Anatel aplica multa de R$ 21,7 Milhões na operadora Oi

Provavelmente todos já passaram por algum problema relacionado a sua operadora. Seja por falta de sinal, por serviço não prestado ou prestado de uma forma que não é a ideal, ou qualquer outro problema.

Ainda bem que os consumidores podem contar com o Código de Defesa do Consumidor e também com a Anatel, que luta para que essas operadoras prestem serviço e atendimento digno para seus clientes.

Afinal, são serviços que são pagos com regularidade e devem ser prestados com qualidade. A operadora deve ter o máximo de respeito com o consumidor, independentemente da situação.

A operadora Oi está passando por problemas sérios que levou a ela consequências graves e bem caras, para ser mais exato, consequências bem milionárias.

 

Como e porque aconteceu essa multa tão alta?

O valor de 21,7 milhões se deu porque a operadora estava fazendo cobrança indevida dos valores da fatura de seus clientes.

Tudo começou quando a Anatel descobriu o caso onde, no começo, haviam mais de 1.600 clientes reclamando de valores indevidos em suas faturas. Foi então que a multa inicial ficou de R$3,7 milhões.

Mas, com um pouco mais de investigação e estudo, a Anatel descobriu uma quantidade muito maior de reclamações. De 1.600, a quantidade passou a ser 40.700 clientes, com a mesma reclamação. Foi então que a Anatel resolveu aplicar a multa de 21,7 milhões de reais.

A operadora logicamente recorreu e abriu um pedido de reconsideração na Anatel, mas o Conselho Diretor decidiu não aceitar esse pedido feito pela empresa Telemar Norte-Leste S.A – conhecida como Oi.

Essa multa foi maior ainda devido ao descumprimento do Serviço Telefônico Fixo Comutado – RSTFC, das cobranças indevidas e muitos outros problemas que estão acontecendo desde o ano de 2006.

Isso é extremamente prejudicial para a empresa, pois ela já está com uma dívida maior que 60 bilhões de reais, está com dificuldades de conseguir credores e acionistas, além de, claro, perder muitos clientes.

 

Para o consumidor, é imprescindível fazer reclamação

As reclamações devem ser feitas. Por mais que pareça bobagem ou muito difícil de resolver, deve ser feita sempre a reclamação. Pois o consumidor tem os seus direitos e deve exigi-los.

Nesses casos, como o que aconteceu com a operadora Oi, ela terá que ressarcir todos os clientes que foram afetados com esses problemas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os valores deverão ser devolvidos em dobro.

Além de fazer reclamação quando necessário, é importante estar sempre atento para saber se o serviço contratado está realmente sendo entregue da forma correta e com qualidade.

Um exemplo muito comum de um produto que a maioria das pessoas utilizam é em relação a internet. É essencial que a empresa entregue para o consumidor a velocidade contratada, afinal, se ele contratou tal velocidade é porque necessita dela.

É fácil descobrir se a sua operadora está entregando ou não a velocidade de internet que está no seu contrato.Basta usar o speed test da empresa MinhaConexão. Essa empresa é confiável e é possível fazer esse teste direto da sua casa, através do computador.

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