Hoje em dia no mercado de aparelhos de conexão com a internet, os roteadores tri-band são os mais caros. Isso porque eles oferecem uma conexão muito melhor do que com roteadores comuns.

Antes de entender um pouco mais a respeito da tecnologia tri-band, é importante saber um pouco mais sobre a tecnologia dual-band. O dual-band consegue distribuir internet sem fio em duas diferentes frequências.

O roteador dual-band aumenta a compatibilidade de  forma que consegue fazer equipamentos mais antigos terem uma conexão boa e rápida. Porém, logicamente funcionam melhor com aparelhos mais modernos.

Esse tipo de roteador, dual-band, consegue administrar duas redes ao mesmo tempo, sendo uma delas 2.4GHz e a outra 5 GHz.

 

Como funciona o tri-band?

Se for pensar de uma forma lógica, entenderemos que se o dual-band consegue administrar duas redes, o tri-band consegue administrar três, correto? Mas não funciona de uma forma tão lógica.

O roteador com tecnologia tri-band, consegue administrar apenas duas frequências também. O nome “tri” se dá porque mesmo ele administrando duas frequências, ele consegue disponibilizar três redes ao mesmo tempo, sendo uma em 2.4GHz e as outras duas em 5GHz.

 

Vantagem de instalar um roteador tri-band

Agora que já entendeu como funciona e o que é a tecnologia tri-band, é preciso saber quais são suas vantagens.

Se comparado com os outros tipos de tecnologia de conexão, os roteadores que são tri-band, têm uma performance muito melhor. Isso porque o seu gerenciamento de rede é melhor e mais eficiente.

Como o roteador tri-band conta com a disponibilidade de três redes, os dispositivos que se conectam através dele, não ficam lentos por conta de engarrafamentos ou interferências.

Como duas das suas redes são simultâneas de 5 GHz, esses roteadores podem ser instalados tranquilamente em lugares que têm muitas conexões Wi-Fi que elas não irão ficar congestionadas, pois terão o dobro – ou mesmo o triplo – de banda para transferência de ddos.

 

Esses roteadores são caros?

Sim, eles são uns dos mais caros que têm no mercado hoje em dia. Isso porque ele atende linhas premiums. Os preços podem variar entre R$350,00 até mais de R$1.000,00.

Porém, o valor pago vale muito a pena dependendo da necessidade. É claro que não vale a pena instalar esse tipo de roteador em residências onde a conexão não precisa ser tão potente quanto em ambientes que precisam de várias conexões, como ambientes comerciais, por exemplo.

Além disso, esses roteadores são totalmente seguros e contam com ajustes de performance mais complexos. Eles são feitos especialmente para quem necessita.

O seu limite é muito grande e, antes de instalar roteadores desse tipo em um ambiente, é importante falar com profissionais da área, pois eles irão indicar qual é o ideal, já que existem algumas opções de velocidades.

 

Como fazer teste de velocidade?

Quando instalar esse roteador, faça o teste de velocidade oferecido pela empresa MinhaConexão. De forma muito rápida e totalmente segura, é possível realizar esse teste e saber os ganhos de velocidade que este roteador ofereceu para a sua conexão. O teste oferecido é muito seguro e feito através de um Speed Test através do próprio computador e de uma forma online.