Minha Conexão

Veja como utilizar o celular como receptor Wi-Fi no PC

Mesmo com redes Wi-fi disponíveis, nem sempre encontramos uma por perto em momentos de urgência. E você sabia que é possível usar o seu celular como roteador?

Mesmo que não garantam uma velocidade de internet elevada, atualmente todos os sistemas de celular Android, iOS ou Windows Phone podem virar um pequeno modem particular e ajudar nas horas de sufoco.

A placa do seu dispositivo que é responsável por se conectar à rede Wi-Fi também faz o processo inverso, assim, você pode utiliza-lo como roteador para a TV, notebook, computador ou até mesmo outro celular em casos de necessidade.

Veja como é simples usar o Wi-Fi do seu celular e use internet sem o adaptador Wi-Fi em seu computador!

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Configuração do receptor Wi-Fi

Procure a opção “configurar” em seu dispositivo na maioria dos aparelhos esta opção esta associada ao ícone de engrenagem.

Em seguida selecione a opção “Configurações de redes”, toque sobre “Mais opções” para que opções complementares sejam exibidas. Com todas as informações abertas, toque sobre “Roteador Wi-Fi” e ative a chave de “Vínculo por USB (tethering)”, (em alguns aparelhos a opção roteador wi-fi está avulso no menu), facilitando o processo.

Não é necessário usar aplicativos, basta conectar seu celular ao computador. Cada dispositivo pode nomear essa função com nomes diferentes, como: “Roteador Wi-Fi”, “Hotspot Wi-Fi”, “Ponto de acesso móvel” e você pode até encontrar o nome “Ancoragem” ou “roteamento”. Mas a função será a mesma para todos aparelhos.

Antes de ativar, você precisa definir um SSID (o nome da rede) e uma senha para conseguir acessar em outro dispositivo. Para conferir, é só ir em Configurar roteador Wi-Fi, ou as configurações dos nomes acima. Viu como é simples?

Feito isso, seu computador já estará apto para acessar a internet através do celular, que vai passar a funcionar então como um receptor de sinal wireless.

Renomeie o nome da rede com qualquer nome de sua preferência, este será o nome do Wi-Fi que aparecerá em outros dispositivos.

Se você optar por colocar uma senha, pode ser mantida em WPA2 PSK. (Só ative o roteador em 5 GHz se você sabe que o outro dispositivo que está se conectando tem suporte a essa banda).

Esta senha será solicitada ao dispositivo que tentar conectar-se ao seu dispositivo (é importante lembrar essa informação e não colocar senhas de sequencias simples, ex: 123 ou abc), assim você evita que qualquer pessoa se conecte automaticamente a sua rede.

É importante adicionar uma senha, caso contrario ela será uma rede aberta. Divulgue a senha apenas para pessoas conhecidas.

Na maioria dos casos de internet móvel, há um limite de uso de dados diários, então é importante verificar o quanto ainda se tem de internet disponível para uso.

Sempre confira a velocidade de internet e realize seus testes de conexão com o site MinhaConexão, ele armazena e gera um histórico detalhado com os seus testes.

Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet. O MinhaConexão, conta com mais de 1500 provedores cadastrados e tem a maior rede de provedores associados no Brasil.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...