda confusão que teve em relação ao apoio da franquia para a internet fixa no Brasil, a Anatel recebeu menos reclamações no mês de outubro.

Isso porque, mesmo apoiando essa decisão de franquia, a Anatel tem tomado providências quando os consumidores fazem reclamações.

Um exemplo disso foram os resultados das advertências que a Anatel deu nas operadoras que tiveram mais reclamações nesses últimos tempos.

 

Número de reclamações contra operadoras

O número de reclamações feitas, contra as operadoras, caiu de uma forma considerável no mês de outubro deste ano de 2017. Teve uma queda de 5,7%, que significa um total de 16,9 mil reclamações a menos.

Isso é ótimo, sinal que a Anatel tomou as devidas providências em relação às operadoras e as mesmas melhoraram a qualidade do atendimento e também os serviços oferecidos ao consumidor.

Claro que, essa queda poderia ser ainda maior, já que praticamente todos os brasileiros têm vínculo com alguma operadora.

Então, quando comparado com a quantidade de clientes, essa porcentagem reclamações poderia ser certamente menor. Mas isso já é um bom começo.

 

Quais eram as maiores reclamações

Conforme informações de relatórios da Anatel, um total de 277,6 mil reclamações foram feitas contra as operadoras que oferecem serviço de banda larga fixa, serviço de telefonia fixa e telefonia móvel.

Para que fique mais claro, separamos as reclamações mais frequentes por categorias:

De acordo com a Anatel, a telefonia móvel teve uma redução de 16,8 mil reclamações que equivalem a -11,3% no total de reclamações feitas pelos consumidores.

Logo depois vem a telefonia fixa, que conta com menos de 2,4 mil reclamações em relação a TV por assinatura. Esta teve diminuição de 200 reclamações, o que é uma porcentagem extremamente baixa de -0,7%.

Em relação à banda larga fixa, os resultados não são tão favoráveis quanto aos outros serviços. Ela teve um aumento de duas mil reclamações, o que significa um aumento de 4,8%.

A principal operadora responsável por esse valor foi a NET, que fez com que o setor ficasse com 1,6 mil reclamações extras, um total de mais 15,5% de clientes não satisfeitos com o serviço.

A redução de reclamações se deu para a maioria das principais operadoras que trabalham no Brasil. A Vivo que teve queda de 9,6 mil reclamações, a Claro 2,4 mil, a Tim com 2 mil e a Oi 900 reclamações a menos.

Mesmo que essa redução tenha acontecido, é normal que ainda exista clientes que não estejam satisfeitos com o serviço oferecido pelas operadoras e eles devem sempre reclamar, para que isso melhore.

Em relação à internet, é essencial fazer o teste de velocidade para saber se você está recebendo a quantidade correta contratada, e, se não tiver, cobrar os seus direitos.

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