Minha Conexão

Você sabe como é medida a velocidade de download?

Você sabe o que é velocidade de download? E por que ela difere da velocidade de plano contratado? Descubra isso e muito mais aqui.

Ao fazer um teste de velocidade, você descobrirá que a velocidade de download (dados recebidos pelo seu computador) difere muito da velocidade de upload (dados enviados do seu computador a outros computadores e provedores).

A velocidade de download é maior para dar conta de atender às necessidades do usuário, uma vez que nós recebemos muito mais informação do que enviamos.

Confira as principais diferenças entre velocidade de download e velocidade de upload da sua internet banda larga

O que é velocidade de download

Podemos definir velocidade de download como sendo a velocidade com que você pode puxar os dados do servidor. A maior parte das conexões é projetada para download muito mais veloz do que o upload.

Isso acontece porque a maioria das atividades online, como carregar uma página ou streaming de vídeos, consiste em downloads.

A velocidade de download é medida em bits por segundo, e as operadoras nomeiam com o múltiplo “mega”. Por isso, nós lemos megabits por segundo (ou Mbps).

O que é velocidade de Upload

A velocidade de Upload é a velocidade com que você envia dados do seu computador para outras pessoas ou servidores.

O upload é fundamental para enviar arquivos grandes por e-mail, por exemplo, ou para usar uma função de conversa via vídeo-chat com alguém.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Por que a velocidade de download é diferente da velocidade contratada?

Algumas pessoas se perguntam por que quando estão baixando um arquivo a taxa de download acusa uma velocidade menor que a contratada. Aqui vamos usar o exemplo de uma internet 10 megas que baixa arquivos a 1mb.

Essa confusão, na verdade, acontece graças ao prefixo “mega” que as operadoras usam para nomear os serviços que oferecem. Esse prefixo leva muita gente a acreditar que estão contratando um serviço com velocidade em megabytes, quando, na verdade ele está em megabits.

Megabytes e Megabits

O termo megabyte costuma ser muito mais conhecido que o termo Megabit. Além disso, o anúncio de velocidade como “mega” com certeza gera certa confusão para quem é leigo no assunto, mas ambas medidas são muito diferentes.

Para entender essa diferença de forma mais fácil, basta considerar as medidas mais básicas e fazer uma conta simples. Cada byte é composto por 8 bits. Um kilobyte é composto por 1024 bytes e, consequentemente, um megabyte é formado por 1024 kilobytes.

O byte e o bit também deram origem a duas unidades de grandeza: o B/s (byte por segundo) e o bps (bit por segundo).

As duas pertencem à categoria “taxa de transferência.” São, também, responsáveis pela maior parte das reclamações recebidas em centrais de atendimento das empresas operadoras de serviços de internet.

A taxa de download é geralmente expressa em KB/s (kilobytes por segundo), ou seja, se um byte corresponde a oito bits, consequentemente a taxa de download terá um valor oito vezes menor, certo?

Partindo desse pressuposto, se você quer saber qual será sua taxa real de download, basta fazer um cálculo dividindo por oito.

Por exemplo, uma internet de 10 “megas” poderá fazer downloads de, no máximo, 1.25MB/s

Faça o teste de velocidade (Speed Test) e descubra sua taxa de download.

O Minha Conexão realiza o teste de velocidade de download e te mostra qual sua real taxa de transferência.

Com o Minha Conexão você descobre a capacidade da sua internet banda larga e pode inclusive gerar um documento em PDF e enviar para sua operadora, para que essa te entregue um serviço melhor.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...