Escolhendo um Plano 3G/4G

Clique aqui para tirar suas dúvidas sobre a internet!!!
minhaconexao
Site Admin
Mensagens: 320
Registrado em: 25 Abr 2010, 19:19

Escolhendo um Plano 3G/4G

Mensagempor minhaconexao » 06 Set 2014, 12:51

Quem possui um notebook sabe como é bom poder usar a internet de qualquer lugar, isso graças a um modem 3G que é conectado na porta USB do dispositivo. As operadoras por sua vez, disponibilizam diversos planos 3G, que podem ser vantajosos ou não.

Iremos mostrar um balanceamento com as principais dicas a respeito. O nosso objetivo não é lhe apontar a melhor opção, e sim mostrar as vantagens e desvantagens de cada plano, para que assim então você chegue a conclusão de qual operadora lhe oferece a opção mais plausível.

Franquia

Franquia nada mais é do que a quantidade de dados que você poderá utilizar no mês, com a velocidade máxima de 1MB/s. As operadoras disponibilizam diversos planos com diferentes franquias, quanto maior a franquia, mais caro é o plano.

Depois que você atinge esse limite de dados, a velocidade da sua internet será reduzida. A velocidade de redução varia de operadora para operadora- a Vivo e a Claro disponibilizam velocidade de redução de 128 a 256 Kbps. A Tim oferece velocidade de 100 a 200 Kb, já a Oi reduz a velocidade para 150 KB/s.

Agora que você já conhece a regra geral das operadoras, você deverá escolher um plano que agregue o real valor para o seu consumo. Assim, você tem que se auto-avaliar, e chegar a conclusão de qual plano é a melhor opção, baseado na sua necessidade de consumo; confira abaixo a franquia que as operadoras oferecem:

CLARO- 300 MB- 500 MB- 2 GB- 3GB- 5 GB- 10 GB
OI- 150 MB- 250 MB- 500 MB- 2 GB- 5 GB
TIM- 500 MB- 3 GB- 10 GB
VIVO- 300 MB- 500 MB- 2 GB- 5 GB- 10 GB



Speedtest MinhaConexão: Teste de Velocidade da Sua Internet.

Cobertura do sinal 3G

A franquia não é o único ponto que deve ser levado em consideração, é preciso você averiguar outro aspecto extremamente importante, trata-se do sinal 3G. Quanto mais intenso for a cobertura do sinal, mais estável ficará a velocidade da internet.

Por exemplo, se uma operadora possui um plano bom de franquia, mas a qualidade do sinal não é bom, nesse caso não é muita vantagem adquirir pacotes dessa operadora. Assim, é de extrema importância você se informar sobre o sinal 3G de cada operadora na sua região; sendo que em muitos casos, pode acontecer de nem existir o 3G, e sim o 2G.

Conclusão

Você pode conferir 2 aspectos para a escolha da banda larga 3G. Seguindo esses passos, você poderá fazer um balanceamento de necessidade e qualidade da rede. A escolha de um plano deve ser feito com muita cautela, é preciso analisar não só a franquia de dados, mas também a cobertura.

Se por exemplo, a operadora A oferece um plano de 2 GB de franquia por R$ 50, OO reais, e a operadora B oferece esse mesmo plano por R$ 80,00 reais, aparentemente a a opção A é a melhor. Mas e se na sua região não possuir rede 3G da operadora A, ou o sinal for fraco?

Assim o que era pra ser uma ótima opção, acaba se tornando um verdeiro murro em ponta de faca. Infelizmente esse problema que acabamos de ilustrar ocorre muito, diversas operadoras oferecem planos 3G para seus clientes, sendo que nessa mesma localidade só possui a cobertura 2G.

Portanto, antes de fechar contrato com uma operadora, verifique esses pontos aqui citados, para que você não faça uma mal escolha. Além disso, você também pode se informar com conhecidos que usam a internet 3G, sobre a qualidade ou não das operadoras.

Por: O Notebook (http://onotebook.com.br/)


Speedtest MinhaConexão: Teste de Velocidade da Sua Internet.

Voltar para “Velocidade da Internet - CLIQUE AQUI”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 3 visitantes