8 coisas para melhorar a velocidade da sua internet

Sua internet banda larga está lenta? A velocidade de download e de upload está comprometida? O portal Minha Conexão tem algumas dicas que podem ajudar a diminuir esse tipo de problema no seu computador.

Confira a seguir oito coisas que você pode fazer para evitar essa baita dor de cabeça:

1- Deixar o roteador numa posição adequada

Sim, essa questão não é um mito. Se você deixar o roteador num lugar ruim, o sinal da sua internet banda larga pode cair. Sendo assim, verifique se o aparelho está instalado em um local central em relação aos dispositivos que irão se conectar a ele.

2- Deixar aparelhos Bluetooth inativos

Você sabia que utilizar dispositivos Bluetooth no espaço onde está o roteador pode prejudicar sua internet banda larga? Atualmente, essa interferência é um pouco menor do que era antes, mas ainda existe. Sendo assim, se deseja evitar problemas, deixe essa função desabilitada.

3- Usar o WiFi perto do roteador

Se puder, prefira sempre ficar mais próximo do aparelho. Afinal de contas, quanto mais longe dele, menor será o sinal da sua conexão. E vale ainda ressaltar: caso estiver fazendo alguma atividade que exige mais da sua internet, como por exemplo jogando um game online, conecte o fio azul (ethernet) ao seu computador e pare de usar o WiFi.

4- Deixar as antenas numa posição alta

Acredite: quanto mais altas estiver a antena do roteador, melhor será o seu WiFi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão.

Você pode também testar a velocidade da internet quando conectada no WiFi e depois conectando diretamente no Roteador, através de um cabo Ethernet. Assim você pode notar a perda de velocidade que está ocorrendo quando você conecta através do WiFi e pode ajustar a Antena e posição do roteador, tentando minimizar essa perda de desempenho.

5- Colocar uma senha segura no WiFi

Sua velocidade de download pode estar baixa porque muitas pessoas estão congestionando sua conexão. Se você não tem uma senha, provavelmente outras pessoas estão usando sua internet banda larga agora mesmo. Portanto, estabeleça uma senha pouco previsível neste momento!

6- Instalar antenas fortes

Infelizmente, existem modelos de roteadores que contam com uma antena que emitem sinais fracos. Por esse motivo, a conexão via WiFi pode ficar bastante comprometida. Porém, a boa notícia é que quase todos os aparelhos permitem a troca de antena.

7- Proteger seu ponto de acesso com um no-break ou estabilizador

Isso pode evitar problemas de interferência enquanto você usa alguns tipos de eletrodomésticos, como liquidificador, micro-ondas, secadoras de cabelo e batedeiras. Esse aparelhos geram ruído na rede elétrica que podem se refletir no seu sinal WiFi.

8- Realizar o teste de velocidade (Speed Test) com frequência

Muitas vezes, a sua conexão via WiFi pode estar lenta por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.

Você tem dúvidas em relação à velocidade da sua internet banda larga? Faça o teste agora mesmo com o Minha Conexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Posts Relacionados